Bolo de Aipim (Macaxeira/Mandioca) com Coco...precisa dizer algo mais?

17:54Silmara Aldrighi


Prefere inteiro ou em forminhas?


Não testei essas 2 receitas,
mas comi um pedaço dessa maravilha na casa de uma amiga.
Ela já fez no liquidificador, mas disse ter feito antes à mão.
Então, como ela me deu as 2 receitas, seguem abaixo.
As diferenças? Bem, a de liquidificador fica mais lisinha
e se usa menos fermento, mas usa leite de coco e não usa óleo.
A outra fica mais com pedacinhos e cara de bolinho do interior.
Ao testá-la, diga-nos como ficou, ok?

OBS: acrescentei aqui meu teste posterior desse bolo e meus comentários!

__________________________________________________

OPÇÃO 1

RECEITA DE BOLO DE AIPIM NO LIQUIDIFICADOR

Ingredientes: 1kg de aipim (cru ralado e sem a tirinha do meio, claro), 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 garrafinha de leite de coco, 200ml de leite, 4 ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina,  1 colher (chá) de sal, 1 coco ralado fresco ou pacote de 100g de coco seco ralado (prefira pedir na feira para ralar o coco mesmo que a consistência do bolo ficará melhor) e 1 colher (chá) de fermento em pó.

Dica: para ficar mais douradinho em cima, pode pôr metade do coco no liquidificador (como está na receita - em "Modo de Fazer", logo abaixo) e pode pôr a outra dele no liquidificador e misturar à mão mesmo (no próprio liquidificador, assim que acabar de bater todo o resto no liquidificador). Depois pode pôr a mistura na forma como diz abaixo. Acho que assim deve ficar mais douradinho em cima. Alguns preferem não bater nada no liquidificador e misturar tudo à mão, ficando mais "grosseirão", mas com aquela cara deliciosa e com crosca torradinha, como ficavam há tempos, quando as vovós os tiravam do forno. Outra opção para dar ao bolo mais "cara do bolo da vovó" ao sair do forno, poderá diminuir o leite d 200 para 150ml.

Modo de Fazer: Descasque e pique o aipim, coloque no liquidificador e acrescente os leites . Bata até que fique um creme. Acrescente as gemas (sem as peles) e as claras, continue batendo. Coloque o açúcar, a manteiga ou margarina e o sal e bata de novo. Por último, acrescente o fermento e dê uma rápida batida. Despeje o creme em uma tigela e adicione o coco ralado (não bata mais no liquidificador). Ponha o creme em uma assadeira untada e polvilhada e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos .

Dicas de seguidores do Blog (também poderão vê-las nos comentários logo abaixo )....

"Oi, eu fiz a receita como manda, mas em vez de untar e enfarinhar a forma eu coloquei papel manteiga no fundo como eu faço o restante das receitas que faço."

"eu ainda não fiz, este fiz outro com coco fresco o aipim ralado e espremido 100g de coco fresco fermento leite desnatado 2 ovos 1 xicara farinha branca tudo batido no liquidificador, ficou gostoso bom como pudim."

"Oi, eu fiz a receita como manda, mas em vez de untar e enfarinhar a forma eu coloquei papel manteiga no fundo como eu faço o restante das receitas que faço. Ficou um pudim, muito gostoso mais não ficou com aparência e gosto de bolo. Mas afinal é o sabor que vale. Obrigada pela receita"


"Maravilhoso esse bolo de liquidificador. Como eu gosto de mais rústico, ralei 1/3 da mandioca e do coco no ralo grosso e só misturei ao creme do liquidificador. E salpiquei um pouco de coco por cima. Obrigada pela receita. SIMPLESMENTE MARAVILHOSA."

OPÇÃO 2

RECEITA DE BOLO DE AIPIM FEITO À MÃO

Ingredientes: 1kg de aipim, (cru ralado), 100ml de óleo, 1 coco ralado fresco, 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, 2 xícaras (chá) de açúcar, 4 ovos, 1 pitada de sal e 2 colheres (sopa) de fermento em pó.

Modo de Fazer: lave e esprema bem o aipim (a macaxeira/mandioca). Junte os ovos, o coco, o óleo, açúcar, a manteiga, o sal e mexa bem (à mão) até formar o creme grosso. Acrescente o fermento, mexa delicadamente, mas até diluí-lo todo. Unte o tabuleiro (a assadeira - usde de terfal/terflon) untado e leve para assar em forno pré-aquecido a 170ºC.

(veja também essa minha postagem sobre bolo de aipim - meu teste deu certo!)


Veja aqui a receita de bolo de aipim com coco do Rodrigo Hilbert.

Quer um pedacinho??????


Ou quer um bolinho??????
 

BOM LANCHE!
Beijinhos da Sil!!!:-) 

Você também pode curtir

29 comentários

  1. ESQUECEU DE CITAR O FERMENTO NO MODO DE FAZER NA OPÇÃO 1!!!ÓTIMA RECEITA!!

    ResponderExcluir
  2. Grata mesmo! Acabei de acrescentar, na opção 1, no "Modo de Fazer", a hora de acrescentar o fermento. É de pessoas assim que contribuem com a melhoria do blog que nós precisamos. Bom ter gostado da receita também. Um grande abraço e sucesso em suas receitas!
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Estive recentemente no Recife e, no café da manhã da pousada, não saia da mesa antes de um pedaço de bolo de macaxeira! Fiz o bolo de liquidificador na semana passada e ficou maravilhoso. Agora estou fazendo a versão feita à mão (que era a servida no Recife). Depois volto para comentar!

    ResponderExcluir
  4. Na receita feita à mão, nos ingredientes são citados 100ml de óleo que não são citados no modo de fazer.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise. Obrigada pelo toque. Estava em viagem e só acessei agora.

    Fiz também a receita e ficou ótimo o bolo, mas nada mais incrível do que ouvir isso de vocês. Fico muito feliz. Infelizmente, não tinha anotado lá, mas corrigi. Desta vez, fiz uma revisão. Espero não ter deixado mais nada de fora no modelo de fazer. Bem, com isso tudo, acabou me dando vontade de fazer de novo no feriadão que vem aí....

    O mais importante é que ao menos nos ingredientes ficou ok, né?
    Aliás, normalmente, em uma receita de bolo, o fermento é sempre acrescentado ao final e misturado levemente. As farinhas (trigo ou rosca), normalmente misturadas à mão, antes do fermento, mas tudo depende da receita do bolo. E isso é o que torna cada receita única e especial.

    Um grande abraço e sucesso nessa receita também!

    Sil

    ResponderExcluir
  6. Acabei de fazer a receita,está no forno,o cheirinho está ótimo!!!!
    Assim que assar eu escrevo como ficou!!!!!Bjus

    ResponderExcluir
  7. Natália,
    Deu até vontade de comer um pedacinho...consegui sentir o cheirinho e o gosto delicioso daqui mesmo! Diga pra gente como ficou, ok?
    Ah, tem sorteio no blog. Participe e divulgue, ok? É até o dia 24junho.

    http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2014/06/sorteio-kit-torradeira-colecao-faca-e.html.

    Você também pode se inscrever para receber receitas da Doce Lar sempre que forem postadas:

    http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2014/05/voces-pediram-e-gente-fez.html

    Bjs
    Sil!

    ResponderExcluir
  8. A primeira foto do bolo é feita a mão ou no liquidificador .
    Quero q o meu bolo fique daquele jeito.

    ResponderExcluir
  9. Natália, boa noite!
    Normalmente fica mai mole no liquidificador que à mão, porque mistura mais os ingredientes. À mão ou batedeira normalmente fica com mais pedacinhos de coco. O que comi na minha amiga foi no liquidificador, mas ela me disse que já fez à mão também e os 2 ficam muito bons!
    Quando fizer, deixe aqui suas dicas também, ok? Como disse lá no início da postagem, não fiz - preguiça mesmo por causa do aipim, mas farei. Com as 3 cirurgias que meu marido fez de emergência, mal consigo entrar para postar e responder a vocês...mas as coisas estão melhorando...
    Bjs
    Sil!

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia! Acabei de conhecer o blog. O bolo de aipim parece fácil, mas fiquei com dúvida com relação a opção 1 no "acrescente os ovos sem pele e as claras". Este "e" quer dizer com as claras ou elas também não entram como a pele?. Parece boba a pergunta, mas uma preposição pode mudar o texto e aprendi que receitas devem ser consideradas os itens tal qual porque quem as fez com certeza já testou. Obrigada! Vou seguir o blog.

    ResponderExcluir
  11. Amigo(a),
    Você tem toda a razão. O correto seria... acrescente as gemas (sem as peles) e as claras. E faz sim toda a diferença. Por isso mesmo, já corrigi e agradeço muito sua postagem.
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  12. Posso assar no microondas?

    ResponderExcluir
  13. Nunca fiz no micro-ondas. Sempre acho que é mais gostoso no forno. Normalmente, quando fazem no micro-ondas, é com outra massa. Pesquisei esses links para você: http://www.tuasreceitas.com.br/click/index/9425403/?site=artesdasadhianacozinha.com OU com massa pronta... http://blogninabonita.blogspot.com.br/2013/01/bolo-de-aipim-de-microondas.html E http://receitasnarede.com/receita/bolo-de-mandioca-no-micro-ondas-com-massa-pronta-eu-experimentei/ver.
    Boa Sorte!
    Sil.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    fiz a receita batida no liquidificador, porém não usei côco e ele ficou mole, com textura de pudim. O côco é imprescindível? Ele não ficou mais com textura de bolo por causa disso? Você sabe dizer? Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fernanda!
    Acho que é porque fica mesmo mais mole no liquidificador do que misturando à mão. Nunca fiz sem o coco. O seu ficou mais parecido com uma consistência de pudim? Acho que o coco fez uma diferença, mas perguntei a uma amiga do trabalho que fez tudo no liquidificador e ela disse que fica mais mole, mesmo com o coco, mas que o dela ficou legal e que ela prefere a fazer à mão e ficar menos mole. Você pode experimentar também em misturar as farinhas secas na vasilha e pôr a mistura por cima para fazer à mão (seria um pouco de cada método - mão e liquidificador), mas a amiga que me passou a receita garantiu dar certo. Comi na casa dela. Como ficou o seu após pronto?
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  16. Ele não ficou líquido, mas ficou bem molinho, lembrando pudim mesmo. Ficou uma delícia, o gosto estava maravilhoso, mas não estava com aquela "casquinha" que geralmente os bolos de mandioca ficam, sabe? Da próxima vez vou fazer com côco para ver se dá muita diferença. Também prefiro que ele não fique tão mole, gosto quando fica mais consistente, mas sem ficar duro. Em questão de sabor ficou maravilhoso, só estava com essa dúvida mesmo!! :) obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  17. Fernanda,
    Daqui umas 2 semanas, testarei o bolo com as dicas que acrescentei acima, graças à sua experiência. Só não garanto fazer no próximo final de semana, porque já sei que não estarei por aqui. Na feira da cidade do Guará, perto de Brasília (Guará) vende a mandioca ralada também). Assim fica bem fácil né? Veja se não vendem em alguma feira de sua cidade....use, se der, o coco ralado da feira também. Aquele em que eles ralam o coco seco na hora, pois ajudará na consistência e parecerá mais com o bolo de mandioca da vovó.

    Também pode pôr só a metade do coco na mistura que bateu no liquidificador e deixar a outra metade para misturar à mão (veja lá em cima a explicação). Em relação ao leite, pode diminuir para 150ml (no lugar dos 200ml). Acho que dará certo agora. Quem fizer assim primeiro, conta a outra, combinado?
    Sucesso sempre pra você!
    Bjs,
    Sil.

    ResponderExcluir
  18. Fernanda,
    Lembra que prometi a você fazer o bolo em duas semana? Promessa cumprida! Veja a postagem de hoje: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2014/11/bolo-de-aipim-em-forminhas-ou-inteiro.html.
    Adorei o bolo.Veja a postagem!
    Ah, não posso deixar de agradecer seus comentários.
    Adoro essa interação com os leitores!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Sil! Somente hoje me lembrei de voltar aqui no site. Estou numa correria danada. Curioso você falar, eu moro em BSB também... kkkkk vou dar uma passada na feira e procurar esses ingredientes. Com certeza vai facilitar. Já salvei a recita nova nos favoritos, pois pretendo fazer semana que vem ou na próxima. Obrigada pela boa vontade e pela atenção em responder! Muitas vezes isso não acontece. Bom saber que ficou uma delícia, até fiquei ansiosa pra fazer logo!!! hehehehe.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Fernanda,

    Que bom que está pertinho! Se quiser, depois me mande seu e-mail pelo docelarparavoce@blogspot, Fique à vontade!

    A Feira do Guará me surpreendeu. Encontrei tanta coisa legal e fresquinha....vale a pena conferir mesmo.

    Boa sorte no seu bolo. Se ele não ficar como você quer e testar outra receita do seu agrado, conta pra gente que isso só ajudará a todos. Se puder me ajudar, agradeço. Vamos ficar felizes juntas.

    Um grande abraço.
    Sil

    ResponderExcluir
  21. eu ainda não fiz, este fiz outro com coco fresco o aipim ralado e espremido 100g de coco fresco fermento leite desnatado 2 ovos 1 xicara farinha branca tudo batido no liquidificador, ficou gostoso bom como pudim.18 9. /2015.

    ResponderExcluir
  22. OI, Maria do Carmo!
    Também adoro os comentários de vocês. Essa interação é bem importante! Fique sempre conosco!
    Um abraço!
    Sil

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu fiz a receita como manda, mas em vez de untar e enfarinhar a forma eu coloquei papel manteiga no fundo como eu faço o restante das receitas que faço. Ficou um pudim, muito gostoso mais não ficou com aparência e gosto de bolo. Mas afinal é o sabor que vale. Obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  24. OI, Isabel querida!
    Pena que não ficou mais durinho. Claro que vale principalmente o sabor, mas veja este outro que eu fiz e que falo dele ao final desta postagem (em meu teste...).... http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2014/11/bolo-de-aipim-em-forminhas-ou-inteiro.html.
    Valeu por sua postagem.
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  25. Maravilhoso esse bolo de liquidificador.Como eu gosto de mais rústico,ralei 1/3 da mandioca e do coco no ralo grosso e só misturei ao creme do liquidificador. E salpiquei um pouco de coco por cima. Obrigada pela receita. SIMPLESMENTE MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela dica!
    Continue conosco!
    Vou acrescentar lá em cima para todos lerem.
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  27. Final de 2023 e a receita é um sucesso entre meus amigos lisboetas.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato