domingo, 11 de maio de 2014

Bolinho de Pirarucu com Batata ou com Pirarucu, Azeitonas e Macaxeira/Aipim/Mandioca: uma delícia da Amazônia!


Comemos esse bolinho em Macapá e estava muito gostoso!

Pesquisei e descobri 2 receitas muito gostosas
(livro Abril - cozinha Regional Brasileira - Amazônia),
sendo que a primeira parecia mais com as dicas que o Chef do restaurante nos passou.

Essa postagem é em homenagem à minha querida amiga Cícera Rolim,
que tirou essas fotos durante nossa viagem
e hoje, assim como nós, comemorou um feliz dia das mães.
Felicidade para todos nós!


BOLINHO DE PIRARUCU E BATATA

Ingredientes: 400g de pirarucu dessalgado, limpo e desfiado (pode fazer com o bacalhau que deve ficar ótimo), 3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem, 2 dentes de alho picados, 1 cebola picada, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 colheres (sopa) de coentro picado, 500g de batatas, 1 ovo, 3 xícaras (chá) de óleo para fritar.

Modo de Fazer: o preparo começa na véspera se não comprar o pirarucu (ou o bacalhau) dessalgado e desfiado. Na véspera, dessalgue,  desfie-o e o reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, o sal e a pimenta-do-reino, a salsinha e o coentro. Mexa bem, acrescente o peixe e refogue. À parte, cozinhe as batatas e as passe no espremedor. Junte as batatas espremidas e o ovo ao pirarucu refogado e misture até obter uma massa homogênea. Acerte o sal. Modele os bolinhos com as mãos e os frite em óleo quente até dourarem. Escorra-os sobre papel toalha e sirva quente com o que desejar. No restaurante, foi servido com farofinha e caldo de tucupi.




BOLINHO DE PIRARUCU COM
AZEITONAS PRETAS E MACAXEIRA/AIPIM

Ingredientes: 1/3 xícara (chá) de azeite extra-virgem para os bolinhos, 2 cebolas grandes picadas, 10 dentes de alho picados, 1/2 xícara (chá) de salsinha picada, 500g de pirarucu seco, dessalgado e desfiado, 100g de azeitonas pretas picadinhas, 1/4 xícara (chá) de manteiga/margarina, 800g de mandioca/aipim/macaxeira cozida e amassada (costumo cozinhar com um 1 colher de sopa de margarina e sal a gosto), 10 ovos, 1/3 xícara (chá) de água para refogar as verdurinhas da massa, suco de 1 limão, 2 xícaras (chá) de farinha de rosca fina, 2 xícaras (chá) de farinha de rosca grossa e 3 xícaras (chá) de óleo para fritar.

Modo de Fazer: o preparo começa na véspera se não comprar o pirarucu (ou o bacalhau) dessalgado e desfiado. Na véspera, dessalgue, desfie-o e o reserve. Em uma panela, aqueça 1/3 da xícara (chá) de azeite e refogue metade da cebola com 5 dentes de alho e metade da salsinha. Acrescente o pirarucu e as azeitonas, refogue um pouquinho e reserve. No outro 1/3 do azeite, refogue a cebola, o alho e a salsinha restantes e, em seguida, acrescente a manteiga/margarina. Adicione a macaxeira e misture bem até formar uma massa homogênea. Desligue. Abra pequenas porções da massa na mão e recheie com 1 colher (sopa) da mistura do recheio do pirarucu que estava reservado. Feche bem, formando os bolinhos e reserve. Bata os ovos e acrescente a água e o limão. Envolva os bolinhos nos ovos, depois na farinha de rosca fina, novamente nos ovos e, por último, na farinha de rosca grossa. Ponha para fritar em panela com as 3 xícaras (chá) de óleo, somente quando o óleo tiver no ponto. Escorra-os em papel toalha e sirva em seguida.

Gostou???
Se tivesse provado teria gostado mais ainda!

Uma excelente semana a todos!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário