Crumble (ou Streusel) Funcional de Banana com Sorvete de Creme sem lactose - uma delícia simples de fazer!

23:16Silmara Aldrighi

Depois de um tempão cuidando da saúde, retorno
com carinho para nossas receitas!! Bom demais!!!


Esta aqui é bem fácil de fazer.
Sirva morna com sorvete de creme caseiro e arrase!


Mudei um pouco a receita original para ficar integral e funcional.

Acho que é uma boa para receber visitas surpresas!
Você não tem tanto trabalho e sai rapidinho essa delícia do forno!


Pode também usar com sorvete de chocolate.
É a mesma receita do sorvete de creme com cacau em pó.


Levei esse pratinho acima para a vizinha comer de sobremesa.
Tenho ótimos vizinhos e estamos sempre trocando quitutes e receitas!
Muito legal mesmo!

VAMOS À RECEITA DO CRUMBLE???

Ingredientes8 bananas nanicas (ou outra de sua preferência) pequenas em tiras ou rodelas – diminua se elas forem grandes, 1 xícara (chá) açúcar demerara (pode usar o mascavo, se quiser - se usar o de coco, o sabor pode mudar - use se for essa a sua intenção), 2 colheres (sopa) de canela, 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina (experimentarei com óleo de coco na próxima vez), 3 colheres (sopa) de flocos de aveia, 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça, 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde, 1 colher (sopa) de flocos de amaranto, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo integral + 3 colheres (sopa) de farinha de arroz OU 7 colheres (sopa) de mix de farinhas sem glúten, raspas de 1 limão, 1 xícara (chá) de açúcar baunilha (opcional – não usei), 2 colheres (sopa) de oleaginosas picadas/trituradas (usei amêndoas + castanhas-de-caju + castanhas-do-pará - use as que quiser - nozes também ficarão deliciosas) e manteiga/margarina para untar um refratário (untei generosamente com óleo de coco.

Modo de Fazer: em uma tigela, misture tudo (menos as bananas) com a ponta dos dedos e forme uma farofa. Unte um refratário com manteiga/margarina. Salpique uma camada fina da farofa, bananas, farofa de novo, bananas e farofa. Leve para assar em formo preaquecido a 180 ºC por uns 30 a 40min ou até dourar. Ah, pode usar o "dourador" do fogão ao final para não deixar queimar embaixo e nas laterais. O meu pregou um pouquinho nas laterais.

  
 

 

Dica: se quiser, pode passar as fatias ou rodelas de banana em uma mistura de açúcar demerara ou mascavo (1/2 xícara chá) com canela (1 colher (sopa). Preferi não passar para não ficar mais doce ainda.

Outra dica: ponha uma hortelã para decorar e coma as folhinhas - fica bem refrescante e dá um toque especial ao paladar.



GOSTOU??? 

Não é tão light, mas é funcional e é delicioso!


Veja outras opções!!!






Cobertura para Crumble/Streusel e recheio de frutas vermelhas



Uma ótima semana pra todos nós!!!



Beijinhos da Sil!!!:-)





Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato