Baião-de-dois: Simples e Caseiro, mas Delicioso! Veja também a receita do Restaurante Mangai!

18:10Silmara Aldrighi


Desta vez fiz sem carne e da forma mais simples possível, para que causasse pouco impacto calórico e, mesmo assim, ficasse saborosa. Mas passarei a receita completa para você que quiser causar mais impressão ainda e usar todos os ingredientes.
 
 
Além de testar a minha receita, de forma mais completa, que tal ver a receita do Mangai?
Que comidas maravilhosas estão disponíveis nesse restaurante!!!!
Há restaurante Mangai em João Pessoa, Natal e Brasília.
Surgiram nessa ordem e tamanho e preço do kg também.
Mas vale a pena conhecer. É muito, muito bom!

 
Vamos à minha receita e às dicas de que lembrei de mencionar!
 
 
Ingredientes: 500g de feijão verde cru, novinho, limpo e lavado, pronto para ser cozido; 1 xícara (chá) de arroz cru e lavado (eu prefiro o parboilizado, por ter mais nutrientes e ser melhor se não quiser empapar o arroz); 2 cebolas picadinhas, 1 colher (sobremesa) cheia de alho espremido; 2 pimentas-de-cheiro bem picadinhas; 200g de queijo coalho (ou minas se não tiver coalho); 50g de queijo parmesão ralado; 2 colheres (sopa) cheias de manteiga/margarina; 1 colher (sopa) de azeite extra virgem; caldo de carne (ou cubo de caldo de carne ou de bacon - eu tinha caldo da carne assada - costumo fazer carnes com mais caldo que o normal, retirar o excesso e congelar) e água; 2 linguicinhas defumadas de frango cortadas em cubos (fervidas e depois refogadas com a colher de sopa de azeite); 200g de carne "charque ou de sol" dessalgada e cortada em cubinhos (opcional - há quem prefira desfiá-la - fica bem legal também); 1 colher (sopa) de salsa ou coentro (depende do gosto de quem saboreará o prato); e sal a gosto. Se quiser, para pôr ao final (eu não usei hoje, mas já fiz essa experiência e deu certo), acrescente 2 colheres (sopa) de creme de leite sem soro (creme de leite fresco é ainda melhor.

O feijão verde fica marrom ao ser cozido - alguns usam feijão de corda e outros para o baião
 



Modo de Fazer: na panela de pressão, cozinhe o feijão, por 30 minutos, com a carne, 1/3 da cebola, o alho, a pimentinha, o caldo de carne (use água - provavelmente precisará - na quantidade que pede sua panela de pressão para 500g de feijão), a carne em cubos (se for usar a desfiada, é porque já a cozinhou à parte e a desfiou - aí é melhor refogá-la com cebola e cheiro-verde por fora e misturar quando o baião estiver pronto) e corrija o sal, se precisar. Abra a panela na forma correta para panela-de-pressão, prove o feijão (deve estar bem macio e o caldo com sabor gostoso e deixe a quantidade certa de água para cozinhar o arroz - cozinhe mais, caso precise - dependerá da panela utilizada - se não tiver com pressão, pode ser feita, mas leva mais tempo). Acrescente a linguicinha já fervida e refogada e o arroz cru e lavado e deixe a panela semi tampada, olhando de vez em quando para misturar. Enquanto isso, refogue a cebola na margarina e com uma pitada de sal. Ao ficar praticamente pronto o baixão, ponha o queijo coalho (ou minas) e o cheiro-verde. Ficando pronto, pode acrescentar o creme de leite se for usá-lo. Ponha essa mistura bem quente em uma vasilha, acrescente queijo parmesão ralado e cubra com a cebola refogada na margarina e sirva.
 
Dica 1: usei, como acompanhamentos, saladas cruas, espetinho de frango com linguicinha, banana frita na margarina e farofa de soja. Use os acompanhamentos de sua preferência, como batatinhas, por exemplo ou qualquer outra
 
Dica 2: há quem prefira usar manteiga da terra. É que eu não gosto; por isso não uso, claro!
 
 
Minha receita anterior sobre baião está no link abaixo,
mas prefiro a que fiz hoje e sem a carne (mais simples, mas saboroso)
 
 
Outras receitas de Baião para você variar.
É um prato saboroso e pode-se usar bastante sua imaginação!
 
 
 
 
 
 
Aproveite!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato