sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Inove em suas festas de NATAL e ANO NOVO com entradas e acompanhamentos inusitados e saborosos: camarão, funghi, berinjela, abóbora, aipim e inhame!


ENTRADAS

 Casquinha de Camarão



Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite, 1/2 tablete de caldo de galinha, 1/2 cebola picada, 70g de camarões médios ou grandes limpos (compre um pouco mais para enfeitar as casquinhas), 1 colher (sopa) de coentro picado, 4 colheres (sopa) de molho branco, 1 colher (sopa) de leite de coco, 1 colher (sopa) de requeijão, 1 colher (sopa) de corante líquido (ver dica abaixo) e 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado (comprar e ralar).

Modo de Fazer: em uma frigideira grande, aqueça o azeite, dissolva o tablete de caldo de galinha e refogue a cebola e depois os camarões (esses passam uns 5 minutos para não ficarem borrachudos). Acrescente coentro e mexa. Em seguida, junte o molho branco, o leite de coco, o requeijão e o corante, mexendo bem. Coloque a mistura em uma casquinha (ou em vasilha que imite casquinha ou em vasilhinha de cerâmica pequena, redondinha, algo assim, que possa ir ao forno). Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno para assar. Retire antes de terminar de gratinar, enfeite com camarão e leve ao forno médio pré-aquecido para finalizar o dourado. Sirva com limão cortado ao meio!

Antepasto de Berinjela



Ingredientes: 8 berinjelas picada em cubos, 4 pimentões vermelhos picados em cubos, 5 cebolas picadas, 1 colher de sopa de alho triturado, 1 colher de sopa de sal, orégano (a gosto), pimenta vermelha ou calabresa moída (a gosto), 250 ml de vinagre branco, 250 ml de óleo de soja, 250 ml de azeite de oliva.

Modo de Fazer: picar todos os legumes. No caso da berinjela, depois de picar deixar de molho por uns 15 minutos para retirar o amargo. Misturar num recipiente grande o pimentão, a berinjela e a cebola picadas e temperar com sal, alho, vinagre, orégano e pimenta. Deixar descansando por no mínimo duas horas, até que a berinjela murche. Espremer a mistura com as mãos até que fique o mais seca possível. Colocar em assadeira, regar com óleo de soja e colocar no forno. É preciso mexer a mistura durante todo o tempo de cozimento, que varia de acordo com a potência do forno, mas até que a casaca da berinjela fique macia. Uns 15 minutos antes de desligar o forno regar com azeite (se quiser, é possível adicionar azeitonas pretas picadas). Deixe esfriar e coloque para refrigerar.

Dica: use sua imaginação ao servir o antepasto...

 


ACOMPANHAMENTOS 

Risoto de Funghi




Ingredientes: 1 xícara (chá) de cogumelos (funghi)  porcini secos (ou os chilenos), 2 colheres (sopa) de cebola ralada, 4 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo, 1 xícara (chá) de vinho branco seco, 1,5 litro de caldo de carne, sal a gosto e 4 colheres (sopa) de parmesão ralado (de preferência, comprar parmesão e ralar - se tiver de dieta, trocar por queijo minas).

Modo de Fazer: deixe os cogumelos de molho em água morna por 20 minutos. Escorra-os e os corte em pedaços. Frite a cebola com 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina. Adicione o arroz e os cogumelos e misture sempre durante 5 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Aos poucos, vá juntando o caldo de carne, mexendo sem parar por 20 minutos. Acerte o sal. Retire do fogo e adicione o restante da manteiga/margarina e o parmesão e sirva em seguida.


Risoto de Abóbora com Camarão



  
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de cebola cebola picada, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (extravirgem), 300g de arroz arbóreo, 6 colheres (sopa) de vinho branco seco de boa qualidade, 300ml de caldo de peixe (veja dica a seguir - ou use caldo de legumes pronto), 250g de abóbora japonesa cortada em cubos de 0,5cm (mais ou menos), 240g de camarão grande cortado em pedaços de 2 cm (ou compre camarões médios e os use inteiros e compre outros menores e mescle), 4 folhas de sálvia cortadas em tirinhas finas, 2 colheres (sopa) de margarina/manteiga, sal e pimenta a gosto e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (de preferência, compre o parmesão e o rale).


Modo de Fazer: mantenha o caldo de peixe bem aquecido. Em uma panela alta, refogue a cebola em 1 colher (sopa) de azeite, adicione o arroz, refogue-o rapidamente e coloque o vinho branco. Mexa até que ele evapore e, então, vá acrescentando o caldo de peixe aos poucos (tipo 1 concha de cada vez), mexendo sempre. Após 10 minutos, acrescente a abóbora e continue mexendo e colocando caldo de peixe. Depois que a abóbora cozinhar, junte o camarão e, em seguida, a sálvia. Quando o arroz estiver al dente (veja a dica abaixo), desligue o fogo, acerte sal e pimenta (se desejar pôr pimenta) e incorpore a margarina/manteiga e o parmesão ao arroz. Deixe o risoto descansar por uns 3 minutos na panela, para pôr na vasilha e servir.

Pudim de Abóbora


Ingredientes: 600g de jerimum/abóbora sem casca ou sementes, 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga/margarina, 1/4 xícara (chá) de creme de leite e sal a gosto - se quiser, 1 colher (sobremesa) de alho espremido ou picadinho.

Modo de Fazer: ponha o jerimum cortado em cubos grande em uma panela com água (que o cubra) e sal a gosto e cozinhe até que fique bem macio, escorra os pedaços e passe essa abóbora no espremedor até ficar uma pasta só. Acrescente o creme de leite, a margarina/manteiga, misture bem e prove o sal. Sirva quente.

Dica: para ficar mais incrementado, experimente, antes de acrescentar a margarina/manteiga, grelhar nela 1 colher (sobremesa) de alho picado e acrescentar essa mistura na massa do purê. Há quem, após refogar o alho, acrescente cebola para refogar e um pouco mais de margarina/manteiga e esse refogado vai ao purê. Eu só usei o alho.


Paçoca Sertaneja acompanhada com Aipim/Macaxeira/Mandioca



Ingredientes para a Carne de Sol: 200g de carne de sol assada, 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (eu só uso margarina, porque não consigo gostar da manteiga de garrafa, mas a receita seria com ela), 3 colheres (sopa) de cebola picada, 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca.

Ingredientes para Macaxeira/Mandioca/Aipim: 200g de macaxeira/mandioca/aipim cortados em pedaços, sal a gosto, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de óleo.

Modo de Fazer a Carne: triture a carne de sol em um pilão ou em um processador e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga/margarina e acrescente a cebola até dourar. Junte a carne triturada, refogue bem, não esquecendo de provar o sal. Adicione farinha de mandioca e mexa bem até ficar homogênea. Outra opção é ferver a carne de sol em leite (se ela vier salgada), até dar uma amaciada. Bater no liquidificador com metade da cebola. Deixar a outra metade para refogar na manteiga e pôr depois a carne para refogar também. Em seguida, após esse refogado todo pronto, pôr a farinha e refogar.

Modo de Fazer Aipim/Macaxeira/Mandioca: cozinhe em água e sal (se puser, nessa água, 1 colher rasa de sopa de manteiga/margarina para cozinhar junto, normalmente dá um sabor e amacia) Qaundo estiver macia e esfriar um pouco, corte-as em cubos pequenos e tire aquelas tirinhas duras do meio dela (fica mais fácil tirar depois de cozida, mas pode tirar ainda crua, se preferir). Polvilhe com farinha de trigo e frite os pedaços em óleo quente até que fiquem crocantes. Sirva quente com a paçoca.

OBS: na maior parte do Brasil, é chamada mandioca aquela que, após longo processo, transforma-se na farinha de mandioca de nossas queridas farofas. Nesses mesmos locais, aquela que comemos ou cozida (ou em purê) ou fritinha, é chamada aipim ou macaxeira. Mesmo assim, há outros lugares do nosso país, como em São Paulo, que qualquer uma delas (seja a mandioca da farofa ou aipim/macaxeira) é chamada mandioca - por isso acabei anotando os 3 nomes acima.....


Gratinado de Inhame



Ingredientes: 500g de inhame (cará) descascado, cozido e cortado em rodelas, sal a gosto, 1/2 xícara (chá) de manteiga/margarina, 1 colher (sopa) de orégano, 300g de muçarela em fatias, 1 lata de creme de leite com soro, 1/4 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 e 1/2 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de Fazer: você montará camadas de inhame cozido, a mistura de orégano com margarina/manteiga derretida e muçarela, da seguinte forma.....coloque metade do inhame em um refratário e tempere com sal. Derreta a manteiga/margarina, adicione orégano e salpique o inhame com metade dessa mistura. Coloque uma camada de muçarela, o restante do inhame, a outra metade do tempero de orégano na margarina/manteiga e a outra metade da muçarela. à parte, misture o creme de leite com a farinha de trigo, despeje sobre sobre essas camadas de inhame com temperos e muçarela, salpique um pouco de sal, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até que o queijo que está por cima fique dourado. Fica parecendo um purê gratinado.


BOM APETITE!!!


Beijinhos da Sil!!!:-)


0 comentários:

Postar um comentário