Farofa com Banana-da-Terra...um gostoso acompanhamento de Mato Grosso!

19:47Silmara Aldrighi

Aproveite este acompanhamento em seu Natal e Ano Novo!


Ingredientes: 600g de farinha de mandioca amarela (torrada) e fininha, 150g de bacon, 100g de uva- passa, 4 bananas-da-terra (quase maduras), 2 tomates picados (sem pele e sementes), 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho picados, 4 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 2 colheres (sopa) de azeite, salsa e alecrim a gosto, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer: corte as bananas em rodelas finas e as coloque em uma forma antiaderente com um pouco de azeite, sal, pimenta-do-reino e alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 150º por 1 hora ou até que elas desidratem e fiquem crocantes. Numa panela fria, cooque o bacon picado e o frite em fogo médio até dourar. Despreze o óleo do bacon, escorra-o em papel toalha e reserve. Na mesma panela do bacon, aqueça a manteiga/margarina, refogue a cebola e o alho até dourá-los. Acrescente o tomate e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Incorpore a salsinha e as uvas-passas e, aos poucos, acrescente a farinha, mexendo sempre. Acerte o sal e finalize misturando com o bacon. Na hora de servir, acomode a farofa e decole com as rodelas de banana. Se preferir, misture com a farofa. Pessoalmente, prefiro misturado, mas deixo decorando mesmo para não atrapalhar quem não gosta de misturar doce com salgado.

Dica: algumas pessoas, para ganhar tempo, não põem a banana no forno, mas fritam as rodelas e as deixam escorrer. Também fica muito bom. Ah, também já fiz com banana prata e deu certo.

_______________________________________

Outras receitas de farofa








Bom Apetite!
Boas Festas!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato