Pitadas de Saúde: use o GERSAL Caseiro (Gergelim + Sal) como tempero e GANHE SAÚDE!

16:06Silmara Aldrighi

gersal 1

Quando leio algo interessante em uma revista,
antes de postar gosto de testar.

Quando não dá tempo, como pesquisei bastante,
gosto de postar para dividir a descoberta com todos vocês.

Não sabia que existia o GERSAL.

Deve ser muito gostoso mesmo, já que adoro gergelim!
Este aqui foi copiado da revista "O poder das Saladas",
Ano 4, nº 17 - 2013
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gersal

Ingredientes: 9 colheres (sopa) de gergelim de sua preferência e 1 colher (sopa) de sal.

Modo de Fazer: basta dourar o gergelim e uma frigideira antiaderente, deixar esfriar e triturar com o sal no liquidificador até ficar homogêneo. Se precisar, vá triturando, parando, misturando, virando levemente o liquidificador, até que termine. Reserve em um pote fechado e longe da umidade e já pode usar em saladas e outras receitas. Em breve postarei algumas receitas com o Gersal.

Copio aqui um lembrete postado pela Cris nos comentários abaixo sobre as dicas de conservação: "...se for para ficar fora da geladeira, tem que ser armazenamento em vidro escuro. Se demorar a consumir, ele vai oxidando, perdendo seus nutrientes. Melhor fazer pouca quantidade e consumir para a semana, no maximo...".

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É bem usado para pessoas que sofrem de hipertensão ou
retenção de líquidos e que precisam diminuir o consumo de sal.

Gersal Gersal
 "A semente do gergelim é um ótimo alimento: contém vitaminas do complexo B e vitamina E,  é rica em manganês, cobre, cálcio, fósforo e ferro. O óleo que está contido na semente lubrifica o intestino ajudando a evitar prisão de ventre e contribuindo para a redução do câncer de cólon. Muito rico em lecitina, ajuda a regular os níveis de colesterol e de triglicérides do sangue. Ajuda também no controle da glicemia porque proporciona maior tempo de saciedade. Como se não bastasse, o gergelim possui propriedades que ajudam a combater bactérias e vírus na boca e na garganta."


 3G (1 COLHER DE CHÁ) DE GERSAL...

Valor Energético: 17kcal
Carboidratos: 0,7g
Proteínas: 0,5g
Gorduras Totais: 1,5g
Fibra Alimentar: 0,3g
Sódio: 9,4mg
Cálcio: 27mg
Ferro: 0,39mg

Há quem use somente um tipo de gergelim (branco ou preto) e
há quem misture os dois. No final, só interferirá na cor.
Com ele e as ervas, você usará menos sal.



Você também poderá comprá-lo pronto

"Existe no mercado o gersal já pronto, mas o problema é que o gergelim vai perdendo seu valor nutritivo depois de moído e também vai oxidando dia a dia. Quando compramos pronto não sabemos há quanto tempo ele está moído e o prazo de validade costuma ser pequeno: a gente não consome tudo tão rápido. É melhor comprar a semente em grão e fazer uma pequena quantidade em casa: é muito fácil e assim garantimos estar aproveitando o melhor deste excelente alimento."

   Gersal














Veja outras postagens sobre Gersal Caseiro

  


Espero ter ajudado!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

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8 comentários

  1. Oi Silmara,
    Sou a Lylia, irmã da Flávia. Vim conhecer seu blog e gostei muito. Voltarei outras vezes.
    O que precisar de mim, estou às suas ordens. Vamos nos falando.
    Parabéns e boa sorte!
    Lylia
    Bj

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  2. Oi, Lylia!

    Foi ótimo ter reencontrado a Flávia depois de tantos anos! Ela é uma pessoa muito especial. A novidade maior ainda é que não lembrava que ela tinha outra irmã, além da gêmea, também uma gracinha! A surpresa não parou por aí - ainda descobri que você tinha Blog de Culinária e mora em Brasília também. Parabéns, pois ele está maravilhoso! Até já o divulguei para várias amigos e familiares.

    Bom ter você conosco!
    Seu blog (http://sosimplesassim.blogspot.com.br/) agora faz parte do meu. Veja a coluna de indicações: Ajudantes de Cozinha", que já inseri seu Blog lá. Será interessante os nossos Blogs se comunicarem.

    Se der para indicar o link www.docelarparavoce.blogspot.com.br no seu, será bem legal; agradeço!

    Um grande abraço e sucesso!

    Sil

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  3. Oi, Marta!

    Realmente diminuir o sal é questão de adaptação. Quanto ao gergelim, embora muito gostoso para muitas pessoas, pode ser que nem tanto para outros. Vai mesmo de gosto, não é? Se gostar, rapidinho se acostumará.

    Hoje, quando ponho mais sal ou mais açúcar, na medida em que eu comia antes nos pratos doces/salgados, acho bem estranho. Também estranho muitos dos congelados prontos. Para mim, eles têm mais sal do que deveriam. Ah, antes eu não sentia....também sinto uma gordura vegetal hidrogenada nos biscoitos "waffer" que nem notava...aliás, antes os adorava .
    Valeu pela postagem!
    Bjs
    Silmara

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  4. Eu acabei de fazer com gerei preto, o aroma é delicioso. Adorei você ressaltar que se for para ficar fora da geladeira, tem que ser armazenamento em vidro escuro. Se demorar a consumir, ele vai oxidando, perdendo seus nutrientes. Melhor fazer pouca quantidade e consumir para a semana, no maximo. É sempre bom receber além das dicas de preparação, dicas de conservação. Grata!

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  5. Valeu, Cris!
    Anotei acima seus lembretes!
    Abs
    Sil.

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  6. Já tenho um potinho de Gersal que eu fiz, só que eu substitui o sal pelo sal Rosa

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  7. Oi, Charito!
    Boa a dica do sal Rosa! Ele é muito bom mesmo.
    Dizem que o teor de cloreto de sódio é muito semelhante ao do sal marinho, (é bom consumir com moderação). E que esse sal ajuda a fortalecer a saúde do sistema digestivo, é anti-histamínico natural, melhora o humor e regula a pressão arterial.
    Excelente dica! Continue sempre conosco!
    Abs
    Sil

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