Frango de forno rápido e delicioso (e ainda sobra tempo pra você...)

15:44Silmara Aldrighi

Sabe aquele encontro marcado em cima da hora ou ainda a família que resolveu almoçar com você....ou aqueles amigos que vieram da faculdade pra sua casa pra estudar?


Pois é....se você tiver os ingredientes abaixo (ao menos os principais),
rapidinho fará um prato delicioso que todos apreciarão bastante.



Dependendo da quantidade de pessoas, poderá reduzir esta receita à metade.
Acredito que esta aqui dê para umas 4 pessoas fartamente ou
 para 6 de forma razoável, pois ainda há os acompanhamento.

Ingredientes: 500g de filés de peito de frango (cortados em bifes finos), 1 pacote de creme de cebola pronto (aqueles pacotinhos vendidos em supermercados), 200g de queijo muçarela fatiado e 1 lata de creme de leite. Use 1/2 xícara (chá) de azeite de boa qualidade (no máximo com 0,5% de acidez) para untar uma forma que vá ao forno. Ah, pode usar ervas para temperar o creme de leite, se você gostar......adoro usar ervas (manjericão, alecrim, orégano e hortelã, por exemplo) picadinhas e em proporções pequenas (misturo 1 colherinha de café de cada uma delas), apenas para dar um toque ao prato.

Modo de Fazer: misture o creme de leite (com soro), o creme de cebola e as ervas (se desejar) e reserve esse creme. Forre a vasilha rasa de vidro com o azeite (uso forma rasa e um pouco maior para que tenha uma maior área de visão do queijo douradinho). Distribua os bifes de filés de frango. Espalhe a mistura que havia reservado por cima desse frangoDistribua as fatias de queijo muçarela por igual, por cima desse creme e leve ao forno médio pré-aquecido (uns 180 graus) até que o queijo derreta e fique douradinho. O tempo dependerá da potência do forno. Aqui em casa não leva mais que 30 minutos. Pode polvilhar com orégano como toque final. Essa foi a dica da Cláudia, amiga que nos acompanha e que nos deu essa dica legal!

OBS: na receita original, os filés de frango vão crus para a montagem e cozinham no forno. Já fiz assim e deu certo, mas achei melhor fazer os filés por fora (como se fosse fazer peito de frango na chapa), sem deixá-los tostar demais.

Viu como é rápido para montar o prato, se você tiver o frango cortado? O trabalho será do forno em assá-lo, enquanto você prepara a salada (porque batata palha também vem pronta e arroz pode ser opcional) ou se arruma ou arruma a mesa ou o que quiser fazer.


Dica: costumo sempre ter queijo muçarela fatiado em casa. Adoro fazer pratos com ele. Fica gostoso e com aquele douradinho que já atrai com os olhos. Ah, se você tiver arroz que sobrou do dia anterior, ponha um pouco de água filtrada (1 xícara de cafezinho) para ferver e jogue o arroz natural na panela (ou o esquente levemente no microondas se o tirou da geladeira agora) e ele parecerá quase novinho em folha.

Outra dica: gosto de usar os filés de peito cortados fininhos, pois pegam mais o sabor e acho mais delicado. Também compro o filé de peito e corto, mas os supermercados já os vendem cortados também.


Sugestões de acompanhamento: arroz, salada e batata palha , que pode ser jogada por cima deste prato, quando retirá-lo do forno, ou ainda a famosa polenta frita. Para um prato light, use ingredientes de pouca caloria (requeijão, queijo e creme de leite light) e escolha acompanhamentos como salada de alface americana com tomate cereja, rúcula (ou agrião), acelga, cenoura ralada ou outra de sua preferência.

Esse prato é bem mais rápido que outro que já postei anteriormene neste blog. Um é variação do outro, mas este aqui é simples de se fazer e requer menos inredientes. Veja também a receita anterior: http://docelarparavoce.blogspot.com/2011/04/frango-muito-facilpra-quem-tem-fome-e.html

Com batata palha, poderá ficar assim:


Sucesso pra você...SEMPRE!
Beijinhos da Sil!! :-)

Você também pode curtir

5 comentários

  1. Gostei, só que eu fiz uma pequena mudança em vez de creme de leite eu utilizei da primeira vez que fiz leite evaporado, (só se consegue fora do Brasil, o país já produziu com o nome de leite ideal, mais não vingou eu acredito que por falta de publicidade) e da segunda vez que fiz foi com queijo cremoso, ficou uma delicia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Charito!
    Adorei a dica! Não conheço realmente esse leite evaporado, mas tentarei com creme para ver como fica. Deve ser uma delícia sim!
    Quando viajar ao exterior darei uma olhada.
    Valeu pela postagem. Muito grata!
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  3. deve ficar bom também com filés de peixe!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel querida! Amo peixe!
    Acho que deve sim. COm bacalhau já fiz e tenho certeza!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda me lembro quando eu fiz bioinorgânica junto com você, você saiu da prova 1 falando:

    - Tinha que ter puxado bioinorgânica com o Garrido, estava muito fácil de colar.

    Depois disso, eu descubro que você estava fazendo iniciação científica com bolsa PIBIC/CNPQ junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39251148/

    O Roberto Carlos deve ter escrito esse artigo sozinho e deve ter colado o seu nome, você não deve ter escrito uma linha sequer desse artigo científico, se você não tem capacidade de passar estudando na prova de bioinorgânica, você também não tem capacidade de escrever uma linha sequer de um artigo científico.

    A Ana Luiza Vidal Pimentel Santos deve ter ficado com a sua bolsa de iniciação científica. Ela é outra que também não presta, eu já descobri que a Ana Luiza Vidal Pimentel dos Santos é que fica cadastrando o meu nome sem a minha autorização no site de uma imobiliária e de funerária, só para eu ficar recebendo trote durante as férias. A ANA LUIZA VIDAL PIMENTEL SANTOS ainda participou do 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), que aconteceu em Minas Gerais.

    Só gente que não presta, faz iniciação científica com o Roberto Carlos.

    Agora você, Thamires Ferreira de Freitas vai se formar como farmacêutica, graças ao CR 7 que você conseguiu colando na prova. Você representa o que a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem de pior.

    Você ainda apresentou trabalho na Semana da Integração Acadêmica e Científica (SIAC) e na Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ (JICTAC).

    Você ainda por cima, foi expulsa do seu estágio na GSK, depois que o pessoal descobriu que você fica colando na prova, que você não está nem aí para a faculdade e nem para a ciência brasileira, que você ficou dois fazendo iniciação científica, por causa da bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ.

    Assim que o pessoal da PPD no Brasil descobrir que você é uma pessoa desonesta que fica colando na prova, eles vão te demitir também.

    Se a Universidade Federal do Rio de Janeiro fosse uma instituição séria, você já teria sido expulsa da faculdade há muito tempo. Infelizmente a coordenação da farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro prefere fechar os olhos para pessoas que colam na prova igual a você.

    Se você morasse aqui na rua a história seria bem diferente. Em cima da minha rua funciona uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato