Rabanada (ou Fatia Dourada)....da opção tradicional às novidades...aproveite!

20:27Silmara Aldrighi

Bem, quem não gosta de rabanada? Ela também é chamada de "Fatia Dourada" em alguns lugares. O que importa é que é gostosa! Uso o leite condensado com leite para molhar o pão. A maioria usa leite com açúcar. É só um toque a mais, pois é sempre uma delícia. Veja como é simples e gostosa essa maravilha! Veja também outras dicas e variações dessa receita.


RABANADA ESPECIAL E TRADICIONAL



Ingredientes: 1 pão amanhecido (ou pão para rabanada, comprado em padaria) tamanho baguete ou 3 a 4 pães francês, cortado em fatias (mais ou menos na largura de 1 dedo), 1 lata de leite condensado e 2/3 da mesma lata com leite, 4 ovos batidos como omelete, óleo para fritar (use óleo novo e bom), canela e açúcar a gosto para polvilhar.

Modo de Fazer: molhe o pão na mistura leite condensado com leite, segure de forma a escorrer o excesso (tem gente que espreme um pouquinho se amassar demais o pão), passe nos ovos batidos e leve ao óleo já quente para fritar. Vire, para ficar homogêneo e não queimar. Retire um-a-um e ponha em uma vasilha com papel toalha, para que possa escorrer bem e ficar sequinho. Ao esfriar, passe as fatias numa mistura de açúcar e canela e ponha na vasilha em que servirá, colocando essas fatias, polvilhando-as um pouquinho com açúcar, fazendo outra camada, caso essa vasilha seja pequena.

Dica 1: às vezes, não sei o porquê, acabo precisando bater mais ovos ou colcar mais um pouco de leite na mistura com o leite condesnado. Acho que é o pão que pode absorver mais ou porque deixei escorrer pouco ao tirar do leite com leite condensado, antes de mergulhar no ovo, algo assim.

Dica 2: quando falo ovos batidos tipo omelete, há 2 opções. Dá certo, tanto se você bater os ovos , como se preferir bater as claras em neve, acrescentar as gemas em seguida, para bater tudo junto. É nessa mistura que se põe a fatia, após retirá-la da mistura do leite. Prefiro a segunda forma, mas já bati tudo junto e também ficou legal sim. Uma das diferenças é que se gasta mais ovo se bater junto e fica menos fofo.

Dica 3: só polvilho com açúcar e canela para evitar que derreta o açúcar e fique aquela calda ao retirar da geladeira.

Dica 4: se não quiser usar leite condensado, retire-o de sua receita. Para a mistura onde mergulhará as fatias, use então 500ml de leite com açúcar na proporção de doce que desejar.

Dica 5:  não reaproveite depois o óleo.






RABANADA COM VINHO DO PORTO

 Rabanada do Porto
Ingredientes: 1 baguete, 2 ovos batidos, 2 xícaras (chá) de leite, 1 garrafa de vinho do Porto, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 litro de óleo, canela e açúcar a gosto para polvilhar.
Modo de Fazer: corte a baguete em fatias com 2 dedos de largura. Bata ligeiramente os ovos com o leite. Passe as fatias nessa mistura e frite, em seguida, em óleo bem quente. Escorra em papel toalha e reserve. Prepare a calda, misturando o vinho com o açúcar e levando ao fogo baixo por 15 minutos e deixe reduzir. Desligue e deixe esfriar um pouco. Arrume as rabanadas em um prato, polvilhe canela e açúcar e regue com a calda.
RABANADA COM PANETONE

Rabanadas de panetone
Ingredientes: 1 ovo, 1 xícara (chá) de leite, 1 panetone de frutas (500g) cortado em 5 fatias grossas, manteiga/margarina a gosto para untar, 1 xícara (chá) de açúcar e canela misturados.
Ingredientes para o Creme Inglês: 1 gema, 1 xícvara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de amido de milho.
Modo de Fazer: bata o ovo com um garfo em uma vasilha funda. Junte o leite e misture bem. Ponha uma fatia na tigela com leite e ovo e a banhe com essa mistura com ajuda de uma colher. Transfira a rabanada para uma assadeira antiaderente untada com margarina/manteiga e leve ao forno pre-aquecido em temperatura média por 10 minutos. Vire com espátula e asse do outro lado. Transfira para uma tigela com o açúcar e a canela misturados e polvilhe a fatia. Sirva com o creme inglês.
Modo de Fazer o Creme Inglês: ponha os ingredientes numa panela, misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar levemente. Deixe esfriar e sirva com as rabanadas.
Dica: sem o creme, a rabanada fica com 250 calorias.
RABANADA SALGADA
Rabanada salgada

Ingredientes: 250ml de leite, 1/2 lata de creme de leite, 1 ovo, sal e pimenta a gosto, 3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado, salsa picada a gosto, 20 fatias de pão amanhecido.
Modo de Fazer: no liquidificador, bata o leite, o creme de leite, o ovo, o sal e a pimenta. Passe as fatias de pão na mistura, coloque-as em uma assadeira levemente untada com margarina/manteiga e, sobre cada uma, polvilhe o queijo ralado. Asse noforno pré-aquecido (uns 200º), por uns 30 minutos ou até dourar. Salpique por cima a salsa e sirva em seguida.
Dica: pode ser servida como entrada ou com caldos/sopas ou ainda como lanche.
 ___________________________________________________________
Bom Apetite!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato