Todas

Bolo que o VÔ Tony amava: fubá com erva doce! Hoje inovei ao usar óleo de coco, leite sem lactose e açúcar de coco!

19:46Silmara Aldrighi

O querido Vô Tony era o meu sogrinho que adorava esse bolo!
Acho que a minha sogrinha Yara aprendeu com a família dele.



Saudades deles!!!!!

Sempre que eles nos visitavam, fazíamos questão de
paparicá-los com vários mimos e esse bolo era um desses carinhos!
Bem, vou dar a receita original e mostrar o que mudei, combinado?



Ontem minha cunhada lembrou do bolo em conversa com meu marido
e eu quis fazer essa homenagem.

Mas com a vontade de mudar mais ainda os nossos hábitos alimentares,
na medida do possível, testo algo aqui e ali e assim resolvi trocar,
no caso desta receita, o óleo por óleo de coco,
metade do açúcar normal por açúcar de coco (da próxima trocarei todo)
e o leite normal por leite sem lactose. Ficou um pouquinho diferente
a textura final, mas muuuuuuito gostoso  também e super saudável.



 Bem antes...os alimentos eram mais naturais
e não essas misturas de hoje...mesmo assim, sei que estão olhando 
lá de cima por todos nós daqui e sem entender muito o
porquê de ter de mudar essa receita tão querida.

Acho que eu sogro só não daria aquela resmungada,
naquele estilo italianão da família, porque ficou muito bom.
Meu marido adorou e ele é bem criterioso!

Bem, se o sogrão tivesse aqui, com certeza, ele recordaria dos bons tempos,
conversaríamos bastante e daríamos boas risadas!



Fiz apenas 1 receita e dividi em forminhas e na forma pequena de bolo inglês.
A dúvida ficou mais por conta do que queria beber com meu bolinho...



Não sabia se o servia com chá inglês que ganhei de um colega que foi a Londres,
se usava a máquina da nespresso, se tomava um suco geladinho ou
um chocolate quente, um café no capricho.....
...bem, como "tá calor" mesmo,
optei por mate gelado.



Bem, o que importa é que matei a saudade
e a saúde agradeceu também!
Mais ainda: meu marido disse que eu podia postar
com a garantia Lulu de qualidade...ri bastante!
Enfim, valeu o teste!

Faça agora seu bolinho também!



Ingredientes: 2 xícaras (chá) de fubá de milho (aquele fininho mesmo), 2 xícaras (chá) de leite - usei o leite sem lactose (a receita original levava leite de vaca - a mãe do meu sogro e depois ele também recebiam leite na porta de casa na garrafa de vidro - bons tempos!), 2 xícaras de açúcar branco (usei somente 1 xícara e meia e dividi metade com açúcar normal e a outra metade com açúcar de coco - na próxima usarei somente açúcar de coco), 1/2 xícara de óleo de boa qualidade (optei, pela 1ª vez, por usar o óleo de coco - como está mais quente, parte dele já estava derretida mesmo e foi fácil), 3 ovos grandes, 1 colher (sopa) de fermento para bolo e 1 colher (sopa) de erva doce (estava sem ela e o saquinho de chá só 1 um sachê. Abri e usei, mas o ideal é usar aquelas sementinhas de erva doce mesmo que compramos em feiras e mercados).

Modo de Fazer: Em uma panela antiaderente (na época da mãe do meu sogro nem sei se existia), mas em ligar o fogo ainda, misture primeiro o óleo com o leite e o açúcar. Acrescente o fubá e a erva doce. Misture tudo bem e agora ligue o fogo (médio). Mexa o tempo todo até que apareça direitinho o fundo da panela. É sinal de que cozinhou. Se continuar Deixe esfriar normalmente. Quando estiver praticamente fria a mistura, bata 3 claras em neve e reserve. Ponha as 3 gemas (sem as peles) na mistura, junte muito bem e, aos poucos, com apenas 1 dos batedores da batedeira, vá misturando com amor essa fofura (fica uma mistura fofa mesmo). Ao final, acrescente o fermento e bata de novo, mas só o tempo de ele sumir na mistura e ela ficar uma só. Ponhas nas formas que desejar, mas lembre-se de não encher até o final, pois ele cresce (e não murcha depois).

Dica: no caso das forminhas individuais, usei algumas de silicone e pus outra parte em forminhas de papel (e essa forminha de papel, pus antes dentro da forminha de empada para delimitar o tamanho do crescimento). No caso da forma de bolo inglês/pão, preenchi somente até a metade dela. 

 


 

Quer um bolinho???? 


Com certeza, amanhã levarei uns para amigas do trabalho!


 Uma alegre semana para todos nós!
F E L I C I D A D E!!!!!


Beijinhos da Sil!!! :-)





Você também pode curtir

2 comentários

  1. Olá Sil!!!
    Ahhhh não tem como resistir a um bolo assim!!! É perfeito para o café e traz as melhores lembranças de infância!
    Beijos mil e ótima semana pra ti!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom demais mesmo! Você também está com muitas dicas maravilhosas. Fui ao seu blog e deixei uns posts. Parabéns!
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato