Moqueca Capixaba...MARAVILHOSA! Prove com Pirão!

18:38Silmara Aldrighi

UMA DELÍCIA!
Dizem que não há Moqueca melhor que a Capixaba.....
...isso eu não sei, porque falam muito bem da Moqueca Baiana também
Mas ela é mais leve, pois não usamos dendê.
Ela é uma senhoooooooooora Moqueca!
Isso ninguém pode negar...



  

A receita que fiz foi com base no livro de receitas que ganhei do Sebrae-ES:
"Em Torno da Panela - Sabores do Espírito Santo".
Depois, em visita a Vitória, comprovei!
Eu só não tenho esse tipo de panela em casa
(acho que ela ainda dá  mais sabor ainda - se é que isso é possível)
Veja se você aprova! 
_________________________________________
Vamos às receitas!!!!!!!
MOQUECA
Ingredientes: 1,5kg de posta de peixe (badejo, robalo, papa-terra, dourado, namorado), 3 maços de coentro (se não gosta, use salsa, mas são sabores diferentes - normalmente, o coentro é usado para frutos do mar e a salsa para o restante), 3 maços de cebolinha verde, 1 cebola média, 3 dentes de alho, 4 tomates, 15g de pimenta malagueta (não usei, pois fiquei com medo), 100ml de azeite de oliva, 10g de urucum, 2 limões (ou 1, se não gostar muito de usá-lo) e 100ml de óleo de soja. Use uns 6 camarões bem grandes com casca no final do cozimento (para não ficar duro e o caldo pegar o gosto).
Modo de Fazer: lave bem as postas de peixe com limão (já comprei cortadas e limpas) e as deixe descansando em um prato com água levemente salgada. Soque o alho, 3 rodelas de cebola, 1 maço de coentro, 1 de cebolinha e sal (usei o liquidificador com 1 colher de azeite). Refogue, n a panela de barro, essa massa obtida com socador, acrescente urucum e o azeite de oliva (se tiver usado a colher de sopa para bater essa mistura no liquidificador, ainda terá sobrado azeite e você o acrescenta agora). Retire as postas de peixe do prato com água e sal. Arrume delicadamente, na panela de barro, de modo que não se sobreponham (a gente começa sempre a comer "com os olhos"). Corte, para pôr por cima das postas, nessa ordem: coentro, cebolinha, tomate e cebola. Regue com mais um fio de azeite (que não está anotado no item "Ingredientes") e com suco de limão. Cozinhe por 25 minutos. Fique atento para que as postas não agarrem no fundo da panela. Use fogo de médio a baixo. E...coma pouco se for capaz!
PIRÃO
Ingredientes: 40g de farinha de mandioca fina, 200ml de caldo de peixe, 1/4 de maço de coentro picado, 35g de cebola picadinha, 35g de tomate picadinho, 10ml de tinta de urucum, 35g de peixe desfiado, 1 colher (sopa) de cebolinha verde picadas e sal a gosto.
Modo de Fazer: leve o caldo de peixe ao fogo e acrescente o peixe desfiado (eu usei um pedaço de peixe já feito na moqueca), a cebola, o tomate e o coentro. Tempere com sal, junte a tintura de urucum e deixe ferver. Acrescente a farinha aos poucos, fazendo um pirão um pouco consistente,. Depois decore com a cebolinha picada e sirva em recipiente separado ao da moqueca.
Dica 1: acompanha arroz branco e pirão.

Dica 2: faça a sua com camarão grande com casca e arrebente no sucesso!


_________________________________________
 Fiz essa receita em homenagem aos amigos capixabas,
para os amigos que verei em Vitória(ES) esta semana.
Moqueca, só capixaba! O resto é peixada".
"A frase dita em 1974 pelo jornalista Cacau Monjardim
ficou conhecida dentro e fora do Estado,
causando ciúme em vários centros gastronômicos do país.
A tradicional iguaria é famosa pelo sabor e
pelo aroma peculiares, resultado da junção de
uma receita saudável - que utiliza ingredientes naturais -, e
pelo utensílio indispensável ao preparo e à apresentação do prato: a panela de barro."

_________________________________________
Aprenda melhor com que entende dessa Moqueca:
DEPOIMENTO

Estive em Vitória e comprovei a deliciosa moqueca.
Diante disso, troquei 2 fotos e inseri informações sobre as panelas de barro.
Nossos trabalhos lá foram um sucesso e as pessoas são super atenciosas.
Enfim, parabéns aos Capixabas de nascimento e de coração!
BOM APETITE!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Nossa... Me deu até água na boca !!!

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia!

    Não respondi, porque não acesso este blog faz tempo. Ia sumir com ele para não frustrar os que me escrevessem (faria back up antes para mim), mas muitos me pediram para deixar. Infelizmente, não venho aqui há tempos....

    Acho que você não viu o que era meu último post sobre eu não estar mais por aqui. Vim hoje por acaso, após muuuuito tempo. Exatamente porque a maioria entra no blog pela busca de receitas que pensei em desativá-lo pra não frustrar vocês ao não conseguir responder. Mas deixei a pedidos.

    Obrigada pelo carinho.

    Infelizmente, faz tempo que tive de parar com o projeto do blog de receitas para assumir outros projetos.

    No meu penúltimo post, falo que não tenho com vir mais aqui (digo penúltimo, porque acabei de postar o último que trata do lançamento do meu livro).

    Ia desativar meu blog, mas muitos pediram que deixasse para que buscassem as receitas e deixei, mas com dó no coração, porque eu teria de ficar entrando e respondendo e não consigo. E nem todos sabem disso porque entram direto na receita.

    Meu dilema mesmo é deixar o blog, mesmo parado, disponível e eu sem responder nada, ou desativá-lo de vez. Por enquanto, ficará disponivel, mas não gosto de não ficar respondendo.

    Hoje, pela postagem sobre o meu livro, acabei vindo aqui.


    Bjssss....Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato