domingo, 20 de janeiro de 2013

O Amaranto, seus Benefícios e suas Receitas: Abobrinha com Creme de Amaranto e muito mais!

Estava com muita abobrinha em casa e procurei receitas.
Pareceu-me bem saudável e uma delícia essa da foto e fui à luta! E ficou ótima mesmo!
Como já gosto de abobrinha de diversas formas,
fiz apenas uns pouquíssimos ajustes e pronto! Foi sucesso!

Ingredientes2 abobrinhas cortadas em pedaços (no horizontal), 1/2 xícara (chá) de palmito picado, 1 tomate picado, 1/2 xícara de flocos de amaranto (pode ser de quinoa), 1 colher (sopa) bem cheia de requeijão (ou tofu - usei requeijão), 1 cebola picada, 1 dente de alho picadinho, 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta a gosto.

Modo de Fazer: cave os pedaços das abobrinhas com uma colher,sem que fure o fundo. Pique a polpa que retirou das abobrinhas e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o tomate, a polpa da abobrinha e o palmito. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por uns 4 minutos. Adicione o amaranto, misture bem e coloque o requeijão. Misture e apague o fogo. Recheie as abobrinhas com esse creme e polvilhe queijo ralado por cima. Leve ao forno para gratinar. A dona da receita indicou arroz com repolho roxo, mas eu não tinha e servi com outros acompanhamentos.

Dicas minhas: Dei uma amaciada na abobrinha (sem amolecê-la demais) para ser mais fácil de tirar o miolo. Para que ela ficasse em pé, antes de recheá-la, tirei uma lasquinha da parte de baixo para ficar mais reto. Além do requeijão, peguei um pouco de muçarela ralada e pus por cima para dar uma gratinada legal (tinha um pedacinho em casa e a ralei). Ah, claro que, antes de tudo, deve-se lavar e esfregar as cascas das abobrinhas.

Bem, por fiz também frango à milanesa no forno ( http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/01/file-de-frango-milanesa-ao-forno.html). Vai que alguém não gosta?
E acabei ainda fazendo um suflê de queijo (http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/minha-ceia-de-natal-sufle-de-queijo.html) ....nem precisava tudo isso, né?

Dica do Arroz com Repolho Roxo: refoque 01 dente de alho no azeite, ponha repolho picado em tiras e sal a gosto. Deixe por uns 3 minutos para que fique crocante. Acrescente uvas passas e ponha arroz integral cozido e um pouco de salsinha. 




Links com as receitas da postagem acima e de outras mais

PEIXE DESFIADO GRATINADO COM AMARANTO
(SEM GLÚTEN)

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/101397-peixe-desfiado-gratinado-com-amaranto-sem-gluten.html


FAROFA FRIA COM CENOURA DE AMARANTO
http://cozinharconsciente.blogspot.com.br/2010/02/abobrinha-recheada-com-creme-de.html


TORTA DE AMARANTO COM ABOBRINHA SEM GLÚTEN
http://ambientalsustentavel.org/category/gastronomia-2/

Essa pareceu-me prática e saudável e boa para quem não pode comer glúten. Mas ainda não a testei
para saber do sabor - se não tiver todo o material, pode adaptar a receita.

O recheio pode ser outro, se preferir.
Torta de amaranto com abobrinha sem glúten


BOLO DE AMARANTO COM BANANA PASSA
http://montanprodutosnaturais.blogspot.com.br/2010/12/o-poderoso-amaranto.html
http://www.nutricio.com.br/amaranto.htm

http://www.emporiodoarrozintegral.com.br/receitas_receitasbasicas.php

CONHEÇA O AMARANTO
Ele promete emagrecimento e combate o colesterol!

O Amaranto é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, vitamina C e provitamina A,
além dos minerais: potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio.
É fonte de fibras, substâncias antioxidantes e isento de glúten.




 Super poderoso...
"Seu percentual de proteína e fibras é superior ao dos cereais comuns, como o trigo, o milho, o arroz integral e a aveia. o amaranto contém minerais como ferro, fósforo e cálcio, em níveis superiores aos do centeio, do arroz e do trigo. Não contém glúten, sendo uma ótima alternativa para os celíacos (aqueles que têm intolerância ao glúten). Seu gosto é bastante neutro e a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações."

Bom para o coração...
"Um estudo realizado pelo Centro Universitário de Vila Velha comprovou os benefícios do grão. Durante duas semanas, 20 participantes consumiram cinco cookies uma hora antes de almoçar. Metade desses voluntários, sem saber, consumiu cookies de aveia e a outra metade, de amaranto. Os que consumiram cookies de amaranto apresentaram uma redução de 16% nas taxas de colesterol em um período de apenas duas semanas. Além disso, 67% dos participantes disseram ter maior saciedade e menor sensação de fome à noite, ou seja, o amaranto pode ser um grande aliado da sua dieta!"

Contra-indicações...
"Segundo o agrônomo Carlos Spehar, da Universidade de Brasília (UnB), a única contra-indicação do amaranto é não consumi-lo cru. Assim como o feijão, quando cru, ele pode ser tóxico. Então, como prepará-lo? Você pode cozinhá-lo em água e comê-lo temperado, bem como usá-los em sopas e farinhas para fazer pães, bolos e biscoitos. Não há restrição de consumo diária do grão, mas é importante que a dieta não se restrinja a ele. O amaranto é realmente bastante nutritivo, mas seu consumo não substitui outras fontes, como o cálcio do leite, por exemplo."

Com filme e guaraná...
"A melhor forma de preparar a farinha que entrará nas suas receitas é fazer uma pipoca com o grão. Para isso, coloque a quantidade desejada de amaranto em uma frigideira sem óleo de 10 a 30 segundos, até que os grãos fiquem branquinhos. Dessa maneira, após ser moído, ele rende uma farinha mais nutritiva e fininha, que ficará imperceptível ao ser misturada a outras receitas."

Espero ter ajudado!

Até a próxima!

Beijinhos da Sil!!!:-)

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