FILÉ DE PEIXE de minuto.
20:11Silmara AldrighiPara a Semana Santa... rápido para fazer....saudável e uma delícia!
É...esse nem dá pra dizer que não dá pra fazer...é faciiiiiiiiiiinho. Descobri uma marca de filé de tilápia que encontro nos supermercados de Brasília e que nunca apresentou espinhas (muito bom...tenho de fazer a propaganda do que é bom)...tenho tentado outras marcas e tipos de filé, mas esse aí foi o melhor para esse prato....só não dará certo se você não gostar de peixe, claro!
Ingredientes: 400g de filé de tilápia – a marca Copacol é a minha preferida; 3 colheres (sopa) cheias de azeite (azeite mesmo); 1 limão médio ou grande; sal; 2 dentes de alho (opcional); 1 cebola pequena cortada em rodelas finas (opcional); 1 colher (sopa) de cebolinha picadinha (opcional) – algumas pessoas costumam usar alcaparras, mas é mais carinha e não faz falta ao prato feito da forma abaixo. Depois de fazer dessa forma simples, pode criar como quiser. Se preferir, tempere na véspera e deixe o peixe na geladeira, que apurará mais ainda o gosto.
Tempero: lave com cuidado os filés. Passe o suco de ½ limão nele e lave-os novamente, mas, desta vez, bem rapidamente para não tirar todo o limão. Deixe escorrer bem, esprema a outra metade do limão por cima deles e ponha sal a gosto, de forma que fique todo temperado por igual. Se quiser, agora ponha o alho (já fiz com e sem, mas como adoro alho, sou suspeita para dizer que prefiro “com”). Melhor temperar os filés na véspera, pois ficará mais saboroso.
Modo de Fazer: escolha ou uma chapa lisa ou uma panela parecida com a que se faz yakissoba ou paella e de material antiaderente, que dá para fazer os 3 a 4 filés do pacote de uma vez só, sem pregar. Ponha o azeite e deixe a panela em fogo baixo a médio, até 180 graus. Assim que começar a “ferver”, ponha os filés, um-a-um (sem a pouca possível calda de limão) e tampe a panela (se for na chapa, tem uma tampa (parecida com chapa) e com furinhos e cabo para cobrir). Veja de vez em quando. Só vire os filés com a pá larga, de material para terfal e quando notar que deu uma boa tostadinha. Vire um por vez. Ponha, se necessário (dificilmente precisará), mais uma colher de sopa de azeite e tampe de novo. Antes de tampar, se for usar a cebola, e a cebolinha, essa é a hora – aí é só pôr, por cima, espalhando pedacinhos de margarina (escorrerá e deixará mais molhadinha a cebola). Agora baixe o fogo.
Dica: acompanha purê de batatas (ou batata palha) e/ou salada (arroz também, se quiser) e/ou legumes cozidos ou batatas sautê.
Beijinhos, Sil! ♥



3 comentários
Amo "Tilápia", vou fazer para experimentar, depois volto aqui para falar.
ResponderExcluirHeloísa, querida, fico feliz com seu carinho.
ResponderExcluirVem mesmo aqui contar pra gente como ficou...
ah, pode usar tilápia também nestas outras dicas aqui:
(1) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2013/12/file-de-frango-peixe-e-banana-milanesa.html (pode ser com filé de frango ou carne tb.)
(2) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/11/peixada-lightsuper-saborosa-e-rapida.html
(3) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2015/08/delicioso-file-de-peixe-assado-com-cama.html
(4) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2015/02/creme-ao-forno-camarao-peixe-e-pure.html
Sucesso pra você!
Abs
Sil
Eu ainda me lembro quando eu fiz bioinorgânica junto com você, você saiu da prova 1 falando:
ResponderExcluir- Tinha que ter puxado bioinorgânica com o Garrido, estava muito fácil de colar.
Depois disso, eu descubro que você estava fazendo iniciação científica com bolsa PIBIC/CNPQ junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39251148/
O Roberto Carlos deve ter escrito esse artigo sozinho e deve ter colado o seu nome, você não deve ter escrito uma linha sequer desse artigo científico, se você não tem capacidade de passar estudando na prova de bioinorgânica, você também não tem capacidade de escrever uma linha sequer de um artigo científico.
A Ana Luiza Vidal Pimentel Santos deve ter ficado com a sua bolsa de iniciação científica. Ela é outra que também não presta, eu já descobri que a Ana Luiza Vidal Pimentel dos Santos é que fica cadastrando o meu nome sem a minha autorização no site de uma imobiliária e de funerária, só para eu ficar recebendo trote durante as férias. A ANA LUIZA VIDAL PIMENTEL SANTOS ainda participou do 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), que aconteceu em Minas Gerais.
Só gente que não presta, faz iniciação científica com o Roberto Carlos.
Agora você, Thamires Ferreira de Freitas vai se formar como farmacêutica, graças ao CR 7 que você conseguiu colando na prova. Você representa o que a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem de pior.
Você ainda apresentou trabalho na Semana da Integração Acadêmica e Científica (SIAC) e na Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ (JICTAC).
Você ainda por cima, foi expulsa do seu estágio na GSK, depois que o pessoal descobriu que você fica colando na prova, que você não está nem aí para a faculdade e nem para a ciência brasileira, que você ficou dois fazendo iniciação científica, por causa da bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ.
Assim que o pessoal da PPD no Brasil descobrir que você é uma pessoa desonesta que fica colando na prova, eles vão te demitir também.
Se a Universidade Federal do Rio de Janeiro fosse uma instituição séria, você já teria sido expulsa da faculdade há muito tempo. Infelizmente a coordenação da farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro prefere fechar os olhos para pessoas que colam na prova igual a você.
Se você morasse aqui na rua a história seria bem diferente. Em cima da minha rua funciona uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.