Bacalhoada Portuguesa...prática e especial

22:04Silmara Aldrighi


Aprendi com minha sogra e nunca mais deixei de fazer. Mas gosto do Bacalhau do Porto...ele é diferente sim..mais gostoso, suculento...grosso...especial! Bom para datas como a sexta-feira Santa! Aliás, é bom sempre!

Ingredientes: 1kg de bacalhau do porto, 1 kg de batata inglesa em rodelas médias, 10 azeitonas pretas ou verdes, 3 cebolas grandes cortadas em rodelas e 2 ovos cozidos, cortados em rodelase quase 1 vidro de azeite (use uns 350ml).

Procedimentos com o bacalhau: escalde o bacalhau por 24 a 48h, trocando a água e verificando como está. Lembre-se de separar pedaços grossos e médios a grandes. Como o bacalhau é peixe de água gelada, o ideal é trocar em água gelada.Tire a pele e as espinhas. Quando estiver no ponto, escorra e ponha mergulhado em azeite. Esse azeite será usado depois, na hora de montar e cozinhar o prato.

Modo de Fazer: monte camadas em um pirex que possa ir do forno à mesa. Coloque bastante azeite no fundo, ponha o bacalhau, a batata cozida, as rodelas de cebola e as azeitonas. Ponha o restante do azeite e leve ao forno por uns 20 minutos. Retire e enfeite com as rodelas de ovo. Sirva bem quente.

Dica 1: o azeite que sobrar do prato deve ser escorrido em peneira fina e usado nos próximos dias para peixe na chapa e/ou outros pratos com frutos do mar.

Dica 1: servir com arroz branco, vinho branco ou rose (seco). 

Deliciem-se com estas imagens e peguem vontade de fazer... hahaha


Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Já queeeero!Vou pra brasília comeeeer!kkkkkk
    Tiiiia,queria que a senhora colocasse depois receitas de risôto de camarão e de camarão no bafo (daqueles que vendem na praia no saquinho,kkkkk)

    ResponderExcluir
  2. Bom, né? Já postei uma receita de risoto arbóreo(pode usar outro tipo de arroz como o "parboilizado", mas é que o risoto tradicional é feito com arroz arbóreo)...está ao lado da receita do bacalhau. Mesmo assim, verei alguma outra variação, certo? Tem também o arroz de "frutos do mar", com camarão e muito mais...é muito gostoso também. Mas esse camarão no bafo...bem, pesquisarei com amigos e na net, ok? Pela minha experiência modesta e a ajuda dos outros chegarei lá e postarei em breve o que pede, tá? Bjks saudosas da tia Sil.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato