Salgado de Couve-Flor no Forno (sem glúten) - ótimo petisco ou acompanhamento ou prato principal. Você decide!

14:49Silmara Aldrighi


Ficou uma delícia!!!
Algo leve, saboroso e um curinga mesmo!



Ingredientes:

- ½ couve-flor grande
- 200 g de farinha de arroz – se precisar, ponha mais 100g
- 1 colher (chá) de fermento químico
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 dente de alho, esmagado
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
- 2 ovos grandes ou 3 médios levemente batidos
- óleo para fritar - Eu assei no forno, mas ficaram irregulares, pq não escorri suficiente a couve-flor e não esperei esfriar, como deveria.


Modo de Fazer:

- Quebre a couve-flor em pedaços pequenos e pique miudinha ou a rale e ponha toda ela em água fervente por apenas 3min. Escorra e ponha em uma tigela e deixe esfriar. No meu caso, não escorri muito, nem esperei esfriar (estava ainda morno) pela pressa de fazer pro lanche e acabou não ficando em formado de hambúrguer direito, mas o gosto ficou ótimo!!!

- Junte à couve-flor cozida a farinha (200g), o fermento, o queijo, o alho, a salsinha e um pouco de sal e pimenta e misture delicadamente.

- Adicione os ovos batidos e misture mais. Se a mistura ficar muito seca, junte um pouco de água ou caldo de legumes para dar liga. Ou, se molhadinha, vá acrescentando, aos poucos, a farinha de arroz restante (100g ou menos).

- Aqueça óleo o bastante para cobrir a base de uma frigideira, em fogo médio. Quando estiver quente, coloque colheradas da mistura, cuidando para deixar um espaço entre elas. Frite até dourar de um lado, vire e achate levemente com um garfo. Frite do outro lado até dourar e ficar cozido no centro. Isso estava na receita original adaptada DAQUI.

- Pré-aqueça o forno médio e ponha essa mistura em assadeira antiaderente (em colheradas ...elas se espalharão um pouco, só pouco mesmo...a minha é porque nem escorri o suficiente, nem deixei esfriar o suficiente, como disse antes aqui) e leve para assar. Não passa muito tempo. Observe uns 10min para virar de lado. Cada forno tem sua potência. Vire o lado e o outro deve ser mais rápido ainda. Se achar que sua assadeira dá uma pregadinhas no salgado, unte muito por cima com óleo de coco ou azeite.

- Sirva os bolinhos quentes, ou em temperatura ambiente, como aperitivo antes da refeição.

Rende cerca de 20 bolinhos – se fritos e com base na medida da colher de sopa.


BOM APETITE!!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato