Sobrou arroz? Faça Bolinho de Arroz (tradicional ou de liquidificador) OU ainda Croquete Vegetariano: todos são ótimas opções!

18:15Silmara Aldrighi

Bolinho de Arroz Tradicional

A maior parte das pessoas faz o bolinho tradicional, como este,
que é o mais temperado. Mas como tinha muito arroz e fiz 3 receitas diferentes.
Ficaram bem gostosos os bolinhos, mas deixo você ver o que prefere.



Ingredientes: 2 pratos de arroz cozido (use as sobras que estão em susa geladeira), 2 ovos, 5 dentes de alho picadinhos ou amassados, 1/2 cebola picadinha ou ralada, 1/2 xícara (chá) de salsinha e de cebolinha (picar os 2), 1 colher (café) de fermento em pó (opcional - eu não uso) e sal a gosto, além do óelo para fritar. Acrescentei 50g de queijo parmesão ralado. Ah, pode usar o arroz da forma como está e o bolinho fica mais granulado ou passar o arroz no processador, como eu faço.

Modo de Fazer: junte e misture bem todos os ingredientes em uma vasilha (as claras, se preferir, poderá batê-las ligeiramente ou em neve). Por último ponha a farinha (aos poucos) até dar a liga. Aqueça o óleo e frite os bolinhos às colheradas, moldando-os com o auxílio de 2 colheres (uma de sopa e uma de sobremesa) para que fiquem uniformes. Escorra em papel-toalha e sirva-os quentinhos.

Dica 1: tente não pôr muita farinha de trigo, para que fique crocante por fora e macio por dentro. Ah, com as claras em neve, fica mais fofo.


Dica 2: compare a foto acima e veja as variações que você tem na hora de fazer os bolinhos. A primeira é fritar o bolinho direto, passando apenas na farinha de trigo. A segunda, é passar na farinha de trigo, no ovo batido e depois na farinha de rosca.. Ambas são fritas. Já a terceira opção, após passar no ovo batido e no biscoito cream cracker desmanchado, é levar os bolinhos ao forno.



Bolinho de Arroz de Liquidificador

Esse é o mais fácil de fazer. Talvez as pessoas optem por ele por isso.


Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cozido, 2 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 ovo, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, sal a gosto, salsinha picada a gosto, farinha de rosca para empanar e óleo para fritar.
Modo de Fazer: bata ligeiramente, no liquidificador. Transfira para uma tigela e acrescente, misturando bem, o queijo ralado, o ovo, a farinha de trigo, o sal e a salsinha. model os bolinhos com ajuda de uma colher, empane-os com farinha de rosca e os frite em óleo quente. Escorra em papel toalha e sirva quente.

 


Croquete Vegetariano de Arroz

Esta receita foi feita para quem não bebe leite, nem come seus derivados.
Foi mais um dos pedidos durante as inscrições para nosso último sorteio.

Peguei essa na revista "Vegetarianos" de maio deste ano.
Achei bem gostosos os bolinhos, mas ainda prefiro o outro que não leva ovo.


Foi fácil! Desta vez fiz sem ovo e batendo tudo no liquidificador,
mas pode usar também o processador.



Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz cozido, 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 1 pitada de cominho (opcional), 1 pitada de pimenta-do-reino, 2 colheres (sopa) de azeitonas picadas e 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca. Queijo parmesão e salsinha desidratada a gosto para polvilhar.

Modo de Fazer: bata o arroz, no liquidificador ou no processador, até que vire uma massa uniforme. Transfira o conteúdo para uma vasilha e acrescente a cebola, a salsa, o cominho, a pimenta-do-reino e as azeitonas. Para dar liga na massa, utilize a farinha de mandioca. Em seguida, modele a massa na forma de croquete. Por último, frite o salgado em óleo quente preaquecido, escorra bem, polvilhe queijo parmesão ralado e salsa desidratada.

Dica 1: pode substituir o arroz por lentilha ou feijão ou ervilha ou grão-de-bico. 

Dica 2: se for preparar algo a mais (ex: esqueceu de separar a salada), pode pôr as bolinhas  



Bom Apetite!!!


Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato