Gratinado de Batata com Alho Poró como acompanhamento no seu almoço!

14:55Silmara Aldrighi



Vamos à receita???


Ingredientes: 3 batatas médias higienizadas, descascadas e cortadas em rodelas, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 alho poró higienizado e fatiado em rodelas fininhas, 2 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal e orégano a gosto. Reserve queijo parmesão (ou outro que prefira) para salpicar por cima (em fatias, se preferir).

Modo de Fazer: numa panela, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos (fica cozida, mas sem desmanchar ao toque). Retire do fogo, escorra a água e reserve até esfriar. Se tiver com pressa, ponha na geladeira, mesmo que rapidinho, para ganhar tempo, enquanto faz o restante dos procedimentos. Unte, com 1 colher (sopa) manteiga, uma assadeira ou vasilha de vidro que vá ao forno, disponha as rodelas de batata, as rodelas de alho poró e salpique sal e reserve. À parte, leve ao fogo uma panela com a metade do leite, o orégano e a manteiga restante por cerca de 5 minutos. Junte a farinha de trigo no leite restante e, sem parar de mexer, deixe cozinhar até aparecer o fundo da panela. Retire o creme do fogo e despeje sobre as batatas com alho poró. Disponha queijo ralado ou em fatias e leve ao forno médio (de 170 a 190ºC) por cerca de 15 minutos ou até amaciar mais as batatas e dourar em cima. Sirva quente.

Dicas: (1) Para dourar mais, usei o dourador do forno; (2) dei uma leve refogada no alho-poró com pouco sal e azeite extra-virgem, em fogo baixo - tipo uns 5 minutos antes de usá-lo por cima das batatas; e (3) pus orégano com queijo ralado por cima das batatas antes de pôr o alho-poró.

OBS: a Receita original foi do Mercadinho OBA aqui de Brasília. Eles dispõem de outras receitas AQUI!

Bom Apetite

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato