Sirigado à João do Buraco: do tipo do que é servido no Restaurante "João do Bacalhau" em Fortaleza...experimente! Inove também!

13:02Silmara Aldrighi

  

Curta mais essa maravilha com Frutos do Mar.
Desta vez Sirigado à (moda) "João do Buraco".
Ah, dizem por aí que é o prato "Bacalhau à João do Buraco"
é o apelido do criador do prato:
o Sr. João Pereira.

Bem, caso queira, também poderá fazer a receita com lascas de bacalhau,
no lugar do Sirigado, sempre com cebola, salsa, camarões,
molho branco, purê de batata, claras em neve. etc...
Peguei receitas na internet e adaptei a minha.
Depois das próximas tentativas, se houver novas dicas, postarei.
  
Não usei as "amêijoas" e ficou ótimo e mais dourado.
Há quem use bacon - não usei também.

 Veja a seguir...


http://manasecompanhia.blogspot.com.br/


Ingredientes: 600 g de filé de sirigado em pedaços ou de bacalhau dessalgado e em pedaços, 300 g de camarões, 1kg de batatas para o purê, 2 colheres (sopa) de margarina/manteiga,  3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 gemas e em torno de 400ml de leite quente para o purê e uns 600ml para o molho (acabei sem medir o quanto usei - medirei na próxima vez que fizer e atualizarei o blog e postarei minha própria foto), 1 molho de salsa, 2 dentes de alho picadinhos, 4 cebolas grandes, azeite, sal e pimenta a gosto, 2 claras em neve e, opcional, 150g de miolo de amêijoas (não usei mesmo - veja o que significa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%AAijoa). Outro opcional: noz moscada a gosto (usei uma colherzinha de café ao fazer o purê).

Modo de Fazer:  reserve o sirigado/bacalhau já em lascas/pedaços, lavados e pronto para uso (o sirigado, lavado com limão e temperado com sal e pimenta e fritinho em pouco azeite fica uma delícia para uso). Corte as cebolas em rodelas finas. Aqueça o azeite e doure a cebola (não exagere na quantidade do azeite, mas deixe a cebola molhadinha mesmo). Em outra panela com água fervente e sal, o quanto baste para você, cozinhe as batatas com as cascas mesmo.  Enquanto elas cozinham, faça o molho. Depois do molho pronto, à parte, cozinhe os camarões rapidamente e os descasque (se for usar as "amêijoas" é agora que as abrirá e retirará o miolo - eu nem sei como usa e nem as usei na receita). Depois que o purê estiver pronto e frio, junte a esse purê parte da salsa picadinha e as claras em neve. Em uma vasilha que possa ir à mesa, disponha a cebola já dourada na margarina. Depois cubra as cebolas com os pedaços de bacalhau ou com as lascas de bacalhau e o restante da salsa picada e tempere com pimenta (indicam a preta, mas eu usei a pimenta que eu tinha em pó - use a que melhor tempera o seu gosto). Disponha, por cima disso tudo,  os camarões (e ponha agora também, se tiver usando, o bacon ou o miolo das amêijoas - sugiro nem usar qualquer um dos dois), regue com o molho e cubra com o puré de batata. Eu acrescentei queijo parmesão ralado (um pedaço que ralei em casa - ele quase não tinha sal e estava super saboroso - veja um de qualidade muito boa, pois fará a diferença). Leve ao forno aquecido a uns 200°C para dourar.

Modo de Fazer o Purê: descasque as batatas ainda quentes e utilize o esmagador (ou o espremedor) de batata. Ponha manteiga/margarina, misturando tudo em fogo baixo e mexendo sempre, acrescentando leite quente até obter um preparado homogêneo. A depender da batata, poderá usar mais ou menos leite que o indicado. Observe o seu ponto do purê (nem duro, nem mole demais).

Modo de Fazer o Molho: derreta a manteiga/margarina, polvilhe-a com a farinha, adicione gradualmente o leite quente e mexa sempre até o molho ganhar alguma consistência. Por fim, incorpore as gemas, mas não deixe ferver para não talhar. Eu esperei esfriar mais (estava de morno leve a frio - não arrisquei)

Dica 1: se seu bacalhau estiver salgado, então, numa panela grande, ferva água e escalde o bacalhau. Ou, desde a véspera, deixe-o de molho em água corrente, trocando-a de vez em quando - no mínimo umas 3 a 34 vezes. Bem, eu já comprei os pedaços dessalgados....é mais rápido! Ah, e nem precisa ser em lombo, pois como usará lascas, não precisa pagar mais para despedaçá-lo em seguida.....

Dica 2: esse preparo que eu disse ser com o peixe Sirigado ou Bacalhau, pode ser também usado com outros peixes se quiser variar. Cada um fica com uma delícia de sabor diferente. O badejo é tipo sirigado, só que ele é de água doce e o sirigado, de água salgada.

Importante: acho que mudei a receita um pouco ao acrescentar o queijo e ao retirar as amêijoas, mas foi assim que gostei. Como foi a primeira vez, precisarei aprimorar. Melhorando, melhorarei esta postagem também, claro! Mas faça que já será sucesso.
INTERESSANTE SABER

No restaurante "João do Bacalhau, em Fortaleza (CE), o líder dos pedidos, logo na entrada, é o bolinho de bacalhau, mas há também a patanisca de bacalhau, com o pescado desfiado e empanado com pimentões e várias outras delícias. O restaurante é especializado em mariscos e frutos do mar. Entre seus principais pratos, estão o tradicional "Bacalhau entre Rios", o "Bacalhau com Natas", o "Sirigado à João do Buraco", o "Camarão do Chef", o "Peixe ao Forno", a "Peixada", o "Caranguejo do Alaska", a "Moqueca" e o "Timãozinho de Frutos do Mar".

O "Bacalhau entre Rios" É uma posta generosa de bacalhau, mergulhada em azeite, batatas em cubos, cebola e alho. Há ainda o "Sirigado à Lagareiro" (com batatas ao murro, alho, cebola, azeitona) e muito mais!

Ah, bom dizer também que eles têm mais de uma opção de restaurante, um bem perto do outro, mas com estilos diferentes. Gostei mesmo do que é mais requintado, com ar condicionado e fui muito bem atendida....bom mesmo!

 

Encontrei esse link, ensinando como fazer a receita: http://www.youtube.com/watch?v=uksJAAfF7bo


Veja também a postagem anterior da
DOCE LAR PARA VOCÊ!

Visite também esses links interessantes
  
Bom Apetite!
Beijinhos da Sil!!!:-)


Você também pode curtir

5 comentários

  1. Testei essa receita e adoraramos!!! Fiz umas modificações(o leite, por leite de castanha a cebola fiz um refogado de alho poro com mini cebolinha e aspargos)ficou maravilhoso!!! Obrigada pelas dicas👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  2. Que ótimas dicas! Obrigada! E que bom também que gostaram! Desculpe a demora em responder.

    Acho que você não viu o que era meu último post sobre eu não estar mais por aqui. Vim hoje por acaso, após muuuuito tempo. Exatamente porque a maioria entra no blog pela busca de receitas que pensei em desativá-lo pra não frustrar vocês ao não conseguir responder. Mas deixei a pedidos.

    Obrigada pelo carinho de vocês.

    Infelizmente, faz tempo que tive de parar com o projeto do blog de receitas para assumir outros projetos.

    No meu penúltimo post, falo que não tenho com vir mais aqui (digo penúltimo, porque acabei de postar o último que trata do lançamento do meu livro).

    Ia desativar meu blog, mas muitos pediram que deixasse para que buscassem as receitas e deixei, mas com dó no coração, porque eu teria de ficar entrando e respondendo e não consigo. E nem todos sabem disso porque entram direto na receita.

    Meu dilema mesmo é deixar o blog, mesmo parado, disponível e eu sem responder nada, ou desativá-lo de vez. Por enquanto, ficará disponivel, mas não gosto de não ficar respondendo.

    Hoje, pela postagem sobre o meu livro, acabei vindo aqui.


    Bjssss....Sil

    ResponderExcluir
  3. Pode avisar ao FDP da coordenação da UFRJ, que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que eu já descobri o nome completo dele.

    Eu descubro tudo, assim como eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram:

     

    https://pt.linkedin.com/in/rafaela-carvalho-2737592a1

     

    https://www.instagram.com/rafa.rafafa/

     

    Caso você não se lembre do que aconteceu:

    Um funcionário público da UFRJ abusou do poder, que tinha como membro da coordenação da farmácia da UFRJ, para vazar as minhas informações pessoais e sigilosas para você, que nem mora mais no Brasil, que já se formou como farmacêutica pela UFRJ, enquanto você ainda estudava na UFRJ, você nunca fez uma disciplina junto comigo, ou seja, você nem sabe que eu sou.

    Se a intenção deste FDP foi me calar, pode falar para ele que não funcionou. Eu vou continuar denunciando os absurdos que acontecem dentro da UFRJ.

    Que vexame, um funcionário público da UFRJ abusar do poder que tem para vazar as minhas informações pessoais para os outros. Que papelão a atitude desse FDP da coordenação da farmácia que vazou as minhas informações pessoais e sigilosas para você.

    Esse FDP deveria se sentir tão envergonhado do que fez comigo que deveria pedir demissão da UFRJ e se entregar à polícia. Lugar de bandido é na cadeia, pagando pelo crime que cometeu.

    Esse FDP pode ter mais poder do que eu dentro da UFRJ, mas eu tenho mais poder que esse FDP na internet. A maior prova do meu poder no mundo virtual é que eu descobri que as minhas informações pessoais e sigilosas foram vazadas e que eu descobri o seu perfil no Linkedin e no Instagram.

    Se esse FDP morasse aqui na minha rua as coisas seriam bem diferentes, em cima da minha rua tem uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas. Se esse FDP morasse aqui na minha rua, os traficantes já teriam mandado esse FDP subir até a boca de fumo, os traficantes não gostam de gente que faz as coisas para sacanear os outros, igual esse FDP fez comigo.


    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato