quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bolo Formigueiro Fofíssimo e Facílimo de Fazer: tem raspas de chocolate e amêndoas. É uma ótima opção para seu café, chá da tarde ou sobremesa!

Foi muito fácil fazer este bolo.
Melhor ainda: fez sucesso!



EXPERIMENTE ESTE BOLO E DEPOIS NOS CONTE!!!


Aliás, é uma ótima opção para sobremesa. Foi assim que o comemos no 1º dia!
No segundo dia, saboreamos o bolo no café...e ainda levei para o trabalho!
Adoro levar quitutes para os amigos!


Acho que tirei foto demais para escolher algumas, 
mas acabei disponibilizando todas.

 


Polvilhei o bolo com raspas de chocolate com avelãs.
Dá para notar pelos pontinhos brancos, né?




ENFIM, A HORA DA RECEITA!!!!


Ingredientes: 1 copo de iogurte natural (200ml), pouco mais de 1/2 copo de óleo (o pote de iogurte serve de medida de copo para esta receita), 3 ovos inteiros (ou 4 se forem pequenos), 1 colher (café) de essência de baunilha. À parte, 2 copos (mesmo do iogurte) de farinha de trigo, 1 e ½ copos (o mesmo do iogurte) de açúcar e 1 colher (sopa) de fermento para bolo. Para ser formigueiro, use 1 xícara (chá) de chocolate granulado ou, como eu, 1 xícara (chá) de raspas de chocolate de sua preferência. Usei o que tinha em casa: chocolate com avelãs. Pode usar o ralador de noz moscada.

Modo de Fazer: misture, à mão e em uma vasilha um pouco maior, a farinha de trigo peneirada, o açúcar e o fermento em pó e reserve. No liquidificador, bata o iogurte, os ovos, o óleo e a essência de baunilha. Ah, usei o iogurte que comprei mesmo, mas fica a dica abaixo (não testei - ela é daqui). Ponha essa mistura líquida aos poucos na mistura da vasilha até formar uma mistura só. Acrescente agora as raspas de chocolate e misture delicadamente. Ponha em uma forma untada e enfarinhada (com buraco no meio) e leve ao forno médio a baixo pré-aquecido por uns 30 minutos. Desenforme frio (ou, no máximo, morninho). A casquinha dele fica crocante e ele fica fofinho.

DICA - iogurte Natural Caseiro: a
queça até quase ferver 1 litro de leite (pode ser de caixinha) e deixe amornar até você conseguir colocar o dedo mindinho e a temperatura for suportável. Misture 1/2 copo de iogurte natural e 1 colher (sopa) de leite em pó. Tampe e coloque em uma bolsa térmica ou enrole bem em uma toalha para abafar.


 

 

 

OUTRA DICA: se sobrar bolo, você pode usar também como
 fundo de um pavê de chocolate para o domingão da páscoa.

 


 

 

A receita original foi copiada daqui!


Um ótimo feriadão pra todos vocês!!!!


Beijinhos da Sil !!! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário