domingo, 17 de maio de 2015

Pão-de-Queijo Fit de Frigideira: uma ótima opção de sabor, rapidez e leveza! Melhor ainda: a massa não tem glúten, nem lactose!

Em dias de pressa, essa receita me surpreendeu,
pois ficou uma delícia, leve e muito simples de fazer.
Além disso, a massa não tem glúten, nem lactose, que tal?


Mais adiante darei sugestões de recheio.
Esta foi com queijo minas em pedaços e parmesão ralado na hora.


Tirei foto dessa, que foi a 3ª vez que fiz,
mas sei que esta semana farei novamente.
Desta vez usei cottage, mas na primeira vez não.
Na segunda, pus recheio de cottage com presunto e
aí quis ver como ficava com o cottage na própria massa...

Importante: se você tem intolerância a lactose,
faça a receita deste pão-de-queijo mesmo, mas
 use outro recheio que você quiser e puder!

Tirei a receita daqui,
mas alterei de polvilho azedo para o doce,
pois era o que tinha em casa (o que mais uso) e deu certo! 
Gostei da Cuca! Parabéns, querida!
 Ela dá dicas gostosas e disse que emagreceu bem com elas.
Veja outro teste nosso de sucesso - receita tirada também de dica dela!


Aqui indico outros links, com outras receitas,
mas você pode fazer esta minha receita mesmo,
que está bem fit, e usar uma tostadeira ou frigideira mesmo
ou ainda transformá-lo em um salgado na sanduicheira.

Você pode comer sem recheio algum,
que também fica delicioso!




VAMOS À RECEITA????


Ingredientes da Massa: 1 ovo, 1 colher (sopa) bem cheia de polvilho doce (não precisa hidratar), 1 pitada de sal, 1 colher rasa (chá) de chia, outra de linhaça e outra de gergelim. Para quem pode comer queijo, basta acrescentar 1 colher (sobremesa) cheia de cottage e outra (opcional) com parmesão ralado na hora. Só isso (e até sem os queijos) bastaria para fazer o pão-de-queijo fit de frigideira (é, mesmo sem o queijo).

 

Modo de Fazer a Massa: ponha o ovo inteiro, tirando a pele da gema e aquele pedacinho esbranquiçado da clara. Bata com o garfo e acrescente o polvilho. Não estranhe, porque parece que o polvilho que "grudou" na lateral da vasilha não vai sair, mas sai rapidinho. É só ir passando o garfo com um pouco de ovo pelas laterais e tudo vai se incorporando. Agora seria a hora de pôr (ou não) a chia, a linhaça e o gergelim e levar à frigideira, caso tenha problema com derivados de leite. Se não tem, será a hora de pôr o cottage, o queijo parmesão ralado e a pitada de sal (cuidado que os queijos já têm sal, ok? Ah, usei metade desse sal que está na foto. Acabei usando metade e guardando o resto. Só mais adiante me lembrei que não tinha tirado a foto de novo....agora ponha na frigideira, se untar com nada (mas tem que ser frigideira com terfal/terflon direito, sem descascados). É só ligar a frigideira em fogo médio e deixar dourar para virar e dourar do outro lado.

Modo de Inserir o Recheio na Massa: se for pôr recheio, é só colocar em um prato o pão-de-queijo, rechear, dobrar e retornar rapidamente para a frigideira só para dar uma leve tostada e derreter o queijo que está dentro, quando houver queijo. Coma quentinho com suco, café-com-leite, chá, chocolate quente, etc.

Dica 1: se a sua massa tiver cottage, pode usar tampa na frigideira, assim que a ligar, para ela ficar mais fofa e macia. O mesmo depois que tiver pronta, com recheio no meio.

Dica 2: o recheio só de queijo minas ou outro que não derreta não faz com que um lado se "grude" ao outro. Se quiser assim, basta pôr um pouquinho de queijo muçarela para que ele derreta sozinho e junte mais as partes.

Dica 3: lembre-se de escorrer bem o queijo minas, pois ele acaba soltando um tiquinho de água ao ser esquentado. Por isso, após pôr esse queijo dentro do pão-de-queijo de frigideira e dobrá-lo ao meio, esquente só rapidinho.

Dica 4: Se quiser algo doce, basta fazer a massa base (ovo + polvilho doce), pôr uma pitada de açúcar (e, quando for o caso, chocolate em pó) e escolher seu recheio (cocadinha, brigadeiro, chocolate com morango, goiabada co mqueijo, etc).


 


 



Recheios....

Você pode pôr ricota tomate seco e rúcula
ou queijo com presunto ou
salsichas em rodela com queijo ou
carne refogada bem sequinha com verduras e pedaços de queijo
ou bacalhau com cebola,
ou frango desfiado com queijo, milho e ricota
ou frango com cenoura ralada e azeitonas e queijo
ou ainda um mix de queijos, que tal?

Se optar por doce, veja lá em cima o que pus na "Dica 4".


  

Uma ótima, leve, saudável e feliz semana a todos!!!
Força gente!!! Amanhã é segunda!!!!


Beijinhos da Sil!!! :-)

6 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Sil!!!
Ahhhh...mas você me deixou babando com essa receita!!! Já salvei nos favoritos, serei OBRIGADA a fazer! Depois te conto como ficou!!!
Beijos e uma semana iluminada pra ti! =)

Lylia Diógenes disse...

Oi Sil,
òtima sugestão.
Bj,
Lylia

Doce Lar disse...

Andréa querida,
Pode trocar o cottage por requeijão, na mesma proporção - os gostos são levemente diferentes, claro, mas fica uma delícia também. O melhor de tudo é que não engorda!!!!
Bjs
Sil

Doce Lar disse...

Lylia,
Como está, amiga? Bom ter você por aqui!
Veja também esse link que encontrei para fazermos cottage em casa:
http://www.panelaterapia.com/2015/01/como-fazer-ricota-e-cottage.html - ainda não testei, mas quem sabe em breve!
BJs
Sil

Poções de Arte disse...

Ai Deus! Que delícia!
Experimentarei salgado e doce, obrigada pela receita!
Abração e lindo dia.

Doce Lar disse...

Pra você também!
Pode ter a certeza que sua imaginação criará deliciosas opções adicionais de recheio!
Abs
Sil

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