sábado, 4 de julho de 2015

Omelete de temperos, ricota e tomate para o lanche em poucos minutos! "Facinho" mesmo de fazer!

Tá com fome e precisa preparar algo rápido, mas que fique gostoso,
não tenha tantas calorias (a saúde agradece)?
E se não tiver quase nada na geladeira?
Sem problema, pois o recheio é seu - veja o que tem e pronto!

Verdade que é algo simples, um omelete só,
mas gosto de compartilhar com vocês a simplicidade
de um dia-a-dia corrido.


Foi assim...eu tinha várias verduras, muito ovo, temperos e ricota.
Cheguei um pouco mais tarde do trabalho e sabia que se inventasse "moda",
ia atrasar tudo em casa. Então, vi que tinha sobrado salada do almoço,
o que daria um ótimo acompanhamento. Fiz omelete! Sucesso!


Ah, esqueci de dizer que nem usei minha omeleteira (igual à da foto).

Usei a frigideira e uma espátula larga para virar com cuidado.
A minha é igual a essa abaixo com essa parte vermelha no meio.
Ela é ótima. Muitas vezes nem passo nada. 
Mas como ela já está mais velhinha, de tanto uso,
acabei pincelando (é pouquíssimo mesmo) azeite nela.
Ao virar o omelete, nem passei nada e nem grudou.


VEJA COMO FOI BEM SIMPLES DE FAZER!


Ingredientes: 3 claras e 1 gema, 1 colher (chá - rasa) de açafrão em pó, sal a gosto (usei gersal), 1 colher (sopa) de cheiro verde (cebolinha com salsa misturados), 1 pitada de pimenta-do-reino em pó, 2 colheres (sopa) de ricota e meio tomate grande cortado em rodelas de tomate (sem sementes) e 1 fio de azeite extra-virgem.

Modo de Fazer: use um fouet ou um garfo mesmo para bater as claras. Outra vez usei o batedor da batedeira e o omelete ficou grandão, bem fofo, mas desta fiz mesmo à mão. Não fica tão fofo e grandão, mas deu certo, né? Bem, voltando...bati as claras com uma pitada de sal, acrescentei as gemas, bati mais e fui acrescentando os ingredientes e batendo. Provei "sal". Pus na frigideira antiaderente untado com azeite extra-virgem, liguei fogo médio e pus a tampa. Foi rápido. Tirava a tampa de vez em quando para ver se estava ficando pronto. Para ver se estava pronto de um dos lados, fui levantando com cuidado. Ao ficar pronto, com espátula larga, virei o lado, tampei de novo e só tirei na hora de servir (logo depois). Depois da foto, pus a salada temperada (foto das saladas logo abaixo).

Detalhe: assim que virar, é o momento de pôr as rodelas de tomate (ou queijos, se for o caso - no caso de outros recheios, tanto pode acrescentá-los agora, como também misturar aos ovos batidos mesmo).


Veja como tinha salada...
(acho que exagerei no domingo passado e ainda sobrou para a semana)


Dicas: você pode salpicar sementes de linhaça e chia, oréganos e coisas do tipo. Já fiz assim. Pode também usar outros queijos e/ou presuntos (tenho evitado presuntos e salsichas), mas também frango desfiado ou carne ou peixe ou bacalhau, enfim, é um curinga na cozinha.

 

Um ótimo final de semana pra todos vocês!


Beijinhos da Sil!!! :-)

0 comentários:

Postar um comentário