Filé de Salmão Grelhado com Alcaparras e Gergelim, acompanhado de Arroz de Brócolis. Tudo "Leve, Lindo, Rápido, Saudável e Saboroso"!

00:09Silmara Aldrighi

Uma delícia! Acho que farei de novo esses dias!!!!

 
Já estava de olho no salmão todas as quartas....ao ir ao mercado....
...bem, fui à Feira e, em uma loja segura, indicada por amigos,
acabei comprando o salmão e outros peixes...
...tamanha a vontade!
Passei uma semana comendo peixe e amei!
Pena que estava com poucas opções de salada em casa.....
 
 
  
De quebra, nesse dia, havia um chef gravando um programa com outra receita de peixe:
era uma tilápia ao funghi e pimentão.....bem, não era só isso...
mas fica para outro dia (já a testei, mas não tirei fotos ainda)....
....só sei que era também delicioso!
 
Ingredientes: 400g de filé de salmão, suco de limão, 1 colher (chá) de azeite, 1 colher (sopa) rasa de alcaparras em conserva, 1/2 colher (chá) de sal (ou a gosto, 1 colher (chá) de gergelim branco e 1 do gergelim preto, 4 dentes de alho cortados em fatias finas. Use frigideira antiaderente.
 
 
 
Modo de Fazer: como comprei filé de salmão fresquinho, lavei e sequei os filés com papel-toalha (não deixe papel, claro!), temperei-os com sal, azeite e limão. Pus para grelhar por uns 15 minutos. Enquanto grelhava, tampei a frigideira. Grelhei um dos lados e depois o outro. à parte, pus um fiozinho de azeite e fritei o alho sem deixar queimar, acrescentei as alcaparras e desliguei. Pus os 2 tipos de gergelim no salmão e depois a mistura de alho com alcaparras. Usei fogo baixo no alho, não só para não queimá-lo, mas também para não saturar tanto o azeite. Como foi pouco azeite, na hora de saborear esse prato, pus um fio do azeite extra-virgem também por cima. Servi com salada e purê. Fiz arroz de brócolis também, mas esqueci de pôr foto do prato com ele. Vocês não imaginam como estava gostoso e como foi rápido fazer o almoço nesse dia.....
 
  
Receita de arroz de brócolis
 
 
 
 
Dica para o arroz com brócolis: se você já tinha o arroz branco (ou se preferir fazer dessa forma, em separado, ou ainda se tiver quem prefira o branco e aí fará os 2 tipos, como eu fiz), após lavar o brócolis, cozinhe-o no vapor por 15 minutos (até que fique al dente - nem duro, nem mole - "no ponto") e o pique em pedaços do tamanho que preferir. Pode cozinhar, junto deles, os talos e as folhas. Bem, refogue o alho no azeite (sem exagerar e em fogo baixo), ponha os brócolis para refogar e depois o arroz. Está pronto. Outra forma que fiz outro dia, foi refogar alho, depois cebola, depois o brócolis já lavado e picado (sem talo e sem folha), acrescentei o arroz, refoguei, pus água fervente, sal a gosto e cozinhei junto....ficou uma delícia também.
 
Dica Extra: uma das vezes que fiz arroz com brócolis, pus em uma forma grande e, ao desenformar, enfeitei ao redor com legumes...ficou legal....em outro dia, fiz o mesmo em forminhas separadas e pus nos pratos já com o salmão....fiquei até orgulhosa dos elogios e sabores apreciados pelo casal de amigos que recebíamos naquela ocasião!
 
 
Outras opções maravilhosas para você:
 
 
(essa acima foi a primeira vez que fiz e foi mais simples ainda - nem tirei minhas fotos)
 
Uma opção: faça com batatas e camarões, além do alho e das alcaparras......

 
Outra opção: use o molho de maracujá....
 
 
 
Aproveite o final de semana para testar esta receita e fique livre para cuidar de você!!!
 
Bom final de semana!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato