Contrafilé com Batata Rösti e Provoleta ao Chimichurri (Hum....nem falo mais nada!!!!)

17:59Silmara Aldrighi

Pode ser assim.....

 


...ou assim...


...use sua criatividade!!!!


Comi esse prato no Paraná e não sosseguei até provar a receita....deu certo!
Da próxima vez, tirarei foto para substituir essa que consegui.
A preocupação em comer quente foi maior que tirar a foto.
Ah, encontrei a receita abaixo na revista Muffato.


Ingredientes: 180g de contrafilé (de preferência um alto), 1 colher (sopa - ou 15ml ) de óleo de milho, 180g de batata lavada, descascada e ralada (no ralo médio ou grosso), 20g de parmesão ralado, 20ml de azeite de oliva (de preferência o extra virgem), 20g de queijo provolone, sal e pimenta do reino a gosto e 2g de chimichurri (uma mistura de ervas - bem utilizada na Argentina e no Uruguai - eles a vendem pronta) ou a substitua por cheiro verde e um pouquinho de ervas que tenha em casa.

Modo de Fazer a Carne: tempere a carne com sal e pimenta (o chimichurri que comprei em Puerto Iguazu - ver foto abaixo - já vinha com pimenta - observe antes o seu) e grelhe-a com o óleo em frigideira antiaderente bem quente. Não mexa muito a carne. Ponha um lado e só vire ao começar a dourar bonito (para não criar caldo sem dourar antes). O ponto correto mesmo é o mal passado, mas eu não gosto e passei o meu mais um pouquinho, né? O que fiz foi, após grelhar os 2 lados, voltei ao lado anterior com a frigideira tampada e alternei os lados com ela tampada e o fogo mais baixo. Pode também pôr no forno quente por alguns minutinhos, só para atingir a cor desejada.

Modo de Fazer a Batata: rale a batata crua em ralo médio ou grosso. Misture-a com o parmesão ralado. Coloque essa mistura m uma frigideira pequena antiaderente untada com óleo de milho e deixe até dourar. Vire o lado e repita.




Modo de Fazer a Provoleta: grelhe a fatia de provolone em frigideira antiaderente (bem quente), até dourar dos 2 lados.

Monte seu Prato: Sirva o contra-filé grelhado com a batata rosti ao lado, coberta com a provoleta e tudo regado ao molho chimichurri.

O que fazer primeiro para não esfriar? Comecei pela batata e a deixei em forno aquecido e deligado, enquanto fazia o contra-filé, já que meu chimichurri estava pronto e uma salada também.

Dica para preparar o molho: Misture o chimichurri (ou cheiro-verde e ervas - se quiser, pode usar alho também) ao azeite (o meu já veio - se vier, misture mesmo assim com mais azeite). tempere com um pouco de sal (prove antes). Deixe pegar o gosto mais um pouco. Quanto mais tempo melhor. Mantenha-na em pote fechado e limpo que durará muito mesmo.




"O Chimichurri é um molho típico da Argentina e do Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

A base do chimichurri é a salsinha, o alho, o vinagre e o azeite de oliva. Sobre essa base, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.
Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta. Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), deixar a carne não mais de duas horas. Senão, o gosto do molho se sobrepõe ao gosto da carne.

Para o preparo do molho basta hidratar os flocos em uma proporção igual de flocos, vinagre de arroz ou vinagre de vinho branco, azeite de oliva e óleo de canola ou girassol. Os flocos podem ser misturados na margarina, requeijão, maionese, manteiga e queijo ralado. Excelente no feijão e recheio para pastéis. Experimente adicionar no molho de macarrão e como toque final em sanduíches, hamburgueres, ovos mexidos, patês e pastas de queijo. Na pizza, espalhe levemente por cima ou coloque embaixo do recheio antes de ir ao forno."



Como Fazer um Chimichurri








Batata Rösti já publicada neste Blog: "Doce Lar Para Você"


SUCESSO!!!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato