domingo, 18 de dezembro de 2016

Bolo Terremoto com um toque da Tia Dinha e de sua amiga Helena. Que tal provar?

Minha irmã Sildes, chamada de "Tia Dinha" pelos sobrinhos,
adora esse bolo e arrasa sempre com ele.


Gosta de variar entre a receita original e 
a versão com MMs.

A receita original foi daqui!


Por causa de uma cirurgia, contou com a
ajuda de sua querida amiga Helena.


Valeu pela receita e pelas fotos, meninas!!!
Parabéns!!!


Juntas, uma com o bolo e a outra com a cobertura, arrasaram!
Aliás, 2 vezes, pois fizeram a cobertura sugerida
e ainda a versão que a criançada adora!



Vamos à receita agora?

Ingredientes: ½ xícara (chá) de nozes picadas (60 g), 2/3 xícara (chá) de chocolate ao leite picadinho (100 g), 2/3 xícara (chá) de coco ralado (70 g), 1 pacote de massa para bolo de chocolate (450 g), 1/3 xícara (chá) de óleo (80 ml), 3 ovos batidos, 200 ml de água, ½ xícara (chá) g de manteiga (100 g), 1 xícara (chá) de cream cheese (225 g) e 1 ½ xícara (chá) de açúcar (280 g).

Modo de Fazer: numa assadeira (30 cm de diâmetro) untada coloque ½ xícara (chá) de nozes picadas, 2/3 xícara (chá) de chocolate ao leite picadinho, 2/3 xícara (chá) de coco ralado e reserve. Misture numa tigela 1 pacote de massa para bolo de chocolate (450 g), 1/3 xícara (chá) de óleo, 3 ovos batidos, 200 ml de água. Despeje essa mistura sobre a camada de nozes, coco e chocolate. Reserve. Coloque numa panela ½ xícara (chá) de manteiga, 1 xícara (chá) de cream cheese e leve ao fogo baixo até derreter a manteiga e amolecer o cream cheese. Retire do fogo, junte 1 ½ xícara (chá) de açúcar mexendo bem com um batedor de arame até incorporar. Com uma concha despeje esta mistura sobre a massa de chocolate sem chegar na borda. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200°C por +/- 35 minutos ou até balançar levemente a forma o bolo não se mexer. Retire do forno, deixe amornar e sirva em seguida.

Dica: Você pode fazer um brigadeiro e enfeitar com MM...a criançada gosta mais dessa versão!

UMA ÓTIMA SEMANA PRA TODOS NÓS!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

domingo, 4 de dezembro de 2016

Fettuccine Alfredo é uma delícia! E é tão facinho de fazer!!!

Para dias de correria...



Veja como é fácil e fica gostoso!!

Ingredientes: 500g de fettuccine, 250g de manteiga fresca, 250ml de creme de leite fresco, se possível, 250g de queijo parmesão ralado na hora, noz moscada, 2 1/2 colheres (sopa) de salsinha picada e sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer: enquanto a água do macarrão ferve, derreta a manteiga em banho-maria, junte o creme de leite, mexendo de vez em quando, sempre em banho-maria, até que estejam completamente unidos/amalgamados. Tempere com sal e noz moscada. Ponha sal na água do macarrão e cozinhe a massa, conforme orientação da embalagem. Quando estiver "al dente", escorra e despeje na panela do molho. Misture bem, junte o parmesão, misture de novo para deixar derreter e tempere com pimenta-do-reino. Junte a salsinha e sirva. BOM APETITE!!

Veja esta outra receita nossa com Fettuccine:



Uma ótima semana pra todos vocês!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Delicioso Bolo de Banana com Canela - é de liquidificador!

A história desse bolo...
...contarei mais abaixo...

ELE É DELICIOSO!!!


Fui em Fortaleza, passar uma semana com meus pais.
Em visita ao meu último antigo trabalho naquela cidade,
cheguei no momento em que uma moça levara
esse bolo para o café-da-manhã dos amigos.
Foi preparado para a mãe dela
e estava delicioso!!

Falei com ela do meu Blog e
pedi para conversar com a mãe dela para saber da receita,
pois se diferenciava um pouco desta outra minha receita...


 

Não deu outra: ela me passou a receita dela e eu a minha principal.
Amamos ter conversado. Deia ela o endereço do Blog.
Infelizmente, não tenho o seu contato.
Aí foi voltar à casa dos meus pais e fazer o bolo...fiz 3 vezes...
... e depois, ele passou a comer dele 1 vez por semana por lá.



VAMOS À RECEITA AGORA???

Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de óleo, faltando 1 dedo para encher, 4 bananas (prata ou nanica, tanto faz - lá foi feito com a prata), 2 xícaras (chá) de farinha de rosca fina, 1 colher (sopa) fermento em pó para bolos.

Minha sugestão adicional (não estava na receita original): 1 colher (sopa) de canela para a massa, e, para a cobertura, banana em tiras (ou em rodelas) polvilhas com mistura de açúcar e canela.

Modo de Fazer: misture no liquidificador os ovos com o óleo e as bananas e bata até ficar uma mistura só. Acrescente o açúcar e a canela e bata de novo. à parte, misture a farinha de rosca com o fermento. Ponha nessa vasilha a mistura do liquidificador e mexa com a mão até ficar uma mistura só. Ponha essa mistura na forma untada (com açúcar) e enfarinhada (com farinha de rosca), disponha fatias de banana sobre ela e polvilhe com uma mistura de açúcar e canela. Leve ao forno médio a baixo, pré-aquecido, e asse até a parte de cima ficar como na foto. Ah, quem disse que lembrei de tirar alguma foto enquanto estava lá? Depois minha sobrinha me mandou essa aí em cima, mas eles polvilharam com farinha de trigo mesmo, pelo que vi.

Dica: a medida de xícara original é da xícara de duralex (aquela de vidro marrom), mas pode usar o medidor mesmo - é só não caprichar demais na medida, pois creio que a de duralex, pelo que vi na casa da minha mãe, é um tiquinho menor.