Frango de forno rápido e delicioso (e ainda sobra tempo pra você...)

15:44Silmara Aldrighi

Sabe aquele encontro marcado em cima da hora ou ainda a família que resolveu almoçar com você....ou aqueles amigos que vieram da faculdade pra sua casa pra estudar?


Pois é....se você tiver os ingredientes abaixo (ao menos os principais),
rapidinho fará um prato delicioso que todos apreciarão bastante.



Dependendo da quantidade de pessoas, poderá reduzir esta receita à metade.
Acredito que esta aqui dê para umas 4 pessoas fartamente ou
 para 6 de forma razoável, pois ainda há os acompanhamento.

Ingredientes: 500g de filés de peito de frango (cortados em bifes finos), 1 pacote de creme de cebola pronto (aqueles pacotinhos vendidos em supermercados), 200g de queijo muçarela fatiado e 1 lata de creme de leite. Use 1/2 xícara (chá) de azeite de boa qualidade (no máximo com 0,5% de acidez) para untar uma forma que vá ao forno. Ah, pode usar ervas para temperar o creme de leite, se você gostar......adoro usar ervas (manjericão, alecrim, orégano e hortelã, por exemplo) picadinhas e em proporções pequenas (misturo 1 colherinha de café de cada uma delas), apenas para dar um toque ao prato.

Modo de Fazer: misture o creme de leite (com soro), o creme de cebola e as ervas (se desejar) e reserve esse creme. Forre a vasilha rasa de vidro com o azeite (uso forma rasa e um pouco maior para que tenha uma maior área de visão do queijo douradinho). Distribua os bifes de filés de frango. Espalhe a mistura que havia reservado por cima desse frangoDistribua as fatias de queijo muçarela por igual, por cima desse creme e leve ao forno médio pré-aquecido (uns 180 graus) até que o queijo derreta e fique douradinho. O tempo dependerá da potência do forno. Aqui em casa não leva mais que 30 minutos. Pode polvilhar com orégano como toque final. Essa foi a dica da Cláudia, amiga que nos acompanha e que nos deu essa dica legal!

OBS: na receita original, os filés de frango vão crus para a montagem e cozinham no forno. Já fiz assim e deu certo, mas achei melhor fazer os filés por fora (como se fosse fazer peito de frango na chapa), sem deixá-los tostar demais.

Viu como é rápido para montar o prato, se você tiver o frango cortado? O trabalho será do forno em assá-lo, enquanto você prepara a salada (porque batata palha também vem pronta e arroz pode ser opcional) ou se arruma ou arruma a mesa ou o que quiser fazer.


Dica: costumo sempre ter queijo muçarela fatiado em casa. Adoro fazer pratos com ele. Fica gostoso e com aquele douradinho que já atrai com os olhos. Ah, se você tiver arroz que sobrou do dia anterior, ponha um pouco de água filtrada (1 xícara de cafezinho) para ferver e jogue o arroz natural na panela (ou o esquente levemente no microondas se o tirou da geladeira agora) e ele parecerá quase novinho em folha.

Outra dica: gosto de usar os filés de peito cortados fininhos, pois pegam mais o sabor e acho mais delicado. Também compro o filé de peito e corto, mas os supermercados já os vendem cortados também.


Sugestões de acompanhamento: arroz, salada e batata palha , que pode ser jogada por cima deste prato, quando retirá-lo do forno, ou ainda a famosa polenta frita. Para um prato light, use ingredientes de pouca caloria (requeijão, queijo e creme de leite light) e escolha acompanhamentos como salada de alface americana com tomate cereja, rúcula (ou agrião), acelga, cenoura ralada ou outra de sua preferência.

Esse prato é bem mais rápido que outro que já postei anteriormene neste blog. Um é variação do outro, mas este aqui é simples de se fazer e requer menos inredientes. Veja também a receita anterior: http://docelarparavoce.blogspot.com/2011/04/frango-muito-facilpra-quem-tem-fome-e.html

Com batata palha, poderá ficar assim:


Sucesso pra você...SEMPRE!
Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

4 comentários

  1. Gostei, só que eu fiz uma pequena mudança em vez de creme de leite eu utilizei da primeira vez que fiz leite evaporado, (só se consegue fora do Brasil, o país já produziu com o nome de leite ideal, mais não vingou eu acredito que por falta de publicidade) e da segunda vez que fiz foi com queijo cremoso, ficou uma delicia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Charito!
    Adorei a dica! Não conheço realmente esse leite evaporado, mas tentarei com creme para ver como fica. Deve ser uma delícia sim!
    Quando viajar ao exterior darei uma olhada.
    Valeu pela postagem. Muito grata!
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  3. deve ficar bom também com filés de peixe!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel querida! Amo peixe!
    Acho que deve sim. COm bacalhau já fiz e tenho certeza!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato