Cardápio completo: Omelete e Salada Caesar...pra hora da preguiça...bom!!!!

00:10Silmara Aldrighi

Se está com preguiça de cozinhar, mas bateu aquela fome....e ainda tem recheios dos tipos mais variados na geladeira, é só usar esses recheios e pronto! Aliás, dá até pra chamar uma companhia agradável para curtir juntos. E esse omelete pode ser do mais simples ao mais requintado, a depender do que tem em casa, do momento, de quem está com você e da fome....


Já se deseja fazer mesmo omelete requintado, com uma entrada antes e uma sobremesa deliciosa depois, servindo-o com um bom cinho, fará toda uma diferença também. Como pode ver, omelete é um senhor curinga!

Base do omelete para 2 pessoas, caso este seja o único prato: 4 ovos, 1 pitada de sal, 1 colher (de sopa) rasa de orégano, 1 colher de sopa de  queijo parmesão ralado. Se não tiver nada disso, bastam ovos e sal mesmo.

2 opções de bater os ovos

Opção 1: bata, com um garfo ou batedor manual, os 4 ovos juntos com sal. Depois acrescente orégano e parmesão e bata novamente.

Opção 2: bata as claras com o sal até ponto de neve. Acrescente as gemas e bata até virar uma mistura só. Acrescente orégano e parmesão. Acrescente 1 colher (de chá) de fermento em pó. Nesse caso, será um omelete mais fofo e renderá mais. Pode dar até para 3 pessoas.


Modo de Fazer

Tradicional: ponha fios de azeite no fundo de uma frigideira grande ou em divida tudo em 2 frigideiras menores (material antiaderente) e esquente. Ponha metade dos ovos batidos, o recheio e o restante dos ovos batidos. Ponha uma tampa, deixe fogo médio ou baixo e observe para não queimar a parte de baixo. Se quiser, pode virar o lado, mas não é necessário, pois fica pronto rápido. Sempre deixo a parte de baixo mais sequinha e tostadinha. Desligue a frigideira, segure o prato perto dela e "emborque" a frigideira no prato para cair o omelete.


Inovador: faça os recheios refogados (ver opções abaixo). Ainda em fogo baixo, ponha metade dos ovos batidos, misture, ponha o restante e tampe a frigideira.


Dicas de Recheios (uns 200g de cada item principal escolhido):

Queijo(s): muçarela ou 4 queijos ou cheddar ou queijo coalho ou queijo minas.
Misto: queijo muçarela com presunto (tudo picadinho, misturadinho, com 1 colher de sopa de cebolinha picada miudinha)
Frango: Frango cozido e desfiado, refogado com cebola, alho, 1 pitada de alecrim, cheiro-verde e tomate (opcional), Acrescente milho, se gostar.
Carne: carne de sol desfiada (já cozida antes do leite e escorrida) e refogada no azeite com cebola. Depois pode acrescentar queijo coalho (opcional).
Linguiça de frango: pode ferver ou fritar (sem nada, em fogo baixo e em panela antiarente) pedacinhos cortados de linguiça defumada de frango. Acrescentar um pouco de cebola e pingar um pouco de azeite.
Abóbora: refogue 200g de abóbora daquela laranjona, picada em tamanhos médios a pequenos, com cebola, alho, cheiro verde, caldo de carne (ou caldo de legumes, caso não coma carne) e 2 colheres (de sopa) de molho de tomate ou de tomates sem peles e sem sementes (existe assim em latinha, se tiver sem vontade de fazer). Pingue um pouco de água de vez em quando. Ao amolecer e ficar sequinho, pode acrescentar os ovos mexidos da forma que preferir (dicas indicadas acima)
Bacalhau: fazer o bacalhau com azeite no forno (aquele bacalhau com azeite, batatas, azeitonas e cebolas, que sobrou da sua Páscoa e você congelou, por exemplo - ou outra receita de bacalhau). Ponha 1 colher de sopa de azeite na frigideira para acrescentar o bacalhau e os ovos batidos em uma das opções de mistura de ovos indicada acima.
Abobrinha: refogue cebola na margarina/manteiga, acrescente alho e a abobrinha. Ponha cheiro-verde, sal ou caldo de legumes. Depois, da mesma forma como com bacalhau, abóbora, carne, frango (ou outros refogados), veja acima as oções de mistura com os ovos.
Ervilha (aquela ervilha comprida, achatada, já cortada de forma transversal, em pedaços): refogue alho em azeite, acrescente a ervilha e sal e tampe. Pingue água se e quando necessário, até amolecer. Continue o procedimento indicado acima, ao acrescentar os ovos batidos.

Outros recheios: o que tiver em casa e o que sua imaginação permitir (esinafre com ricota, peixe ou cogumelos ou de verduras, etc).

Dica: tem gente que prefere usar a assadeira ou vasilha de vidro (sempre forrado com azeite) e levar ao forno a ter de usar frigideira.


 
Dica: Enfeite como quiser (queijo ralado ou rodelinhas de tomate cereja com azeitonas ou tomate seco com rúcula e azeite ou batata palha ou use sua criatividade) e sirva. Como acompanhamento, salada caesar.


SALADA CAESAR

Criada por um mexicano, a sala foi trazida ao Brasil e passou a fazer sucesso.

Modo de Fazer: misture 1 alface americana (higeneizada e cortada com as mãos, grosseiramente) com 1 peito de frango temperado e grelhado, cortado em tiras e 1/2 xícara  (de chá) de bacon picadinho e torradinho. Acrescente 1 xícara (de chá) de parmesão ralado grosseiramente e 2 xícaras (chá) de croutons
bem crocantes (se não os comprar, leve ao forno médio para torrar: 2 fatias de pão-de-forma picadas em quadradinhos e regadas com azeite).

Acrescente o molho, misture e sirva.

Molho: misture  2 colheres (de sopa) de maionese, 1 colher (de sopa) de creme de leite, sal e pimenta a gosto e suco de 1/2 limão. Acrescente 1 dente de alho refogado em 1 colher (de sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta e sirva a salada.


Enfeite: frite, em azeite, 1 filé de anchova cortado em tirinhas. Enfeite a salada (é opcional, mas é ingrediente da salada original)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato