Esse Arroz de Carreteiro Junino tava caseiro e bão demais sô!!!!

18:58Silmara Aldrighi

Uma delícia!!!
Quentinho e com o friozinho que tá fazendo....hummmmm!!!!

Escrevi muito aqui, mas verá que depois de ter os cubos de carne e a linguiça,
é bem simples. SIMPLES E DELICIOSO!!!


Ingredientes: 1 lata de ervilha (ou aquela congelada – melhor ainda), 2 colheres (rasas) de margarina/manteiga, 2 xícaras de arroz cru, 4 xícaras de caldo de carne caseiro (ou água + 2 cubos de caldo de carne de sua preferência), 1 cebola grande picada em cubinhos, 4 dentes de alho (grandes) picados (retirar a pele do meio), sal a gosto, 5 linguiças calabresas (de frango defumado) e 500g de carne seca cortadas em cubos médios a pequenos e 1 colher de cheiro verde picado (cebolinha + salsa) e, se quiser, 1 colher (sopa) de azeite extra virgem. Para cozinhar a carne (já dessalgada – ou compre dessalgada), usei água até cobri-la e temperos (1 cebola cortada ao meio, sal, ervas, 2 dentes de alho inteiros e 1 fatia grossa de pimentão verde). Usei esse caldo de carne para fazer o arroz.



Modo de fazer: bem, é fácil de fazer, se você já tiver os ingredientes cortados. (1) No caso da carne, se comprar charque salgado precisa dessalgá-lo (como se faz com o bacalhau – trocando água ou fervendo para tirar o sal, se não tiver tempo de esperar). Sempre a corto em cubos e a cozinho com temperos na panela de pressão por meia hora. Isso é a primeira coisa que faço. (2) Enquanto cozinha, corto as linguiças em rodelas (e depois a rodela ao meio) e as afervento rapidamente. É só o tempo de ferver a água e notar que ela solta a pouca gordura que ainda tem. Escorro essas linguiças picadas e aferventadas e as reservo. (3) Hora de fazer o arroz. Uso o caldo do cozimento da carne e, se precisar, acrescento sal e ponho para ferver. Enquanto isso, lavo o arroz e o deixo na peneira para refogar a cebola com alho na panela em que farei o arroz, ponho a cebola e o alho para refogar. É aqui que você acrescenta, se quiser, a colher (sopa) de azeite. Eu não pus nada. Uso uma panela de inox (se a sua for antiaderente, melhor ainda). Quando começa a esquentar, ponho o arroz (que ainda está úmido, pois acabei de escorre-lo) e faz aquele “thciiiii” e o misturo com esses temperos. É o tempo de a água ferver e ele secar e jogo a água e de novo o chiado da água no quente. Nessa hora nem vi que tinha deixado uma parte na tampa e acabou empretecendo (acho que queimou de alguma forma, nem sei como, mas o arroz ficou intacto. Bem, agora provo sal, acrescente, se precisar, misturo rapidamente (e só essa vez) e tampo a panela (deixo um pouquinho aberta só). Enquanto cozinha, refogo a carne e a linguiça na margarina/manteiga. É a hora de pôr as ervilhas lavadas para refogar nessa mistura. Rapidamente ficam macias. Desligo e ponho o cheiro verde. Vejo que o arroz está praticamente sem água. Ponho a mistura da carne com linguiça e ervilha e dou apenas 1 misturada. Desligo a panela do arroz e tampo. Está pronto. É tudo muito rápido.


Final de junho....uma pena!
Mas teremos mais festas, agora "julhinas" pela frente!!!
Férias e viagens também para muitos!

E se a vida nos der um limão de surpresa, vamos fazer uma limonada,
pois a nossa vida é muito mais que isso!

Vamos aproveitar!!!

Uma ótima semana a todos!

Beijinhos da Sil!!! :-)



Você também pode curtir

3 comentários

  1. Olá Sil!!!
    Um clássico da cozinha brasileira que fica bom demais!!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Dea!
    Sempre agrada e não dá muito trabalho de fazer. Um prato só já dá se não quisermos inventar mais "moda", é?
    Um abração pra você!
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer roubou os produtos do CAFAR, postou um vídeo no Instagram confessando o roubo que você cometeu junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Livia Maria Portela Terra, depois que o vídeo vazou no X (antigo Twitter) e viralizou:

    https://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383

    Você falou que não roubou os produtos do CAFAR, você apenas pegou as coisas sem a autorização dos outros para gravar um vídeo irônico, pegar as coisas sem a autorização dos outros é roubar, depois que o seu vídeo viralizou, você fingiu que se arrependeu de ter roubado e resolveu devolver as coisas que você roubou (quero dizer às coisas que você pagou sem a autorização dos outros), ter devolvido as coisas que você roubou não muda o fato que você roubou as coisas do CAFAR, o crime de roubo é consumado no momento que você subtraiu os produtos do CAFAR. Você deveria ser expulsa da UFRJ e ser presa já que roubo é crime, que isso servisse de exemplo para ninguém nunca mais roubasse nada dentro da UFRJ, mas você faz farmácia na UFRJ e a coordenação da farmácia resolveu fechar os olhos para o seu roubo. Assim como a coordenação da farmácia fecha os olhos para vários absurdos que acontecem dentro do centro de ciências da saúde (CCS).

    Se você morasse aqui na rua e roubasse alguma coisa, os traficantes já iriam mandar você subir para a boca de fumo, resolver o seu roubo lá na boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que fornece material para os traficantes fazerem barricada. Aqui na minha rua ladra não tem vez.

    Só que você não mora aqui na minha rua, você está na UFRJ, na UFRJ o crime compensa.


    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato