Crepioca ou Panqueca de Tapioca (sem glúten): o recheio fica por sua conta! Desta vez, fiz uma com Cotagge e outra com Queijo Minas! Show de Massa!

19:44Silmara Aldrighi

No domingo, fiz a crepioca para o lanche e adorei a massa.
Além de não ter glúten (nem lactose), é gostosa!


Como estava sem muitas opções de recheio,
fiz umas com queijo minas, cenoura ralada e agrião
(meu marido não se dá bem com alface)
e outras com cottage, cenoura ralada e alface.


Meu filho me pediu para fazer a próxima com
recheio de carne desfiada refogada com cebola ou frango com catupiry
e umas azeitonas picadas. Minha filha me disse para fazer
também para sobremesa: sugestão de com morango e chocolate.
Prometido! Filhos são nossa prioridade, vocês sabem!


Aliás, ela pode ser mesmo doce ou salgada e com recheio variado.
Basta trocar o sal por açúcar e, se quiser, 
pode acrescentar 1 colher (chá) de cacau em pó para ficar da cor de chocolate.
O recheio pode ser também de banana caramelada com canela.

 

Bastou bater, com ajuda de um fouet, 
1 ovo, 1 colher (sopa) bem generosa de goma de tapioca,
1 colher (sopa) de água e 1/2 colher (café) de sal.

Em uma delas, salpiquei linhaça na massa,
logo depois de ter colocado a massa na frigideira
(na foto abaixo verá uns pontinhos de linhaça).

Depois, foi colocar essa mistura em frigideira antiaderente,
esperar começar a soltar dos lados, ir verificando se o restante está soltando,
virar, para fazer o mesmo do outro lado, rechear, fechar e servir.


Detalhes...

Não untei a frigideira, mas há quem espalhe 1 fio de azeite nela.

Você pode tirar da frigideira e pôr o recheio, enrolando como rocambole
(só ficará mais fria - prefiro fazer isso na doce).

Também pode usar 1 ovo + 1 clara, caso vá usar a gema em outra receita.
Uma dica aqui, destacada pela Rosinha nos comentários abaixo:
se não usar a água, não tem problema. A base pode ser
1 ovo + 1 colher (sopa cheia) de goma de tapioca já pronta + detalhes a seu gosto.

Usei só 1 ovo e deu certo. Normalmente se põe alface fora da frigideira,
mas pus assim (foto abaixo) e fechei a crepioca e deu certo.




Compartinhando....

Estarei de "de molho" por uns dias e aproveitarei esse tempo 
para  unir o útil (tratamento médico x fisioterapia) ao
agradável (estar mais tempo com vocês no blog).

Pretendo postar ao menos 1 receita por dia.
Estou com m monte de fotos de comidinhas, sobremesas e lanches que fiz
e que nem sei por onde começar para pôr tudo no blog.

Por isso aproveitarei a tal inflamação no trapézio que não me deixa cozinhar,
nem fazer quase nada, e usarei o tempo a meu favor:
aproveitarei mais o convívio com a família e com vocês.

Como cozinho todos os dias e praticamente só consigo postar aos finais de semana,
só posso estar mesmo cheiinha de fotos e dicas para vocês!

Outras receitas de crepioca...

A receita original foi daqui!

Crepioca Marguerita

Crepioca Fit

Crepioca de Whey

Crepioca com Banana e PB2

Crepioca caseira e outras dicas

Crepioca da Vitalle


Voltando à receita...acho que exagerei no recheio.....


Opção rápida, simples e saudável!
Conheça os benefícios do cottage!


Então, acompanhem minhas próximas postagens
e tenham uma ótima semana!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Fiz aqui e ficou ótimo! Nem precisei pôr água. :)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Rosinha. Até anotei (após "Detalhes"). Vou anotar essa observação, pois não coloco mais água nas minhas também e dá certo. Rende um tiquinho menos, mas fica com mais nutrientes, não é? Bjs
    Sil.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato