todos

Estrogonofe/Strogonoff de Palmito - uma delícia de comida vegetariana (ou vegana se trocar o creme de leite)

12:33Silmara Aldrighi

Bom, você pode comer com salada se quiser,
mas tradicionalmente gostamos como está na foto.


Primeiro sobre o molho de tomate caseiro:

Há dois tipos que fazemos em casa....

Um deles sem a pele e semente e manualmente um pouco mais trabalhoso...
....e o outro com a pele (sem sementes) e depois pôr na passata italiana.

Ah, tem também o molho do Bertolazzi, que é uma delícia e leva cenoura

Mas se tiver com pressa, faz molho vermelho usando 
o melhor do molho pronto. Veja aqui!


São só estas 2 diferenças entre os 2 molhos caseiros lá de casa:

...ao invés de tirar a pele para cortar os tomates e tirar as sementes,
você já corta os tomates (higienizados, claro) em 4 partes ou 6,
tira as sementes. Nos dois casos, o próximo passo é picar os tomates.
A outra diferença é ao final. Com o molho pronto, você põe utensílio italiano
de fazer a passata...que fica parecida com aqueles que vêm no vidrinho,
só que totalmente natural, vamos combinar!

AQUI tem outra forma de fazer o molho (existem várias, aliás)
e tem a foto do utensílio italiano de fazer a passata.

Bom, o molho fica ao seu gosto e preferência.

SE OPTAR PELO NOSSO MOLHO CASEIRO,
O PASSO-A-PASSO COM FOTOS ESTÃO AQUI!

Costumamos fazer o molho  em maior quantidade para o risoto,
panquecascanelonelasanha e muito mais....

___________________________________________________________________

Saindo das introdução e do lero-lero, vamos à receita????



Se seu molho já tiver pronto, em pouco tempo mesmo fará seu estrogonofe.


Ingredientes do Estrogonofe: 1/2 xícara (chá) de óleo e 1 vidro de palmito da melhor qualidade (há vários, mas um que não sai muito caro e costumo aproveitar tudo, pois nada vem duro - à exceção de 1 por 1 vez - é o palmito Imperador. Mas olhe, tem muuuuuuuitas outras opções boas, também no mesmo preço, mas a maioria mais cara), 2 cebolas picadinhas, 4 dentes de alho picadinhos (e sem aquela tirinha do meio - adoro alho), o dobro da lata de palmito de molho de tomate caseiro pronto, meio vidro de palmito do líquido que forma no molho de tomate na metade do cozimento - reserve), 1/2 pacotinho de cogumelos lavados e cortados em tirinhas (opcional), sal a gosto (provavelmente não precisará - usei um pouquinho mesmo, na hora do refogado da cebola, porque o molho já estava no ponto) e, se quiser, cebolinha pequenina, cortadinha para polvilhar ao final (opcional) e 1 creme de leite sem soro (caixinha ou fresco). Se você é vegano, pode usar o de arroz, castanha de caju, soja..

Modo de Fazer o Estrogonofe: ponha o óleo para ferver, acrescente a cebola picada e refogue. Depois o alho picado e refogue. Depois o palmito (lavado, picado, fervido e bem escorrido, para não formar líquido na panela) e deixe pegar gosto em fogo baixo. Acrescente o molho de tomate e reserve um pouco do líquido do molho. Se quiser, agora acrescente os cogumelos fatiados e, se desejar, cebolinha. À parte, misture umas 3 colheres de sopa (cheia) de farinha de trigo naquele líquido do molho de tomate já reservado ou (se não separou um pouco do líquido/caldo de tomate, antes de ele secar, use ½ a 1 xícara de água filtrada. Dissolva bem e acrescente no estrogonofe e mexa até dar uma engrossadinha. Se gostar mais grosso, repita essa operação, mas com 1 colher sopa de farinha de trigo por vez. Estando no ponto, acrescente 1 caixinha de creme de leite sem soro, misture e desligue. Está ok.

___________________________________________________________________

SÓ SOBRE O MOLHO....

Ingredientes do Molho de Tomate: a depender do tipo de molho que escolheu. Se optou pelo caseiro tradicional, com a retirada das cascas, os ingredientes serão: 13 tomates maduros bem bonitos com 1/2 pacote de molho de tomate pronto (ele faz com 16 tomates e não usa molho pronto - ele resolveu aproveitar o que tinha na geladeira), 2 cebolas grandonas picadinhas, 1 colher (sopa) bem cheia de alho processado ou espremido, 1 colher (sopa) bem cheias de mix de ervas de sua preferência, 2 colheres (sopa) de manjericão (não tinha desta vez, então ele fez com cebolinha (não é a mesma coisa, mas ficou uma delícia - o molho dele sempre fica delicioso), sal e azeite extra-virgem a gosto. 

Modo de Fazer o Molho de Tomate: se tiver optado pelo nosso tradicional molho caseiro, segue: epare primeiro todos os ingredientes. No caso do tomate, dê um corte em "x" (fiz menos profundo que o do vídeo e mais extenso), ponha água em uma panela para ferver. Diminua para fogo médio e ponha 2 tomates. À parte, ponha outra vasilha com água gelada e gelo. Cada vez que tirar 2 tomates com escumadeira (para escorrer a água quente) e colocar nessa água gelada, põe outros 2 na água quente (fogo ainda ligado). Assim não fica mole demais e dá para ir tirando na boa as peles sem amolecer demais nenhum deles. Depois, é só partir em 4 pedaços, retirar as sementes e aquele miolo e picar grosseiramente mesmo. Reserve. Refogue a cebola no azeite com um pouco de sal. Depois acrescente o alho e refogue mais um pouco. Ponha agora os tomates e refogue uns 5 minutos para pôr as ervas e o manjericão. Refogue mais um pouco (uns 10 min) e amasse com um espremedor de batatas desse aí da foto. Os tomates vão soltando água, não precisa pôr. Prove de novo o sal, misture e tampe. De vez em quando você dá uma misturada. Está pronto quando a água secar mais e o tomate ficar em pedacinhos e o molho mais encorpado (ver a última foto do molho na panela, logo abaixo.

___________________________________________________________________


Espero que esta postagem seja útil e você arrase com ela!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato