Salpicão de Bacalhau, que tal? Complete sua Ceia com essa delícia!

14:16Silmara Aldrighi

Complete sua Ceia com mais este acompanhamento...ou....
aproveite o que sobrou na Ceia e monte um novo prato!


Esta receita é de uma ex-colega de trabalho. Ela levou em uma festa, há muitos anos, e foi um arraso, para quem gosta de misturar sabor doce com salgado! Como só eu gosto assim aqui em casa, nunca a fiz, mas é uma delícia sim! Outro dia, tenho quase a certeza que a achei em um jornal, mas não tenho certeza. De qualquer forma, é uma ótima opção e algo bem inusitado, além de especial! O difícil é achar uma foto parecida com ela, mas veja o item "montagem" e faça da mesma forma, ok?


Ingredientes: 1kg de bacalhau dessalgado, 100g de uva verde sem caroço, 100g de uva roxa sem caroço, 100g de uva preta sem caroço, 4 maçãs verdes picadas em cubos, 100g de uva-passa hidratada no vinho tinto seco, 2 pimentões verdes sem pele e picados em cubos, 2 pimentões vermelhos sem pele e picados em cubo, 1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 1/2 xícara (chá) de salsinha picada, 1/2 saco de batata palha fininha (ou 2 batatas médias cortadas em tirinhas bem fininhas e fritas em óleo quente e escorridas), 1 xícara (chá) de azeitonas pretas com caroço, 12 ovos de codorna, 1/2 xícara (chá) de azeite, 1 xícara (chá) de maionese, 1 xícara (chá) de creme de leite, 3 colheres (sopa) de catchup, fondor a gosto, 1 pimenta dedo-de-moça, sal e pimenta-do-reino a gosto.


Modo de Fazer: se sobrou bastante bacalhau (usado na véspera do Natal ou do Ano Novo ou da Páscoa, quando ela chegar), pode simplesmente desfiá-lo para utilizá-lo neste salpicão e será um novo prato. Se não sobrou, dessalgue o bacalhau de um dia para o outro, trocando a água umas 6 vezes. Ferva-o por 5 minutos e, em seguida, desfie-o e reserve-o. Coloque a uva para hidratar no vinho tinto seco. Retire a pele dos pimentões, aquecendo-os na chama do fogão (espete-os com um garfo longo, de preferência), até que fiquem meio pretos, chamuscados. Deixe-os descansar por alguns minutos e lave-os em água correte para retirar a pele queimada. Retire as sementes e corte-os em cubos e reserve-os. numa panela funda, aqueça o azeite, refogue a cebola, o alho, os pimentões (verdes e vermelhos), acrescente o bacalhau desfiado e misture bem. Reserve. Cozinhe os ovos de codorna, descasque-os e reserve-os. Descasque e pique as maçãs, colocando-as em água com limão para não oxidarem/escurecerem. Reserve. Parta as uvas ao  meio no sentido do comprimento e deixe algumas inteiras para decorar.


Molho: Misture a maionese com o creme de leite e o catchup e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal e o fondor a gosto. Para finalizar, acrescente a pimenta picada sem as sementes.

Montagem: em um recipiente grande, junte todos os inredientes ao molho (menos os ovos de codorna e algumas azeitonas). Mexa bem e finalize com a metade da batata palha. Para montar o prato, coloque o restante das batatas ao redor do salpicão, decore com ovos de codorna, azeitonas pretas e salpique um pouco de salsinha.

Dica: se não tiver ovos de codorna, mas tiver tomatinhos cereja, oderá usá-los. Também poderá trocar azeitonas pretas por verdes, caso as prefira ou não tenha as pretas em casa.

________________________________________


Outras Receitas de Salpicão de Bacalhau



(neste link achará muitas outras receitas catalogadas)

________________________________________


Mais bacalhau...agora no meu Blog...





(usar o recheio de bacalhau deste link)

________________________________________

Outras Receitas com Bacalhau


"Bacalhau à Portuguesa"


"Bacalhau ao Braz"


Espero ter ajudado!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Quer dizer roubou os produtos do CAFAR, postou um vídeo no Instagram confessando o roubo que você cometeu junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Livia Maria Portela Terra, depois que o vídeo vazou no X (antigo Twitter):

    https://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383

    Você falou que não roubou os produtos do CAFAR, você apenas pegou as coisas sem a autorização dos outros para gravar um vídeo irônico, pegar as coisas sem a autorização dos outros é roubar, depois que o seu vídeo viralizou, você se arrependeu de ter roubado e resolveu devolver as coisas que você roubou, ter devolvido as coisas que você roubou não muda o fato que você roubou as coisas do CAFAR. Você deveria ser expulsa da UFRJ e ser presa já que roubo é crime, mas você faz farmácia na UFRJ e a coordenação da farmácia resolveu fechar os olhos para o seu roubo.

    Se você morasse aqui na rua e roubasse alguma coisa, os traficantes já iriam mandar você subir para a boca de fumo, resolver o seu roubo lá na boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que fornece material para os traficantes fazerem barricada. Aqui na minha rua ladra não tem vez.

    ResponderExcluir
  2. Pode avisar ao FDP da coordenação da UFRJ, que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que eu já descobri o nome completo dele.

    Eu descubro tudo, assim como eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram:

     

    https://pt.linkedin.com/in/rafaela-carvalho-2737592a1

     

    https://www.instagram.com/rafa.rafafa/

     

    Caso você não se lembre do que aconteceu:

    Um funcionário público da UFRJ abusou do poder, que tinha como membro da coordenação da farmácia da UFRJ, para vazar as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que nem mora mais no Brasil, que já se formou como farmacêutica pela UFRJ, enquanto você ainda estudava na UFRJ, você nunca fez uma disciplina junto comigo, ou seja, você nem sabe que eu sou.

    Se a intenção deste FDP foi me calar, pode falar para ele que não funcionou. Eu vou continuar denunciando os absurdos que acontecem dentro da UFRJ.

    Que vexame, um funcionário público da UFRJ abusar do poder que tem para vazar as minhas informações pessoais para os outros. Que papelão a atitude desse FDP da coordenação da farmácia que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você.

    Esse FDP deveria se sentir tão envergonhado do que fez comigo que deveria pedir demissão da UFRJ e se entregar à polícia. Lugar de bandido é na cadeia, pagando pelo crime que cometeu.

    Esse FDP pode ter mais poder do que eu dentro da UFRJ, mas eu tenho mais poder que esse FDP na internet. A maior prova do meu poder no mundo virtual é que eu descobri que as minhas informações pessoais e sigilosas foram vazadas e que eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram.

    Se esse FDP morasse aqui na minha rua as coisas seriam bem diferentes, em cima da minha rua tem uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas. Se esse FDP morasse aqui na minha rua, os traficantes já teriam mandado esse FDP subir até a boca de fumo, os traficantes não gostam de gente que faz as coisas para sacanear os outros, igual esse FDP fez comigo.


    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato