Batatinhas no Azeite, Alho, Manjericão, Orégano e Pimenta Calabresa Desidratada: um petisco bem gostoso e fácil de fazer!

14:17Silmara Aldrighi

É simples de fazer e gostoso de saborear!
Guarde em um pote de vidro e deixe alguns dias apurando antes de usar.


Usei umas batatas pequenas, mas o ideal é usar aquelas bem pequenas mesmo.

 



VEJA COMO É FÁCIL DE FAZER!!!

Ingredientes: 1kg de batatas miúdas, 1 vidro de azeite extra-virgem (acabei usando mais), 7 dentes de alho picados ou cortados em lâminas (retiradas as tirinhas do miolo), 2 colheres (sopa) de uma mistura de ervas (usei orégano com manjericão desta vez), 1 colher (sopa) de pimenta calabresa – as quantidades podem ser variadas a depender do seu gosto. Pode usar em torno de 1 colher (sopa - rasa) de sal para umas 10 batatas miúdas.



Modo de Fazer: lave as batatas com casca (se der, use escovinha) e em água corrente. Ponha as batatas para cozinhar com casca. Desligue e escorra a água (não cozinhe a ponto de desmanchar, o ideal é que elas fiquem um pouco mais firmes). Espere esfriar. Jogue ervas sobre elas (pus manjericão e orégano). Depois coloque bastante azeite mesmo em outra panela e leve ao fogo, coloque alho picado e a pimenta calabresa e, em seguida jogue as batatas. Não mexa com colher para as batatas não desmancharem, Use apenas a panela. Deixe esfriar bem e leve o vidro à geladeira. Sirva somente uns 3 dias depois. Detalhe: acabei cortando algumas das minhas batatas na metade, mas se forem miúdas (como pede a receita), não é preciso fazer isso.



Dica 1: lembre-se de usar batatas bem pequenas e sem marcas ou manchas na casca.

Dica 2: desta vez eu refoguei o alho primeiro em pouco azeite (sem escurecê-lo para não amargar), acrescentei a pimenta calabresa e desliguei. Ao esfriar, pus o restante do azeite (tudo no vidro) e acrescentei as batatas.

Dica 3: às vezes usamos também vinagre (com azeite ou no lugar dele) e podemos pôr ervas, como o alecrim, além de cebola em pedaços grandes e azeitonas.

Dica 4: desta vez, só comemos um pouquinho como tira-gosto. O restante foi assado no forno. Veja algumas dicas com batatas - poderá fazê-la com a batata do pote...



UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA A TODOS!!!!!


Beijinhos da Sil !!! :-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato