domingo, 21 de julho de 2013

Pão Americano com Camadas Naturais (Espinafre, Cenoura e Ricota) ou...com o que gostar!















Pode observar, em minhas fotos,
que fiz um somente com patê de
Ricota, Cenoura e Espinafre....

O outro foi mesclado com patê de
 frango, atum e presunto.




Patê de Ricota

Ingredientes: em torno de 250g de ricota, 1/2 pote de requeijão, 50g de queijo parmesão ralado. Sal, se você achar que precisa. Eu não usei. Talvez precise de 1 colher (sopa) de creme de leite.

Modo de Fazer: bata tudo no liquidificador. Como fiz sem medir e também porque dependerá da marca do requeijão (mais mole ou mais duro), se ficar ruim de bater no liquidificador, se precisar, pode pôr mais requeijão ou um tiquinho só de creme de leite. Prove sal. Eu não usei. Reserve.


Patê de Espinafre

Ingredientes: 1 maço de espinafre, 1/2 cebola pequena, 1 dente de alho, sal a gosto e 1/2 pote de requeijão. Talvez precise de 1 colher (sopa) de creme de leite.

Modo de Fazer: depois de lavar o espinafre, higienizá-lo e secá-lo, pique em partes maiores. Refogue a cebola e o alho em 1 colher (sopa), acrescente o espinafre e deixe esfriar. Depois, bata, no liquidificador, com o requeijão (pingue leite, se achar que precisa. Como é bem de olho e depende da marca do requeijão (mais mole ou mais duro), se precisar, pode pôr mais requeijão ou um tiquinho mesmo de creme de leite. Reserve.
  
Patê de Cenoura

Ingredientes: em torno de 100g de ricota, 1/2 pote de requeijão, 1 cenoura média sem casca e cozida com pouco sal, 50g de queijo parmesão ralado. Talvez precise de 1 colher (sopa) de creme de leite.

Modo de Fazer: bata tudo no liquidificador. Como é bem de olho e depende da marca do requeijão (mais mole ou mais duro), se precisar, pode pôr mais requeijão ou um tiquinho mesmo de leite. Reserve. 

Patê de Atum

Ingredientes: 1 lata de atum sem óleo e ralada, umas 3 colheres (sopa) ou de requeijão ou de maionese e 1 colher (sopa) de cebola ralada.

Modo de Fazer: misture tudo com o garfo, após escorrer o atum da lata. Reserve.


Patê de Frango

Ingredientes: uns 300g de frango cozido e desfiado (pode até usar o que sobrou do almoço), 4 colheres (sopa) de requeijão ou maionese, sal a gosto (eu não usei), 1 colher (sopa) milho lavado e escorrido (opcional), 3 azeitonas picadas (opcional), 1 colher (sopa) de passas sem sementes (opcional) - escolha 1 desses opcionais - 1 colher (sopa) de cebola ralada.

Modo de Fazer: Misture tudo com um garfo e reserve.


Montagem final

Camadas: ponha a 1ª fatia de pão cortado ao comprido (a padaria vende assim - em outras delas, é preciso encomendar) em uma bandeja de sua preferência, escolha seu patê, passe, ponha a 2ª fatia e assim por diante. Se sobrar patê, guarde para o dia seguinte e poderá usá-lo em sua torrada.

Para cobrir o pão: use requeijão ou maionese e enfeite a gosto, mas se quiser um efeito "bolo salgado"...



Dicas


Dica 1: para ficar um bolo salgado bonito, enfeitado com rosa de tomates ou de cebola na anilina (ou outro enfeite que deseje), faça um purê de batatas, misturando-o com requeijão no lugar do leite e com queijo parmesão ralado. Ficará uma cobertura gostosa e poderá enfeitar com o queira. Nesse dia não fiz assim, porque nem tinha batata em casa....

Dica 2: pode usar requeijão catupiry, se desejar. Outros usam maionese no lugar do requeijão.

Dica 3: se preferir um pão desses, mas bem quente, com queijo derretido, é só fingir que ele é massa de lasanha e montar fatia/molho (de sua preferência: sugo, bolonhesa, italiano...)/queijo muçarela, repetindo até acabar. Depois polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Sirva quente. 

Escolha suas camadas.... 









Em um deles,
usei a batata palha fininha
para acompanhar...
...em outro, só tinha a mais grossinha mesmo.






OUTRAS OPÇÕES DE ENFEITE

O toque final





BOM APETITE!

Beijinhos da Sil!!!:-)




domingo, 14 de julho de 2013

Gnocchetti com Molho Italiano ou com Molho 4 Queijos da Colônia ou com Molho ao Sugo com Ervas e Almôndegas de Frango: Tudo Simples, Saboroso, Sensacional!

Fiz o Gnocchetti com três opções de molho...
 
Molho Italiano
(Com ou Sem Pimenta Calabresa)

 
 
Molho 4 Queijos
(Parmesão, Catupiry, Muçarela e  Colonial)
 
 
 
Molho ao Sugo
com Ervas e Almôndegas de Frango
 
 
 
Quanto ao macarrão, utilizei o Gnocchetti,
mas você pode usar outro de sua preferência.
 
 
Também aproveitei os vinhos e os queijos
que trouxe da Expotchê...uma delícia!
 
 
 
 
Vamos às Receitas......
 
 
Gnocchetti
 
Basta fazer os 3 molhos primeiro e cozinhar o pacote
do macarrão como diz na embalagem.
Depois de pronto e escorrido, regue com o fio de azeite e
o sirva separado, para que cada pessoa monte seu prato
com o molho de preferência.
Caso faça um só, pode montar e levar o prato pronto.
 
 
Molho Italiano
 
 
Ingredientes: 2 latas de tomate pelado, sem semente (marca que preferir ou que tiver em promoção no mercado - já usei várias e deram certo); azeite extra-virgem (em torno de 1/3 da xícara (chá) 2 cebolas médias picadinhas; 1 colher rasa (sobremesa) de açúcar; 8 dentes de alho picados; 1 pitada de calabresa (em torno de 1 colher de café de pimenta calabresa desidratada; sal, ½  copinho pequeno de cogumelos cortados finos (pela lateral) e azeitonas a gosto (umas 8 azeitonas sem caroço picadinhas); e ½ xícara de água.
 
 
  

Modo de Fazer: Frite o alho e a cebola no azeite (em fogo baixo para não perder muito as propriedades do azeite), junte o sal, o tomate e refogue bem. Junte a água e deixe cozinhar. Verifique se saiu o ácido do tomate. Se precisar, ponha mais água e deixe cozinhar mais. Junte as azeitonas, os cogumelos e a pimenta calabresa e deixe o molho encorpar.



 
 
Molho 4 Queijos
(Parmesão, Catupiry, Muçarela e  Colonial)
 
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem + 1 colher (Sopa) de margarina ; 1 colher (chá) de alho picado ; 2 copos de leite; 200g de muçarela ralada; 200g de parmesão ralado (do melhor que puder - evite saquinho já pronto - no máximo, pode usar o saquinho por cima - como última opção, pode usar o queijo parmesão de saquinho no molho); 200 g de catupiry; 200 g de Colonial picado (ele é mais mole e não dá para ralar - comprei todos esses queijos na Expotchê  Brasília); 1 colher (sopa) de farinha de trigo; e 1 lata de creme de leite sem soro. Ao final, se precisar, acrescente sal a gosto.
 
Modo de Fazer: Refogue o alho no azeite (fogo baixo para não perder o sabor) e na margarina. Quando tiver começando a dourar, ponha a cebola e refogue. Ao ficar refogada, acrescente o leite aos poucos e misture. Vá colocando os queijos e misturando (sempre uso fogo baixo). Ele vai ficar mais encorpado, conforme tiver com mais queijo. Ao final, prove o sal (eu não acrescentei, mas veja seu gosto) e acrescente o creme de leite sem soro. Misture e deligue imediatamente. Está pronto para servir. Eu enfeitei com o queijo de alho que foi curtido no vinho tinto.
 



 
 
 
Molho ao Sugo
com Ervas e Almôndegas de Frango
 
Ingredientes: usei 2 pacotes de molho pronto (de 500g cada) e 1 de água (ponho no próprio saquinho do molho para aproveitar o que sobra lá dentro - o mesmo se usar caixinha ou lata - não use o tomate picado da receita anterior nesta receita - use o molho de tomate pronto). Mesmo dizendo que é pronto, eu o faço de novo, mas de um modo fácil, pois ponho tudo na panela de pressão. Bem, 1 colher (sobremesa) de manjericão (se for natural, ponha 1 colher de sopa cheia dele já lavado, escorrido e picado), 1 colher (sobremesa) de açúcar (ou 1 de erva-doce, como faziam muitos italianos para tirar a acidez), 1 colher (sobremesa) de hortelã (uso a desidratada - não deixa gosto e evita fazer mal para quem tem menos tolerância a molhos de tomate); 1 pacote de almôndegas de frango (se quiser, pode fazer, mas eu já comprei pronta no supermercado - mesmo sabendo que a caseira é melhor), 1 unidade de caldo de frango (em pó).
 
Modo de Fazer: Primeiro junte todos os ingredientes, menos as almôndegas, por 30 minutos na panela de pressa. Esfrie a panela (ou a deixe esfriar normalmente), abra e acrescente as almôndegas ainda congeladas. Feche novamente a panela, misture bem (provavelmente não precisará pôr mais água, mas dependerá do cozimento de sua panela- se precisar, acrescente mais um copo e misture) e leve por mais 20 minutos ao fogo médio. Novamente esfrie e abra a panela e deixe cozinhar sem tampa, misturando de vez em quando, até encorpar (veja a foto). Está pronto!
 



 
 
 
 
Bom Apetite!!
Uma ótima semana!!
Beijinhos da Sil!!!:-)


sábado, 13 de julho de 2013

Dica: Visite a Expotchê Brasília e Presenteie Quem Você Ama com uma Maravilhosa Noite de Queijos, Salames e Vinho! Prove Cucas e Doce Divinos! Amanhã é o último dia!

 
  QUE TAL UMA NOITE DE QUEIJOS E VINHOS
TIPICAMENTE GAÚCHA?
 
Veja se não é uma maravilha...
Aliás, compre o que gostar e monte suas delícias!
Veja outras delícias que comprei por lá.....
 
 
Aproveite as delícias da Expotchê...
...amanhã é o último dia!!!
 
 
 
E há muito mais por lá do que pude comprar...
além de quitutes (doces e salgados) saborosos,
como cucas, balas de coco, e chocolates, churrasquinho e muito mais,
há inúmeras variedades de queijo, salame, mel, vinho...,
claro, também roupas, semi-jóias, shows e muita alegria.
 
  
 


Importante dizer que eles fazem desconto sim.
Basta ter quantidade e disposição para pechinchar!
Não estou patrocinando nada, nem ganhando nada com essa divulgação.
Mas dou essa dica, porque vale a pena mesmo! Claro, se você estiver em Brasília
ou  se essa exposição também for realizada em sua cidade!
 
 
 
 
Aproveite também para presentear a si mesma e aos amigos!
Tem de tudo por lá!
As crianças adorarão também!
 
  
 
Veja mais informações sobre essa exposição:
 
 
 
 
 
 
E que tal as maravilhosas CUCAS?
 



 
OU a deliciosa COCADA CREMOSA...
(com ou sem ameixa)
OU ainda uma macia BALA DE COCO...
(há variações a escolher)

  


 
Que tal comprar também um vinagre de mel para sua salada?
Provei e aprovei! E tudo de indústria caseira!

 
Pra completar, como é época de festas
"juninas/julhinas",
que tal salsicha no espeto?
 
Comprei salsicha normal mesmo,
já que não encontrei salsichão em nenhum dos 8 que procurei!
Dê uns talhos para ficar melhor ainda.
No início, fiz sem os talhos.
 
 
  
Ferva 3 vezes (trocando a água sempre),
escorra, ponha no palito e leve à chapa!
Sirva quente! 



 
Veja o que comprei lá para fatiar legumes e
 cortar em tirinhas finas, entre outras opções....

 
 
 
 
BOM APETITE!!!!!
 


 
Beijinhos da Sil!!!:-)