segunda-feira, 16 de março de 2015

Torta Sabor de Infância da Andrea: versátil, deliciosa e cheia de amor!

Torta saudável e saborosa com cenoura na massa.
Acabei dividindo a massa em 2 tortas (2 recheios diferentes)
e tudo foi aprovado! Aprove você também esse sabor de infância!


Essa tinha presunto de peru, tomate, queijo e orégano.
Acima está inteira, e abaixo, em pedaços.


 Essas tortas foram nosso lanche no domingo.
Aproveitamos para ver um filme em família. Foi show!


Essa outra tinha ricota, espinafre, cottage e tomate seco com orégano.
A versão para quem não come carne! Aprovada!


A receita original foi da querida Andrea!
E se você não tiver com restrições alimentares,
sugiro fazer a receita dela mesmo.

Tive de adaptar um pouquinho por causa da nutricionista do maridão.
Estou mesmo em falta com a Andrea. Estive um período bem ausente
e há tempos havia prometido fazer esta receita.


Promessa cumprida e quem ganhou fomos nós.
Valeu, amiga! Estamos sentindo sua falta!
Veja aqui o site dela, pois está cheio de guloseimas deliciosas!

  

VAMOS À RECEITA AGORA?

Ingredientes da Massa: 2 ovos, 1 e 1/4 xícara (chá) de leite morno, 1 xícara (chá) de óleo de soja (usei 1/2 de óleo de coco e 1/2 de azeite), 1/2 xícara (chá) de cenoura crua ralada (pus em cubos e o liquidificador bateu também - estava com preguiça de ralar e resolvi testar), 1 colher (chá) de sal, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei metade assim e a outra metade com farinha de arroz), 1/2 xícara (chá) de amido de milho, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Enfeites: gergelim, azeitona, orégano, queijo parmesão ralado, chia, etc.

Modo de Fazer a Massa: no liquidificador, bata primeiro os ovos, o leite morno, o óleo, o sal e a cenoura ralada, por alguns minutos, até ficar uma mistura homogênea. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, sempre batendo bem. Adicione o amido de milho, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio e bata por mais alguns segundos para incorporar à massa. Ponha metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 180ºC (leva uma média de 30 a 40min para assar), até dourar. Sirva quente.

Recheio: depende do que você quiser ou tiver. Em um deles, pus uma camada de 200g de presunto de peru picado, depois 2 tomates picados (sem semente), salpiquei orégano e pus 1 camada de fatias de muçarela (foram 6 fatias finas). No outro, à parte, misturei 100g de ricota, uns 3 tomates secos cortados em tirinhas e espinafre (tinha congelado já pronto - espremi mais para não ter água e piquei mais). A essa mistura, acrescentei um pouquinho de cottage (2 colheres de sopa) e orégano (1 colher de chá). O recheio da Andréa é uma opção bem especial também: 1 lata de atum escorrido, 1 tomate grande sem sementes e 50g de queijo parmesão ralado. É só misturar! Bem, tudo é simples e rápido de fazer, tem gostinho caseiro, um cheirinho muito bom e faz sucesso!



Valeu, Andrea!
Estava tudo delicioso!!!
PARABÉNS!!!


Uma ótima semana a todos!
Beijinhos da Sil!!! :-)

2 comentários:

  1. Oiii amiga!!!!
    Nossa, fiquei tão feliz de você ter aprovado a receita!! Muito obrigada pelo carinho, viu? Sem contar com o título que realmente me emocionou!!
    Agora vou te dizer, você arrasou na combinação dos sabores, adorei!!!
    Beijos!!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga! Nada mais do que merecido. Já devia ter testado a torta há mais tempo. Foi o mínimo que pude fazer. Álém disso, ela é bem gostosa mesmo! Ah, pus também na coluna Doces Chefs (http://docelarparavoce.blogspot.com.br/p/doces-chefs.html) para postagens com as minhas homenagens aos queridos familiares e amigos.
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir