Bacalhau à Lagareiro...outra opção com essa delícia que é o bacalhau!

19:39Silmara Aldrighi

Bacalhau é sempre fantástico!



Parece que viajo ao degustar essa delícia com vinho! O perfume do prato, seu sabor, a música ao fundo, a(s) companhia(s)....mas você tem que preparar qualquer receita com amor. Normalmente, fazer um prato com bacalhau não é difícil. Temos muitas opções....aqui vai mais uma de tantas delas! Os irmãos portugueses que nos digam.

Conheci há pouco tempo a receita de Bacalhau à Lagareiro. Primeiro, no programa estrelas, com o cantor português Roberto Leal, que a fez com muita alegria e maestria. Resolvi testá-la.....uma delícia mesmo! Depois vi no jornal...aí resolvi postá-la para vocês, claro! Esta receita serve 2 pessoas.


  
Ingredientes: 2 lombos de bacalhau dessalgado (uns 600g no total), 100g de farinha de trigo, 4 batatas grandes pré-cozidas (al dente), 30g de alho descansado no azeite extra virgem (veja em "Modo de Fazer"), 500ml de azeite para "grelhar" o bacalhau (boa parte dele será usada para fritar o bacalhau e o restante para dourar o alhofatiado), 150g de brócolis cozidos no vapor, 1 ramo de salsinha picada, 100g de sal, 2 tiras de pimentão verde e 2 tiras de pimentão vermelho. Para enfeitar, pode usar azeitonas sem caroço. Se gostar de cebolas em rodelas, pode separar 1 média e algumas azeitonas sem caroço (pretas ou verdes - as de sua preferência).


Modo de Fazer: para deixar o alho descansar em azeite, basta bater os dentes de alho com azeite extra virgem, no liquidificador, e deixar descansando em torno de 2 minutos. Numa panela, ponha as batatas para cozinharem por 20 minutos (para ficarem "al dente"). Tire-as e reserve-as. Em outra panela, ponha azeite para "grelhar" o bacalhau, de forma que, ao mergulhar essas postas, o azeite fique até um pouco mais da metade da altura delas. Sobrará um pouco do azeite para "grelhar" depois o alho. Ligue o fogo em 100 graus (máximo). Antes de pôr o bacalhau para fritar, passe os lombos na mistura de azeite com alho e depois polvilhe a farinha por cima, como se fosse empaná-los. Em seguida, coloque com cuidado na panela com o azeite quase quente (se você colocá-lo e não espirrar óleo é o correto; não estará muito quente). Ao acomodá-las, regue-as em cima com o próprio azeite dessa fritura (pegue com a colher e regue). Aumente um pouco o fogo (não passe de 180 graus para não alterar o azeite). Depois de um tempo, quando tiverem douradas, dê uma virada, com cuidado, nas postas, deixando fritar, enquanto faz o restante. O ideal é não virar as postas mais de uma vez, para não destruir nada e elas ficarem bem bonitas e inteiras. Em outra panela, junte o azeite para "grelhar" e o alho e ligue o fogo para dar uma dourada nas lâminas de alho e reserve. Ainda sobrará desse azeite para grelhar (não use todo o restante). Em outra panela, coloque o restante (o que sobrou) do azeite que foi batido no liquidificador com alho, adicione ainda o azeite para "grelhar" que sobrou e coloque o brócolis para dar uma fritada rápida. À parte, coloque as batatas "al dente" e coloque outro papel toalha por cima e dê uma pancadinha em cada batata (amassadinha - tipo batata "ao murro"), só para dar uma leve achatada.


  
Montagem: para cada um dos 2 pratos que servirá, retire uma das postas que estava fritando e coloque-a no meio de um prato. Tire o brócolis e coloque no prato ao lado do bacalhau. Disponha duas batatas e adicione metade do alho laminado e dourado por cima. Passe um fio de azeite extra virgem em cima de tudo para dar um charme, jogue salsinha picada porcima, uma tira de pimentão verde e outra vermelha em cima do bacalhau. No meu caso, como não gosto de pimentão cru, dou uma refogada/amolecida nessas tiras, refogando-as no azeite para "grelhar". Enfeito com azeitonas pretas sem caroço, mas as verdes também caem bem...uma saladinha para acompanhar também.

Dica: como eu dobrei a receita, ao invés de montar os 2 pratos em separados, deixei as 4 porções em uma tigela de vidro mesmo e dei uma leve esquentada no forno antes de servir o prato.
  
____________________________________________________

Outra opção de Bacalhau à Lagareiro para 4 pessoas
(mais fácil de se fazer)

Ingredientes: 4 lombos grandes de bacalhau dessalgado (em torno de 2 a 2,4kg), 1 xícara (chá) de leite, 4 dentes de alho cortados em rodelas/lâminas finas, suco de limão, 2 ovos batidos, farinha de rosca (pão ralado ou farinha de rosca de padaria mesmo), 2 colheres (sopa) de manteiga (30g) e 1 e 3/4 xícara (chá) de azeite extra virgem.

Dica: para dessalgar o bacalhau, coloque os lombos de bacalhau em uma vasilha com água e ferver por 5 minutos. Retirar a pele e as espinhas e cortar cada lombo em 2 postas (se não comprá-los cortados). Outras pessoas cortam as postas e deixam de molho na água de um dia para o outro, trocando sempre a água. Ao ficar no ponto (com sal ao seu gosto), retirar peles e espinhas (se o que comprou vier com elas). Já utilizei as 2 formas de dessalgar.


Modo de Fazer: em uma travessa, coloque o bacalhau, regue com leite, tempere com alho em rodelas, sal (se precisar) e pimenta-do-reino e limão a gosto e deixe no molho por 2 horas. Pré-aqueça o forno a 180 graus, ecorra o bacalhau e reserve o leite. Passe os lombos do bacalhau nos ovos batidos e na farinha de rosca, procurando envolvê-los por completo. Distribua as postas em uma travessa que vá ao forno, colocando um pedacinho de manteiga em cima de cada um dos pedaços. Regue com um pouco de azeite, sem cobrir as postas e depois com 2 colheres (sopa) do leite reservado. Leve ao forno para assar e regue, de vez em quando, com o molho que se forma no fundo da travessa, até que o bacalhau fique dourado. Retire do forno e sirva com batatas ao murro e salada.


____________________________________________________

Outras opções de Bacalhau à Lagareiro




____________________________________________________
Outras opções de Bacalhau




____________________________________________________
BOM APETITE!!!!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Esta receita é uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto de bacalhau que não sei nem qual acho melhor, mas com certeza essa é uma boa pedida. Valeu o comentário! Beijos, Sil! :*

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato