Macarronada de Bacalhau com Sobras da Sexta-Feira Santa! Prático e Saboroso!

17:07Silmara Aldrighi

Macarrão com Bacalhau,
uma simples delícia!
 

 
Não há segredo nesta receita....
Use o macarrão de sua preferência, o bacalhau desfiado, azeite,
cebolas em rodelas, tomate picadinho, alho em tirinha (ou como quiser),
azeitonas pretass picadas em 4 partes ou cortadas ao meio
(usei as verdes, pois não tinha azeitonas pretas),
azeite e sal a gosto, salsa e ovo de codorna para enfeitar!
 
É rápido de fazer, fica saboroso e pode usar seu sábado para terminar de comprar
os ovos de Páscoa ou fazer uma bela caminhada ou dormir até tarde...
...o que quiser!
 
Se preferir deixar para o domingo, pode ser uma boa opção também! 
 
 
  

Veja como fiz, mas adapte esse receita à quantidade dos ingredientes
e ao tipo de macarrão que tiver em casa!
  
Ingredientes: 500g de bacalhau dessalgado e desfiado, 3 cebolas médias em rodelas finas, 8 dentes de alho em tirinhas, 1 tomate picado e sem as sementes (desta vez usei com pele mesmo), 10 azeitonas pretas cortadas ao meio ou em 4 partes (usei o que tinha: azeitona verde), 1 pacote de macarrão talharim (usei gravatinha, que era o que eu tinha), azeite extra-virgem e sal a gosto, 10 ovos de codorna para enfeitar e 1 colher (sopa) de salsa para salpicar por cima.
  
 
 
 
Modo de Fazer: ponha a água (veja a dica abaixo sobre essa água) para ferver, ponha sal, se necessário e cozinhe o macarrão de sua preferência e como diz a embalagem. Enquanto espera ferver, prepare o Bacalhau. Refogue o alho em azeite até começar a ficar mais escurinho, mas sem ficar escuro. Ponha a cebola e mais azeite e refogue bem, até que fique macia (se precisar, ponha mais azeite e não use fogo alto - eu acabei não amolecendo a cebola suficiente desta vez, mas deu certo ainda assim). Acrescente a azeitona e o bacalhau desfiado (após escorrer o azeite onde ele ficou de molho desde o inicio da manhã - veja a dica abaixo) e refogue bem. Lembre-se de usar o azeite onde ficou o bacalhau de molho (ele pegou um pouco do gosto do bacalhau). Prove o sal e acrescente o tomate picadinho. Misture. Desligue o fogo. Escorra o macarrão, jogue nele um fio de azeite extra-virgem, misture-o e ponha um pouco mais metade do refogado de bacalhau. Misture de novo, cubra com o restante do refogado de bacalhau, enfeite com os ovinhos de codorna e a salsa. Sirva quente e saboreie esse prato com um bom vinho branco! Leve o azeite à mesa também.
  


 
Dica 1: se for dessalgar o bacalhau, use água filtrada e, na última troca, não jogue a água fora, para usá-la no cozimento do macarrão. Eu preferi completar a "dessalgagem" com a fervura no bacalhau para que ele soltasse o sal mais rápido (esqueci de dessalgar na véspera) e assim ele já dei um leve cozimento. Usar a água do bacalhau no macarrão deu um gostinho a mais na massa. No meu caso, ainda pus um pouco do azeite em que ficou o bacalhau de molho umas 3 horas.
 
Dica 2: de manhã cedo, após dessalgar o bacalhau, deixá-lo de molho em azeite até a hora em que for fazer o prato para o almoço....ele pegará mais o sabor do azeite.
 
Dica 3: para conseguir descascar mais rápido e melhor o ovo de codorna, ao cozinhá-lo, escorra a água quente e coloque os ovinhos em uma vasilha com água gelada por uns minutos para resfriá-los e desgrudar mais a casca.
 
Dica 4: não desfie demais o bacalhau, pois ele se desfiará na hora do cozimento.
 


 
Se preferir outras receitas de BACALHAU,
procure também na Doce Lar Para Você!
Bom Apetite!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato