Broa Caseira do Vinícius, uma delícia que rende bastante e faz sucesso com a turma do cafezinho!

15:20Silmara Aldrighi

Imaginem essa delícia ao sair do forno!
Broa mineirinha e gostosa!
Comi a minha com cafezinho ainda de manhã,
logo que cheguei ao trabalho!


 E como recusar algo assim?
E rende bastante! Mesmo!
Dá até para distribuir aos amigos e vizinhos!


É que hoje tive uma grata surpresa no trabalho.
O colega Vinícius, mineiro que curte gastronomia,
já chegou oferecendo mais um de seus quitutes pra toda a equipe.
E vocês sabem que gosto de postar dicas dos chefs do dia-a-dia...
Já tô repassando a dica!
Como mudei recentemente para o novo setor
onde ele trabalha, não sabia de seus dotes culinários.
Bom pra todos! Segue a receita agora!
Valeu, Vinícius!


VAMOS À RECEITA?

Ingredientes: 500g de fubá de milho (aquele fininho), 500g de farinha de trigo (e mais um pouquinho mesmo para trabalhar a massa), 500g de açúcar refinado (ou açúcar normal batido no liquidificador), 200g de manteiga/margarina, 3 ovos (ele usou ovos caipiras, o que deu uma cor mais amarelinha ainda, mas pode ser com os brancos também), 1 colher (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) de fermento químico em pó e + 180ml de leite de vaca. Uma boa opção (mas nem todos gostam), é acrescentar erva doce (umas 2 colheres - sopa - rasas) ou queijo ralado (se gosta com gosto de queijo, pode pôr 1 xícara - chá - mesmo). 

Modo de Fazer: peneire o fubá e a farinha, ponha em uma vasilha grande e acrescente o açúcar, o sal e o fermento e misture bem. Acrescente os ovos, a manteiga/margarina e o leite, e misture até que a massa fique homogênea. Em uma superfície lisa e coberta por farinha de trigo, terminar de dar o ponto na massa, acrescentando, aos poucos, mais um tiquinho (quase nada) de farinha de trigo (só para ela não grudar). O ponto ideal é toda a massa soltar das mãos. Agora enrole em formato de bolinhas e vá colocando em uns 5 assadeiras grandes untadas (bem pouco) com manteiga/margarina. Sim, faça as bolinhas gordinhas pra que cresçam e não fiquem duras. Dê uma leve apertadinha no centro (pouco mesmo), só para ela descer um pouco antes de assar. Como as broas crescem, deixe um espaço bom entre uma e outra.  Leve ao forno, pré aquecido a 190°C. Cada fornada deve levar uns 10 a 15 minutos. Cuidado para não queimar.

Dica: o truque de deixá-las bem assadas é acompanhar o processo dentro do forno e ir virando a forma a cada 3 ou 5 minutos, de acordo com a cor que elas estiverem.



Um ótima semana a todos vocês!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

1 comentários

  1. Lucre mais e dê um UP! nas suas vendas e captação de clientes com um link de contato de Whatsapp. Trará muita praticidade e eficiência no seus atendimentos, melhorando cada vez mais a experiência dos seus clientes. E o melhor de tudo é que é de forma 100% gratuita! Basta acessar o link abaixo:

    https://whats.link

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato