domingo, 17 de abril de 2011

FILÉ DE PEIXE de minuto.

Para a Semana Santa... rápido para fazer....saudável e uma delícia!

É...esse nem dá pra dizer que não dá pra fazer...é faciiiiiiiiiiinho. Descobri uma marca de filé de tilápia que encontro nos supermercados de Brasília e que nunca apresentou espinhas (muito bom...tenho de fazer a propaganda do que é bom)...tenho tentado outras marcas e tipos de filé, mas esse aí foi o melhor para esse prato....só não dará certo se você não gostar de peixe, claro!


Ingredientes: 400g de filé de tilápia – a marca Copacol é a minha preferida; 3 colheres (sopa) cheias de azeite (azeite mesmo); 1 limão médio ou grande; sal; 2 dentes de alho (opcional); 1 cebola pequena cortada em rodelas finas (opcional); 1 colher (sopa) de cebolinha picadinha (opcional) – algumas pessoas costumam usar alcaparras, mas é mais carinha e não faz falta ao prato feito da forma abaixo. Depois de fazer dessa forma simples, pode criar como quiser. Se preferir, tempere na véspera e deixe o peixe na geladeira, que apurará mais ainda o gosto.

Tempero: lave com cuidado os filés. Passe o suco de ½ limão nele e lave-os novamente, mas, desta vez, bem rapidamente para não tirar todo o limão. Deixe escorrer bem, esprema a outra metade do limão por cima deles e ponha sal a gosto, de forma que fique todo temperado por igual. Se quiser, agora ponha o alho (já fiz com e sem, mas como adoro alho, sou suspeita para dizer que prefiro “com”). Melhor temperar os filés na véspera, pois ficará mais saboroso.


Modo de Fazer: escolha ou uma chapa lisa ou uma panela parecida com a que se faz yakissoba ou paella e de material antiaderente, que dá para fazer os 3 a 4 filés do pacote de uma vez só, sem pregar. Ponha o azeite e deixe a panela em fogo baixo a médio, até 180 graus. Assim que começar a “ferver”, ponha os filés, um-a-um (sem a pouca possível calda de limão) e tampe a panela (se for na chapa, tem uma tampa (parecida com chapa) e com furinhos e cabo para cobrir). Veja de vez em quando. Só vire os filés com a pá larga, de material para terfal e quando notar que deu uma boa tostadinha. Vire um por vez. Ponha, se necessário (dificilmente precisará), mais uma colher de sopa de azeite e tampe de novo. Antes de tampar, se for usar a cebola, e a cebolinha, essa é a hora – aí é só pôr, por cima, espalhando pedacinhos de margarina (escorrerá e deixará mais molhadinha a cebola). Agora baixe o fogo.

Dica: acompanha purê de batatas (ou batata palha) e/ou salada (arroz também, se quiser) e/ou legumes cozidos ou batatas sautê.

Beijinhos, Sil!

0 comentários:

Postar um comentário