domingo, 8 de maio de 2011

Amor de quindão e pudim de claras....para sua mãe...ah, dia de festa...PODE!!!!!

Que tal preparar um quindão e, com as claras que sobrarem, fazer um pudim de claras?

QUINDÃO Fácil


Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite de coco, 3 ovos, 10 gemas, 2 xícaras e meia (chá) de açúcar, 1 xícara e meia (chá) de coco ralado, 1 colher (sopa) de manteiga/margarina (sem sal), 1 colher de sopa de baunilha e manteiga/margarina para untar a forma.

Modo de Fazer: Bata os ingredientes no liquidificador até que fique uma mistura homogênea. Despeje-a em forma untada e polvilhada e leve-a para assar, em banho-maria, em forno pré-aquecido (uns 200graus) por uns 40 minutos.


QUINDÃO Mais Tradicional


Ingredientes: 10 gemas, 50g de coco ralado, 200ml de leite de coco, 200g de açúcar, margarina/manteiga e açúcar para untar e polvilhar

Modo de Fazer:  numa tigela grande, misture delicadamente as gemas com o açúcar, o leite de coco e o coco ralado. Ponha em uma forma (ou em umas 12 forminhas) untada e polvilhada e leve ao forno preaquecido em temperatura baixa (uns 110 graus) por uns 50 minutos. O quindim ficará corado. Retire o quindim morno.....


Dica: ao separar as claras das gemas, sempre olhar uma-a-uma, para evitar estragar todas ao pôr alguma estragada na mistura.



BOM APETITE!!!



Agora vamos ao Pudim....

PUDIM DE CLARAS dos Céus:


Ingredientes: 10 claras, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 lata de leite condensado, margarina/manteiga para untar.
Ingredientes da Calda: 1 xícara (Chá) de suco de laranja, 3 colheres (sopa) de açúcar, e 2 colheres (chá) de "maizena".

Modo de Fazer: bata as claras em neve na batedeira, até ponto bem firme. Ponha o açúcar e misture mais. Desligue, acrescente o leite condensado e misture delicadamente com a colher. Ponha da forma de buraco do meio (diâmetro de uns 28 cm) já untada (com margarina/manteiga). Leve, em banho-maria, para assar em forno preaquecido (a uns 200 graus) por uns 50 min. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e leve para gelar. Cubra com a calda já fria, enfeite como desejar e leve para gelar.

Modo de Fazer a Calda: Misture os ingredientes e leve ao fogo por uns 10 min. Desligue, deixe esfriar e cubra o pudim.


Dica 1: quando for misturar o leite condensado às claras, misture sempre de baixo para cima, com bastante cuidado e de forma delicada.
Dica 2: desenforme o pudim morno, para que saia facilmene da forma.
Dica 3: a calda de laranja pode ser substitída por calda de caramelo ou de chocolate.

Calda de Caramelo: misture, numa panela, 2 xícaras (chá) de açúcar com 1 xícara (chá) de água até dissolver. Leve ao fogo alto para caramelar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo.


PUDIM DE CLARAS Tradicional

Ingredientes: 8 claras e 16 colheres (sopa) de açúcar.


Modo de Fazer: ponha as claras na batedeira e bata até ponto de neve. Adicione o açúcar aos poucos e vá batendo a cada adição. Terminando todo o açúcar, bata por mais 5 minutos. Transfira essa mistura para a forma de buraco já caramelada e leve à assadeira, em banho-maria, por uns 30 minutos. Ele ficará dourado em cima. Deixe esfriar um pouco (amornar) para retirá-lo da forma. Se desenformar quente, poderá quebrá-lo; se frio, talvez não solte da forma.


Dica: Coloque um prato em cima da forma e vire de vez para desenformar. Levante a forma delicadamente para que o pudim se solte aos poucos sem quebrar.

BOM APETITE!!!!!

Bjos...Sil.. :-)

2 comentários:

Simoni disse...

Adorei as receitas
beijos e Feliz 2013!

Doce Lar disse...

Simoni querida,
Feliz 2013 pra você também!
Obrigada pela postagem!
Já que gostou, que tal divulgar este Blog juntos aos amigos?
Abs
Silmara Aldrighi

Postar um comentário