Curta uma gostosa Lasanha Vegetariana de Espinafre, Ricota, Abobrinha e Queijo!

21:41Silmara Aldrighi

Fiz há uns 2 domingo passados, 
mas só agora consegui finalizar a postagem pra vocês!


Não foi difícil de fazer, não, muito ao contrário.
E ainda ficou leve e gostosa. Dá pra congelar também!


Ah, essas pequenas partes da gordura são do queijo muçarela que subiram.
Como usei pouca, ficou só um pouco assim, mas trocarei por muçarela de búfala
da próxima vez. Eu estava sem ela em casa....

 

Fiz uma lasanha para comermos e outra para congelarmos.
A do congelamento foi somente "cozida", já que foi ao forno
médio pré-aquecido coberta com papel alumínio
(o brilho para baixo) por 30 minutos.



Veja como é fácil!!!

Para quem é vegano, pode substituir
por queijo vegano, não usar ricota, mas tofu
e ainda usar leite vegetal.

Espinafre: depois de higienizar 2 maços de espinafre (folhas - eu estava só com 1 e foi assim mesmo), dê uma fervura nele com pouco (pouco mesmo) de água e sal a gosto, somente para amaciar rapidamente. Eles soltarão água também. Depois escorra bem, esprema e pique. Reserve.

Ricota: amasse 1 pacote todo da ricota (não lembro o peso, mas está na foto acima) e reserve. Pode usar creme de ricota ou creme de queijo vegano no molho no lugar da ricota.

Queijos: reserve 200g de muçarela ralada (a de búfalo também derrete e é muito melhor. Pode usar também um queijo vegano. Já cheguei a usar em outro prato e derreteu bonitinho.

 

Refogado: refogue 1 cebola picadinha com 2 dentes de alho espremidinho com 2 colheres (sopa) de manteiga e sal a gosto. Quando amolecer um pouquinho, acrescente o espinafre e refogue. Depois acrescente a ricota picada e umas 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho já dissolvido em 800ml de leite sem lactose e leve ao fogo para engrossar em fogo médio. Reserve assim que formar um creme não mole, nem grosso demais (porque usei a massa de lasanha crua que cozinhou no molho).

 

Montagem: ponha um pouco do molho no fundo da vasilha que escolher (lembre-se que ela irá ao forno), acrescente o macarrão* para lasanha (usei o cru, mas tem aqueles de geladeira mais molinhos e que cozinham antes - fica bem mais fácil de acertar o ponto da massa). Salpique o queijo ralado agora, ponha mais molho, massa, molho de novo e, por cima, queijo ralado.

*OBS: pela aparência, minhas 2 lasanhas parecem a mesma, só que uma delas não foi dourada, não é? Mas na da esquerda (foto abaixo) não foi usado macarrão. Peguei uma abobrinha pequena, tirei a casca fininho (só para sair o verde e ninguém ver que foi abobrinha (experiência que fiz em casa) e usei no lugar da massa. Valeu, viu? E ainda ficou mais leve...

Cozimento: Ponha as 2 vasilhas (ou uma grande ou outras menores), na forma que quiser, no forno médio pré-aquecido, cobertas com papel alumínio e deixe assar por 30 minutos. Tire o papel alumínio e deixe mais uns 15min ou até dourar. Depende do seu forno. Esse da direita foi dourado, mas o da esquerda, congelei só cozido para doura no dia em que for usar. 

 


 
 

Você também pode usar este molho branco da torta abaixo...


(é só trocar a muçarela de búfala pelo queijo vegano)


Outras receitas de lasanha...



(melhor fazer com macarrão de arroz já cozido)



BOM APETITE e um ótimo restinho de semana!



 GRATIDÃO POR TODOS VOCÊS
QUE TÊM ACOMPANHADO SEMPRE A 
Doce Lar Para Você!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)






Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato