Creme Vegano de Couve-flor COM Macarrão de Arroz (sem ovo) OU como Cobertura de Torta-Creme de Couve-Flor

07:00Silmara Aldrighi

A base é o creme de couve-flor, na receita original, para o prato de macarrão,
e, na receita adaptada, para a Torta-Creme de Couve-flor.

Escolha a sua opção e se divirta com sabor!


Meus buquês de couve-flor foram dourados e misturados com alho picado e refogado.
Pode ser totalmente vegano. Os pratos são "total vegan" - explicamos como...
_____________________________________________________________________________


INGREDIENTES DO MOLHO DE COUVE-FLOR..

...para as 2 opções de prato

1 xícara (chá) de cebola picada, 1 couve-flor média (600g), 2 e 1/2 xícara (chá) de leite de amêndoas, 1 xícara (chá) de água ou de caldo de legumes a gosto, sal a gosto e pimenta a gosto (opcional).

_____________________________________________________________________________


MODO DE FAZER O MOLHO



SE OPTAR POR MACARRÃO com MOLHO - Prato 1


Receita DAQUI

Ingredientes:
  • Se não quiser fazer a torta mais usar o molho para macarronada, cozinhe 500g de macarrão de arroz, sem ovo, e será um prato vegano. Use um pouquinho de Castanha-do-Pará ralada para polvilhar por cima como finalização do macarrão ou da torta, ficaria legal (opcional – quantidade a gosto). Doure, em pouco azeite e em fogo baixo, 4 dentes de alho grandes picados (opcional). Escorra e reserve para pôr por cima do molho e das castanhas. Separe cebolinha picada a gosto (opcional) para polvilhar por último. Este prato serve, em média, umas 4 pessoas. Seu tempo de preparo é cerca de 40 minutos.

Modo de Fazer:
  • Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola picada até ficarem levemente dourados. Acrescente cerca de a couve-flor picada, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e refogue rapidamente. Adicione o leite de amêndoas, a água, misture, tampe e deixe cozinhar até que a couve-flor fique bem macia, o que vai levar cerca de 15 minutos. Desligue, espere esfriar por cerca de 10 minutos antes de bater. Passados os 10 minutos, bata a mistura da panela até ficar um creme bem uniforme. 
  • Se for comer com macarrão e não como torta, enquanto esfria a couve-flor para você bater no liquidificador, cozinhe 500g do macarrão de sua preferência (ex: arroz, sem ovos). Sobre o macarrão, ponha o molho pronto e pode polvilhar com castanha-do-Pará ralada e alho douradinho - até cebolinha picada. Está pronto!



SE OPTAR PELA TORTA com MOLHO ENGROSSADO e RECHEIO - Prato 2



Ingredientes: creme de couve-flor já pronto (veja receita do creme de macarrão explicada logo acima), 3 colheres (sopa) de farinha de trigo ou de arroz ou de aveia e sal a gosto, se precisar. Reserve mais 1 couve-flor média cortada em buquês e branqueada e 6 dentes de alho grandes picados para dourar e jogar por cima dos buquês de couve explicado a seguir.

Modo de Fazer:

Reserve mais 1 couve-flor média cortada em buquês e cozinhe um pouco (com sal, neste caso), como se fosse branquear para congelar, mas sem o processo de resfriamento. É fazer isso para a couve-flor ficar cozida “al dente” e você poder dar uma douradinha nela antes de montar a torta, sem que a couve-flor fique esfarelada.

Leve à panela/frigideira antiaderente com pouquinho azeite ou óleo de coco pra dar uma leve dourada (se preferir, poderá desprezar a douradinha no fogo e levar para dourar ao forno, polvilhando nela um pouco de farinha de rosca (a que vc usa) e de queijo ralado (qual quiser, se quiser).

Unte uma forma antiaderente, passe farinha de arroz e ponha os pedaços de couve-flor já dourada. Por cima, salpique 6 dentes de alho grandes picadinhos e jogue o molho de couve-flor (já engrossado *) por cima, polvilhe queijo ralado de sua preferência e leve para dourar. Nesta fase, se quiser, ponha também a Castanha-do-Pará raladinha, mas não a cebolinha. Se gostar de usar a cebolinha, salpique por cima dos buquês de couve-flor, antes de pôr o molho por cima.

* Para engrossar o creme de couve-flor, misture o creme de couve-flor já batido no liquidificador com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo ou de arroz ou de aveia e engrosse no fogo para pôr por cima

_____________________________________________________________________________

  • No lugar da água você pode usar caldo de legumes (veja uma receita aqui) e no lugar do leite de amêndoas, você pode usar o de coco (porém, o gosto fica um pouco mais marcante), o de castanha do paráo de caju.
  • Você também pode adicionar outros temperos de sua preferência, como noz moscada.
_____________________________________________________________________________

Tem também...



BOM APETITE!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato