O Chef Léo Gondim e a Aninha arrasaram nestas receitas: Bolinhos de Bacalhau , Brandade de Bacalhau e Bacalhau "Entre Rios" (ou Entre-Eixos)!!!

13:37Silmara Aldrighi

A Ana Cláudia Rêgo, Aninha para as amigas,
sabe como gosto de compartilhar receitas com vocês,
incluindo a coluna dos amigos e doces chefs!
E aí ela resolveu me dar essa sua contribuição e me deixar super feliz!!!



Estudamos juntas no Colégio Imaculada Conceição, 
mas retomamos o contato somente há 2 anos. Muito bom!!!!

A Ana fez o curso com o Chef Léo e
amou tanto, que, mesmo a distância,
mandou logo fotos e receitas de Bacalhau e
tantas outras que virão em outras postagens.
Valeu, amiga! Aliás, justa e merecida essa sua empolgação....

... receitas super práticas que fizeram um sucessão por aí, eu soube!!! 



Antes, claro, os elogios ao competente e bastante requisitado Chef Léo,
o nosso obrigada pelos quitutes e os nossos votos de muuuito sucesso!


AGORA, VAMOS ÀS RECEITAS...


Bolinho de Bacalhau



Ingredientes: 600g de bacalhau desfiado, 300g de batatas cozidas, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 ovos, 50g de alho picado, salsinha picada, pimenta-do-reino branca e óleo de soja para fritar.

Modo de Fazer: misture tudo em uma vasilha, acerte a consistência, se precisar. Faça os bolinhos tipo "quenelles" ("Quenelle é uma técnica bastante usada atualmente pelos chefs para servir purês, sorvetes e sorbets. Originalmente era chamado quenelle um bolinho feito de carne, peixe, frango ou apenas de vegetais, ovo, gordura, arroz ou farinha no formato de uma bola de futebol americano. Porém acabou se adotando o nome quenelle para a forma e esta técnica de fazer a quenelle se tornou bastante usada para servir alguns pratos"). Pode comer como prato principal e uma saladinha ou o que preferir, mas acho uma delícia comer os bolinhos como aperitivo com azeitonas pretas, harmonizado com um vinho de qualidade e de sua preferência e um docinho especial para a sobremesa.

OBS: há quem passe na farinha de rosca, mas o original não é feito com essa camada não. Melhor ir direto pra fritura. Também pode ser feito assado, mas a textura e a crocância mudam um pouco. Veja aqui uma ótima versão do Bolinho de Bacalhau assado.


Veja AQUI outra receita de Bolinho de Bacalhau da DoceLarParaVocê!



Brandade de Bacalhau


Ingredientes: 1,2kg de bacalhau, 600g de batatas cozidas e sem casca, 200ml de azeite de oliva extra virgem, 400g de requeijão, 250ml de creme de leite, 1 maço de salsinha bem picadinha, 80g de alho triturado, pimenta-do-reino e sal a gosto e 3 folhas de louro.

Modo de Fazer: dessalgue o bacalhau, ou seja, afervente com apenas 1 dedo de água passando dele e as 3 folhas de louro (caso não tenha dessalgado de um dia par ao outro). Faça um purê mal amassado com as batatas cozidas. Em uma vasilha, misture o bacalhau, as batatas, o creme de leite, o requeijão, o azeite, o alho e 2/3 da salsinha picada. Unte um refratário, ponha a mistura e polvilhe com queijo parmesão ralado. Asse em forno baixo (180ºC) pré-aquecido até ficar dourado. Decore com o restante da salsinha picadinha. Sirva quente com arroz branco.

OBS: leva 40min de preparo e serve umas 15 porções.


Bacalhau Entre Rios /Entre Eixos



Ingredientes: 1,6kg de bacalhau alto, 1kg de batatas em cubinhos médios, 200g de dentes de alho picadinhos, 600ml de azeite de oliva extra virgem, 3 pimentões médios a grandes - 1 vermelho, 1 amarelo e 1 vermelho) - sem pele e cortado em tiras, sal (se julgar necessário) e 1 cebola grande cortada à Julienne (obs:  cortar ‘brunoise’ - diz-se “brunoase” - é cortar em cubinhos pequenos e cortar ‘julienne’ é cortar em tirinhas) e papel alumínio.

Modo de Fazer: Dessalgue o bacalhau. Descasque as batatas e as corte em cubinhos médios. Retire a pele dos pimentões e os corte em tiras. Corte a cebola à Julienne. Em um refratário, Monte assim ao prato... no centro, o bacalhau com todo o azeite. As batatas os pimentões e a cebola ao redor, nas laterais. Se quiser, enfeie com azeitonas pretas em rodelas. Ponha papel alumínio com a parte brilhosa para baixo e asse por 45min em forno médio e depois mais 15min sem o papel alumínio para dourar. Sirva quente com arroz branco.

OBS: leva 60min de preparo e serve umas 10 porções.

____________________________________________________________



Pedi à Aninha que me passasse a divulgação que ela fez no Instagram
sobre a Distribuidora dela e do marido, de frutos do mar e bebidas,
porque fazem sempre promoções, entregam em casa e
só vendem produtos de qualidade. Aí ela me passou.

Fica aqui a dica!

É também uma forma de eu agradecer a gentileza deste compartilhamento!
Abaixo, para quem estiver em Fortaleza e quiser experimentar....


Aproveitei e fiz um recorte do instagram deles e pus abaixo:




____________________________________________________________



BOM APETITE!!!!


Beijinhos da Sil!!! :-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato