domingo, 24 de novembro de 2013

Bolinho de Espinafre do Popeye: receita da sogrinha que faz o maior sucesso!


A primeira vez que ouvi falar em bolinho de espinafre
fiz uma cara feia, por pura falta de costume.
E não adiantava falar no Popeye, pois já era adulta.....

Bem, o carinho da minha sogra foi tão grande que resolvi experimentar.
Daí em diante nunca mais deixei de comer esse bolinho...
...ele é viciante!
Valeu, D. Yara!


Como praticamente eliminei as frituras aqui em casa,
mudei o final da receita. Ao invés de fritar os bolinhos,
untei uma assadeira com margarina e os pus no forno.

Ficaram uma delícia, mas não exatamente iguais aos fritos!
Se fritá-los a cor fica mais igual dos 2 lados...
..ou talvez isso tivesse acontecido se os tivesse virado!






Se você assar em uma forminha de empada, 
pode dar um pouquinho mais de trabalho, mas fica bonitinha..

Gostosos bolinhos de espinafre para saborear no almoço



VAMOS À RECEITA!

Ingredientes: 2 ovos, 3 colheres (sopa - cheias) de farinha de trigo, 2 dentes de alho picadinhos, 1/2 copo de leite, 2 colheres (sopa -cheias) de queijo ralado, 4 ou 5 maços de espinafre (depende da quantidade que vem neles) - se quiser, pode pôr 1 maço a menos de espinafre e pôr 1 de agrião.

Modo de Fazer: cozinhe o espinafre na água (bem pouca - ele solta água) e sal, escorra-o bem e o pique miudinho. Acrescente os ovos (bata os 2 à parte, juntos - clara e gema), a farinha de trigo e mexa bem. Ponha agora o 1/2 copo de leite, o alho e o queijo parmesão ralado. Agora, é só untar uma assadeira e pegar o bolinho da seguinte forma: pega-se uma colherada da massa (que fica um pouco grossa) e põe na assadeira (ou em óleo quente - não quente demais). Para soltar a massa da colher, usa-se uma outra do mesmo tamanho (tentei o garfo, mas não foi tão bom quanto a colher). Vire o lado e não perca os bolinhos de vista para não queimarem e os 2 lados ficarem parecidos, seja na assadeira ou no óleo (no óleo fica pronto mais rápido - na assadeira, use forno médio pré-aquecido). Sirva-os quente. Bem, quando faço os bolinhos por aqui (seja de espinafre ou de couve-flor ou de cebola - e tenho evitado fritá-los), não fazemos carne/frango/peixe e eles se tornam o principal.

Dicas: para ficar mais gostoso ainda dentro, se for fritar, use fogo baixo para não queimar de um lado só, porque é muito rápido. Sirva quente. Se frio e requentado, pode deixar aquele amarguinho.....



 


OUTRAS RECEITAS DE BOLINHO DE ESPINAFRE






Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)





2 comentários:

  1. Não vai queijo ralado no bolinho de espinafre, porra!!!!. Estraga o sabor. Será que não sabem fazer nada sem estragar com queijo????

    ResponderExcluir
  2. Boris,
    Obrigada pela dica. Verei sem o queijo da próxima e compararei o resultado, ok? Pra você, seus familiares e amigos, boas festas e um 2015 bem especial, cheio de alegrias.
    Abs,
    Sil.

    ResponderExcluir