quarta-feira, 27 de abril de 2016

Nuggets/Steaks vegetariano de milho no forno: super saudável, não tem glúten e ficou muuuuuuuuuuuito gostoso!

Eu deixei levemente assado para congelar assim após esfriar.
Comi um deles da forma como está e gostei muuuuuuuuuito mesmo.


Acho que não tostarão muito mais que isso não quando for usar,
mas deve escurecer um pouco mais, claro.
(motivo: o material com o qual foi empanado e por não ser frito)

Estou testando uns produtos vegetarianos para ver como ficam e congelando.
Tem tortas, hambúrgueres e alguns pratos.
Postarei todos que derem certo como este.


VAMOS À RECEITA????

 

Ingredientes: 1 lata de milho com a água (pode usar o milho cozido e água filtrada (mesma medida de como estivessem na lata), 8 colheres de farinha de aveia, 1 cebola média ou pequena picadinha, 2 dentes de alho grandes amassadinhos, 3 colheres (sopa) de óleo de coco e tempero a gosto (sal, orégano, pimenta, alho em pó...o que gostar - usei sal e mix de ervas). Para empanar, use, em partes iguais, uma mistura de amaranto em flocos, gérmen de trigo - o dourado - e farelo de aveia (use 1/2 xícara de chá de cada - não tinha gérmen de trigo e dobrei a quantidade de aveia - acrescentei 1 colher de sopa de alho em flocos e salpiquei um pouco de sal). Por fim, água para passar cada steak/nugget nela antes de empanar. Veja aqui as tabelas de equivalência.

Modo de Fazer: bata, no liquidificador o milho (com água e tudo), a farinha de aveia e os temperos que escolheu (usei sal e mix de ervas). Assim que ficar homogêneo reserve. Em fogo baixo, em uma panela antiaderente, refogue a cebola, o alho com óleo de coco e um tiquinho de sal. Ponha a mistura do liquidificador nesse refogado e misture até desgrudar do fundo da panela. Transfira para um recipiente de vidro e deixe esfriar um pouco. Assim que tiver morno, molde uma pequena porção em formato de nugget/steak (use a colher de sopa que ajuda a ficarem com os tamanhos aproximadamente iguais), passe na água e depois na mistura de empanar. Repita o processo até acabar a massa (eu usei uma vasilha de servir sobremesa, para pôr pouca água e ficar trocando a cada 4 nuggets/steaks). Ponha em uma forma antiaderente e leve ao forno médio pré-aquecido para assar por uns 25min ou até dourar. Não esqueça de virar na metade do tempo. Virei na metade do tempo, mas assei por 15 minutos. Deram 16 unidades, mas dão em torno de 12 de 30g (se fizer nuggets/steaks maiores que os meus).

Veja o bem que faz o empanado
ao seu organismo...



O amaranto é um grão que vem ganhando destaque pelos benefícios à saúde.
É rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio.
É bom para prevenção do câncer, para regular colesterol e pressão arterial
(nutriente com excelente ação antioxidante).


É uma das principais fontes naturais de vitamina E e do complexo B.
Consumir o gérmen de trigo regularmente ajuda a regularizar os ciclos menstruais,
porque seus nutrientes atuam diretamente nas glândulas sexuais,
interferindo positivamente na produção de hormônios e na fertilidade da mulher.


aveia em si não contém glúten, mas,
como na maior parte do mundo, ele é processado junto ao trigo e
assim é considerado um dos alimentos perigosos para os celíacos.
Por isso, é importante sempre verificar a embalagem,
pois se ele contiver traços dessa proteína, deverá constar na embalagem "contém glúten".


Uma ótima semana a todos!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)


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