SALADAS para variar sua refeição e com poucas calorias.

12:00Silmara Aldrighi


Peguei receitas diversas de saladas e fui testando ao longo do tempo. Há outras igualmente gostosas, mas seguem essas aí primeiro, ok? Prove em casa e diga o que achou. Dá para fazer uma mesa ficar mais bonita e apetitosa com elas.....

Vejam antes esta salada de "tulipas" feita com tomatinhos-cereja, muçarela de búfala e cebolinha ou esta outra (você pode rechear os tomatinhos com salada de batatas e maçãs também). Grande sacada!


E este cupido de caprese aqui? Linda delícia!



Aqui, aqui e aqui, temos outras dicas de saladas da Doce lar Para Você!

Vamos às saladas?


(1) Salada Colorida

Misture 5 folhas de alface americana (pique com a mão), 1 pires de agrião (folhas com talo), 5 folhas de alface roxa (picadinhas com a mão), 5 folhas de rúcula, 50g de tomate cereja, 1 fatia de queijo picadinha, 2 fatias de chester picadinho, 50g de cenoura ralada fininha, 50g de beterraba ralada fininha, 100g de manga picada (opcional para quem gosta de frutas na salada).

(2) Salada Arco-Íris

Misture 5 folhas de alface roxa, 1 pires (de chá) de vagem cozida, 1 ovo cozido picado, 2 fatias de presunto magro picadinho, 1 tomate picado (sem sementes), azeite de oliva, suco de limão e sal a gosto.

(3) Salada Tropical de frango

Para quem gosta de frutas com salada, tenho uma receita que fica uma delícia. Pra quem não gosta, é bom nem fazer. Mas eu adoro!
Misture 100g de peito de frango cozido desfiado fininho, 30g de passas sem caroço, 1 fatia de abacaxi picadinho, ½ cenoura ralada fininha, 2 colheres de sopa de ervilhas frescas ou da ervilha fresca, com a casca, picadas, em diagonal, na largura de 1 dedo (retirando as tirinhas durinhas que a ervilha tem ao lado de suas cascas e refogadas no azeite e alho), ½ copo de iogurte desnatado, ½ suco de limão e ½ maçã picadinha.

E aí, gostou? E nem precisa de fogão ou micro-ondas pra fazer essas delícias!

Agora vai uma mais calórica e dá para muita gente, ta?

(4) Salada Zuleide

Misture 1 chester defumado (picadinho ou desfiado), 3 maçãs verdes, 250g de presunto picadinho (pode comprar e cortar em cubinhos), 1 lata de creme de leite sem soro, 1 lata de milho verde lavado, 200g de passas brancas sem caroço e 1 lata de abacaxi picado (sem calda). Misturar tudo e levar um pouco ao congelador. Depois pôr na geladeira.

Essa receita foi da família italiana do meu marido. É...gosto de experimentar receitas de todos...é muito bom!

(5) Salada de Grão-de-bico



Cozinhe 500g de grão-de-bico como explica a embalagem (normalmente depois de retirar alguns que não prestam e lavar os grãos, ponho em panela de pressão com uns 2 litros de água), com sal e/ou caldo de legumes por uns 45min. Se não quiser fazer a salada ou reservar metade para comer como “feijão” mesmo.

Veja se cozinhou direito ou se precisa mais um pouco. Se precisar, faça com a panela sem usar a pressão, para ter mais controle. Estando macia, sem se desmanchar, escorra, deixe esfriar. Para cada 250g, rale 1 cebola pequena (ou pique, se não tiver problema com isso ou se gostar de cebola – é como eu faço), acrescente 4 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de salsa e, se gostar, 1 colher de sopa de cebolinha e verifique sal. Se tiver em casa um molho de gergelim, use 1 colher de sopa dele. Ponha na geladeira para servir.


Dica: se quiser, pode amassar uma parte desse grão-de-bico para fazer uma pasta para passar em pão árabe. Fica bem gostoso também.

(6) Salada de Soja


De um dia para o outro, lave 250g de soja e tire os grãos que não prestarem e deixe-os de molho em água (aqueles grãos em formato de bolinhas).

No dia seguinte, lave-os de novo, retire as peles que se soltaram e leve-os para a panela de pressão, cozinhando-os com caldo de frango. Ponho em panela de pressão com uns 2 litros de água por uns 25min.

Veja se cozinhou direito ou se precisa mais um pouco. Se precisar, faça com a panela sem usar a pressão, para ter mais controle. Estando macia, mas sem se desmanchar, escorra a soja, retire as peles (sai muito) e deixe esfriar. Rale 1 cebola pequena (ou pique, se não tiver problema com isso ou se gostar de cebola – é como eu faço), acrescente 4 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de salsa e, se gostar, 1 colher de sopa de cebolinha e verifique sal. Se precisar de sal, ponha molho de soja (soyo, por exemplo), acrescente 4 folhas de alface picadinha com a mão(opcional) e umas 100g de cenoura ralada fina (opcional). Ponha na geladeira para servir.

Espero que tenham gostado!

Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

3 comentários

  1. eeeeeeeeeeecaaa que ruim ,poderia fazer algo melhor

    ResponderExcluir
  2. poderia fazer algo mais gostoso
    já comi coisas melhores

    ResponderExcluir
  3. Não sei se você gosta de saladas, mas dá para verificar que eu adoro e vario bastante os tipos postados. No entanto, não posto só saladas. Veja outras receitas gostosas no blog. Uma hora acertarei seu gosto, não é mesmo?

    Mas, se você gosta de saladas, com certeza, verá alguma que interesse mais adiante. Por enquanto, fico contente que tenha seu retornado com comentários, pois é totalmente pertinente a individualidade e o gosto de cada um e respeito bastante.

    Um grande abraço!

    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato