Delicioso e Super Prático BOLO DE MILHO COM COCO - sem glúten e sem lactose - uma ótima opção para sua festa junina!

21:06Silmara Aldrighi

Esse bolo é bom em qualquer época do ano,
mas é uma ótima opção para levar aos amigos e
agradar a família nas festas juninas!

Fiz 3 receitas de uma só vez para conseguir distribuir.



Esse pedaço acima, feito em forma de pão, foi o que presenteei no trabalho
(tinha uma vasilha descartável, cobri com papel alumínio e filme).

Esse abaixo, feito em forma de silicone, foi degustado por amigos do trabalho.


Esses pedaços abaixo foram cortados da outra metade que deixei em casa.

Uma das vasilhas foi para o pessoal da minha sala de trabalho;
o outro para o casal de vizinhos que acabou de se mudar com o filhinho.

Dei outro bolo a eles também, mas essa postagem será para outro dia...
(Rocambole de doce de leite)


E enfim, esse abaixo, deixei para o pessoal de casa,
pois sempre faço pra eles, claro.
Meu filho não gosta de bolo de milho, mas meu marido adorou.
 

Aliás, vamos logo ver essa simples receita?????


A receita original foi daqui, mas dá pra ver que fiz algumas adaptações,
que valem a pena conferir.....

Ingredientes: 4 ovos (sem as peles), 1 lata de milho sem água (lavado e escorrido - a receita pedia 1 e 1/2, mas usei 1 e deu certo - acho que ficava melhor do que deixar uma outra metade aberta)  1 lata/caixa de leite condensado sem lactose (caseiro ou não), 100g de coco ralado (comprei na Feira do Guará - dica para quem é do DF - mas pode usar a de saquinho), 1 colher (sopa rasa) de manteiga/margarina, 1 colher (sopa cheia) de fubá de milho fininho (eu que acrescentei e deu certo) e 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó.


Modo de Fazer: bata tudo no liquidificador (exceto o fermento). Depois de bem batidinho, ponha o fermento e bata só rapidinho. Depois é só pôr na forma untada com margarina/manteiga e enfarinhada com fubá de milho e levar o bolo ao forno médio pré-aquecido.


Dica 1: li que era para usar forno alto. Não acho que deva ser alto, mas de médio a baixo. Levei em torno de 30min, mas depende de cada forno. Usei médio e quase queimei um deles (eram 3), porque estava fazendo cedinho, antes de ir ao trabalho, enquanto preparava o café-da-manhã...uma loucura, mas deu certo.

Dica 2: como o liquidificador novo tem "copão" (é marca mais ou menos, mas é grande e potente - está em teste), deu para fazer 3 receitas de uma vez só. A receita que peguei dizia para ir colocando aos poucos e o fermento deveria ser misturado à mão. Primeiro que pus tudo de uma receita, bati bem, e, sem pôr o fermento, pus tudo da segunda, bati bem, pus tudo da terceira e bati bem. Aí pus o fermento das 3 e bati rápido. Foi assim e deu certo. Queria saber se batendo tudo no liquidificador e de forma prática daria certo. Deu e muito. Tava muito bom e super saudável!

Dica 3: seria melhor cozinhar a espiga e tirar o milho (depois seria só medir na lata), mas eu estava sem tempo e com muitas latas de milho em casa (só zerei o estoque do leite condensado - e ele é mais caro - mas tudo bem - valeu mesmo!).


O gostinho de coco com o milho, ficou muito, mas muito bom!!!
Se tiver morninho...hum!!!! Eu adoro!
Além de super fácil de fazer, é bem saudável!
Não leva óleo


Uma ótima semana a todos vocês!!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

1 comentários

  1. Eu ainda me lembro quando eu fiz bioinorgânica junto com você, você saiu da P1 falando:

    - Tinha que ter puxado bioinorgânica com o Garrido, estava muito fácil de colar.

    Aí depois disso eu descubro que você estava fazendo iniciação científica com bolsa junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39251148/

    O Roberto Carlos deve ter escrito esse artigo sozinho e deve ter colado o seu nome, você não deve ter escrito uma linha sequer desse artigo científico, se você não tem capacidade de passar estudando na prova de bioinorgânica, você também não tem capacidade de escrever uma linha sequer de um artigo científico.

    A Ana Luiza Vidal Pimentel dos Santos deve ter ficado com a sua bolsa, outra que também não presta, eu sei muito bem que a Ana Luiza Vidal Pimentel dos Santos é que fica cadastrando o meu nome sem a minha autorização no site de uma imobiliária e de funerária.

    Agora você, Thamires Ferreira de Freitas vai se formar como farmacêutica, graças ao CR 7 que você conseguiu colando na prova. Você representa o que a UFRJ tem de pior.

    Se você morasse aqui na rua a história seria bem diferente. Em cima da minha rua funciona uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.


    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato