Doces Chefs: Vinagrete de Berinjela (ao forno) da Ariadne

17:45Silmara Aldrighi


A Ariadne é uma pessoa especial, uma excelente profissional
e agora se revela como uma ótima chef!
Aproveite esta receita para rechear um TORTA...
...veja a primeira postagem da Doce Lar Para Você:
Querida, esta é em sua homenagem!!!!!!
AAmiga, fiz sua receita sem passas....

Ingredientes: 2 pimentões (1 verde e 1 vermelho), 3 cebolas grandes, 3 tomates, 3 berinjelas grandes,  2 colheres (sopa) de orégano, 100g de azeitonas sem caroço, 100g de passas sem sementes (branca ou escura) - opcional: eu não usei, porque só eu gosto dessa mistura salgado/doce em casa - 10 dentes de alho cortados em rodelas, 2 pimentas-de-cheiro, 1 colher (chá) de sal (ou a gosto), em torno de 1 xícara  (chá) de vinagre (não uso o vinagre de álcool), em torno de 1 xícara (chá) de azeite. Embora se chame vinagrete, só a fiz uma vez usando vinagre. Das 2 formas fica ótimo, mas, para recheio, achei melhor sem o vinagre.
Para a torta, poderá usar queijo e tomate seco:
Nela, há outra variação do recheio!

Modo de Fazer: corte os pimentões, os tomates e as cebolas, como se fosse fazer um vinagrete. Há muitas variações a gosto. Corte as berinjelas em cubinhos e misture aos demais ingredientes, menos as passas. Se esta receita for para uma torta, também pode cortar tudo em tirinhas finas ou assim mesmo em cubos. Coloque numa assadeira coberta com papel alumínio e leve ao forno, por aproximadamente 40 minutos. Tire do forno, tire o papel alumínio e acrescente as passas. Leve novamente ao forno, sem papel alumínio, por mais 10 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e coloque em um recipiente de vidro. Bom apetite. Acompanha bem torradinhas, carnes e o que a imaginação permitir.
 
 
Dicas: normalmente ponho sal na berinjela cortada e deixo descansar um pouco, porque ela solta água. Eu espremo a água e uso a berinjela já com sal. Também já fiz em tirinhas várias vezes (assim tambem corto o pimentão, quando vou usar esta receita como recheio da torta de berinjela com tomate seco. Ah, sempre que vou tirar o alumínio, tiro a assadeira/vasilha vidro do forno e dou uma misturada com uma colher grande para que fique tudo homogêneo.

 Veja a parte intermediária da Receita....
Tirei uma parte do forno para mostrar como ela fica ao tirarmos o papel alumínio.
Acabei não percebendo que a maior parte dos pimnetões ficou na assadeira.
Bem, agora ela foi de volta ao forno para assar.
Depois ela fica mais douradinha......
 
 
 
 
 
Hoje (29/03/13), fiz de novo a receita...
...acrescentei uns dentes de alho inteiros...uma delícia!
Veja as fotos abaixo (cortadas em quadradinhos)....
 
 
 
 
 
Bom Apetite a todos!!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato