Lombo de Porco Recheado com Cogumelos (Shimeji, Shitake e Paris)

17:45Silmara Aldrighi

Realmente não são ingredientes tão populares esses cogumelos. Usar os 3 tipos de cogumelos recheando um lombo fica uma delícia e é um prato bem diferente e elegante para ser apresentado. Pus aqui como alternativa para quem quer sair um pouco do trivial. Depois postarei receita de lombo mais caseira.....dê o seu toque requintado ao prato e Bom Apetite!!!


Ingredientes: 2kg de lombo, 100g de cogumelo Shimeji, 100g de cogumelo Shitake, 100g de cogumelo Paris, 50ml de molho de soja, 8 ramos de salsa, 4 ramos de cebolinha, 300ml de vinho tinto seco, 70g de farinha de rosca, 1 1/2 cebola grande ralada (1 cebola é para refogar e 1/ para temperar o lombo), 3 dentes de alho, 3 limões, 3 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (café) de tempero completo pronto, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer o Recheio: em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga, acrescente a cebola ralada e, após algum tempo, ponha os cogumelos, refogando até dourar tudo. Acrescente um pouco de molho de soja e continue mexendo para absorver o líquido. Jogue a salsinha e a cebolinha, misture, desligue o fogo e transfira o conteúdo da panela para uma vasilha, coloque a farinha de rosca e reserve essa mistura.

 

Modo de Fazer o Lombo: Abra o lombo em manta, com 1cm (mais ou menos) de espessura, tempere-o com o suco dos limões, regue com vinho, esfregue nele o tempero completo e o restante da cebla ralada e o alho ralado. Espalhe o recheio sobre a manta de lombo, enrole-o e amarre-o com um barbante culinário para não abrir na hora de assar. Coloque o lombo em uma forma antiaderente ou de vidro que vá ao forno, despeje o restante do caldo do tempero e o restante da manteiga (1 colher de sopa) sobre a gordura da carne, cubra a forma com papel alumínio e ponha para assar, em forno alto, por uns 45 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar.

Dicas: para acompanhamento, batata sauté, batata gratinada, purê de batatas, farofa de banana, saladas, batata palha, maionese de batata, arroz branco ou o que mais preferir.

___________________________________


Outras receitas de lombo que me pareceram bem gostosas...
...onde o recheio pode ser uma liguicinha, rúcula/manjericão/queijo, damasco e nozes...













Espero ter ajudado com mais essas dicas!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

3 comentários

  1. sao estra ordinarios estas receitas e tudo de bom para bens

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida!
    Fique sempre acompanhando nossas postagens!
    Se quiser, poderá recebê-las sem custo algum.
    É fácil. Basta se inscrever aqui: http://blogspot.us8.list-manage.com/subscribe?u=abb8c2744ba4a4383ea288106&id=9dfbe7974b
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato