Todas todos

Carne assada (com lagarto redondo)

20:06Silmara Aldrighi

Bem, a receita é simples, caseira e deliciosa! Não seria preciso dizer mais nada. Foi nosso almoço de hoje.....mas veja abaixo receita e fotos, teste e comprove! Se preferir incrementá-la, pode fazer molho madeira, usar frutas, enfeitar com batatinhas, etc. E nunca esqueça o toque das cebolas em rodelas..uma maravilha!



As fatias de carne assada ficam cobertas de cebola, linguiça e farelo de carne...hummm.....
  

O molho madeira tambem é uma boa pedida (com cogumelos e cheiro-verde)
 (alguns usam vinho na carne)


Ingredientes: 2 kg de lagarto redondo sem pele, todo limpo (ou 2 de 1kg para acomodar melhor na panela de pressão), 1/2 (xícara) de óleo, 1/2 cebola picadinha, 600ml de água1 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto, 6 dentes de alho socadinhos, 1 colher (sopa) de orégano e sal à gosto. Para enfeitar, 2 cebolas médias em rodelas finas. Pode também fritar 2 linguicinhas de frango defumado, cortadas em rodelas. Uns usam cheiro verde em cima, outros batatas com cenoura...fica ao seu critério. Tente primeiro como está na receita...é o que faço na primeira vez que teste qualquer receita.
  

Modo de Fazer: dê furos pequenos com garfo grande por todo o lagarto. Ponha-o numa vasilha mais estreita e alta, para que ele possa ficar de molho nos temperos. Tempere-o com o orégano, o alho, o sal e o vinagre. Deixe nesses tempero até o dia seguinte. Ponha o óleo na panela de pressão e, ao começar a ficar quente, ponha a carne para fritar (antes, escorra bem antes na própria vasilha em que estava de molho no tempero), deixando a panela quase toda tampada, virando a carne até ficar torradinha de todos os lados (veja a foto abaixo). Jogue nela a 1/ cebola picadinha e a mistura do tempero que está na vasilha onde ela ficou de molho. Acrescente a linguiça de frango defumada e a metade da água em ponto de fervura. Misture e vire a carne. Acrescente o restante da água, misture com o caldo que está nela, tampe e cozinhe na panela de pressão por 30 minutos. Ao esfriar a panela e abri-la, verifique se está bom de sal, se tem caldo suficiente para cozinhar mais 10 min, caso a carne não esteja bem macia ainda. Ao ficar pronto, retirar a carne, deixar esfriar para fatiá-la. No caldo, ponha as cebolas em rodelas, por cima, as rodelas de carne e todos os pedaços desfiados que ficarão ao final por cima de tudo. Em relação às linguicinhas que cozinharam na carne, frite-as em pouco azeite e reserve-as. Monte, na vasilha de vidro de sua preferência, as fatias de carne assada, a carne que esfarelou, as cebolas e, por cima, as rodelas de linguicinha.




Dica 1: sirva com arroz, salada, farofa e feijão preto (não feijoada, mas um feijão preto bem feito. Veja minha receita do feijão: http://docelarparavoce.blogspot.com/2011/01/feijao-preto-delicioso-e-nao-e-feijoada.html). Se preferir, pode ser o feijão marrom mesmo (http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/01/feijao-carioquinha-ou-outro-da-cor.html).
Dica 2: pode enfeitar o prato com batatinhas cortadas em quadradinhos e fritinhas ou ervilhas refogadas no caldo da carne ou simplesmente jogar um pouco de cheiro verde picadinho.

Dica 3: poderá também deixar fatiada numa vasilha tipo bandeja, com batatas e/ou cenouras enfeitas ou com molho madeira ou da forma como preferir. Já fiz com essas coisas todas...por isso da dica.

Outros links com receitas de molho madeira




BOM APETITE!

Você também pode curtir

9 comentários

  1. EU FIZ E FICOU OOTIMO....BEIJOS E OBG

    ResponderExcluir
  2. Não sabe o quanto fico feliz quando dá certo algum teste de vocês em relação àas receitas postadas.
    Bom mesmo! Sucesso sempre pra você em suas experiências culunárias e, claro, felicidade sempre!
    Bjs
    Silmara

    OBS: um bom feriadão pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo para o almoço, hummm!!! O cheirinho esta ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo para o almoço, hummm!!! O cheirinho esta ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse lagarto, Geilsa!
    Como ficou o seu?
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  6. vou fazer um lagarto redondo assado,com batatas coradas ,uma salada tropical,feijão preto, farofa .Aniver de mamãe domingo...será que combina??

    ResponderExcluir
  7. Penha, querida, conta pra gente depois do seu sucesso, ok?
    Amor e comida gostosa são tudo de bom!
    Um ótimo domingão pra você, amigos e familiares!
    Ah, fiz parecido em outra postagem: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2013/05/carne-assada-pratica-na-panela-de.html. Nessa aqui também, ficou diferente: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2014/06/carne-assada-sem-gordura-tem-sabor-e.html
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir
  8. onde encontro a receita do molho madeira . obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Desculpe pela demora, pois estava fora do país por tempo e não acessei o blog por lá.
    Veja neste nosso link e nos demais abaixo, ok?
    Sucesso!
    (1) http://docelarparavoce.blogspot.com.br/search?q=molho+madeira
    (2) http://gnt.globo.com/receitas/receitas/molho-madeira.htm
    (3) http://receitas.eduguedes.com.br/tag/molho-madeira/
    (4) http://gnt.globo.com/receitas/receitas/escalope-de-file-mignon-ao-molho-madeira-caseiro-com-arroz-piamontese.htm
    Espero ter ajudado!
    Abs
    Silmara

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato