Uma delícia de Lasanha à Bolonhesa com molho caseiro no feriadão de Tiradentes e aniversário de Brasília!

18:31Silmara Aldrighi

Aproveitando a promoção de tomates lindos, queijo e ervas que tinha em casa,
resolvemos comer lasanha e congelar também para dias mais especiais.
Afinal, não é todo dia que se pode comer lasanha, né?


O rendimento foi uma assadeira antiaderente grande 
e uma "quentinha" semi-pronta para congelamento e uso posterior.

Mas acho que exageramos, porque sobrou lasanha para
congelarmos em mais um alumínio descartável.

Deu trabalho, mas ficou delicioso mesmo!

Mais adiante, você verá muitas dicas para tornar
sua lasanha bem menos calórica, vegana e até sem glúten.
Quer saber mais? Veja tudinho, ok?

VAMOS À RECEITA LOGO?

 

Ingredientes do Molho à Bolonhesa: 1 pacote de 500g de massa de lasanha (daquelas que são montadas cruas e cozinham com a lasanha já montada), 30 tomates sem pele e sem semente, 8 colheres (chá) bem cheias de alho picado -  sendo 5 delas para o molho e 3 para a carne moída, 500g de carne moída (usei coxão mole), 1 colher (sopa) de mix ervas seca para o molho e 1 colher (chá) desse mix para a carne moída, 2 colheres (sopa) de folhinhas de manjericão higienizado, 6 cebolas grandes picadas, sendo 4 para o molho e 2 para a carne moída, sal e azeite extra-virgem a gosto e 500g de queijo muçarela ralado.

Modo de Fazer o Molho: primeiro tire as peles e as sementes dos tomates e os pique grosseiramente (veja a dica mais abaixo). Reserve. Refogue a cebola com o alho e azeite (não precisa muito não. Use panela antiaderente, fogo médio a baixo e pouco azeite. Acrescente em seguida os tomates e misture bem. Ponha ervas (mix + manjericão) e sal, um pouquinho de água filtrada (depois você vai colocar mais - agora é pouquíssimo mesmo - eles não ficam mergulhados não - é só para evitar usar mais azeite, misture e tampe. Olhe de vez em quando, mas uns 10min depois já pode usar um amassador de batata para amassar os tomates, deixando ainda pedacinhos para darem um charme. Agora pode pôr mais água filtrada, misturar bem e provar de novo. Vai fazendo assim, até sentir que o molho está no ponto. Você pode bater metade dele no liquidificador para encorpar. Reserve para pôr na carne moída refogada e ficar pronto seu molho à Bolonhesa.

Molho Caseiro já bem encorpado e sem carne.
Amassador/Espremedor de batatas

Modo de Fazer a Carne Moída à Bolonhesa: primeiro refogue a cebola e o alho em pouco azeite (fogo médio a baixo). Ponha a carne moída, misture com o refogado, acrescente sal e ervas e misture de novo. A carne começará a soltar água dela mesma. Você aproveita para usar o amassador de batatas nela para ficar bem miudinha. Veja se está com líquido (sem exageros). Se não tiver, ponha um tiquinho de água filtrada (pouca mesmo, pois aqui virá o molho pronto de tomates. Prove o sal de novo e tampe. Por uns 5 a 10 minutos, em fogo baixo, deixe curtindo no fogo. Agora pode pôr o molho de tomates caseiro e deixar curtindo por uns 20 minutos. Se ficar muito grosso, pode pôr um pouco mais de água filtrada e regular o sal. Desligue e monte sua lasanha. 

Modo de Fazer a Lasanha à Bolonhesa: Divida o material todo em vasilhas de sua preferência. usei uma assadeira antiaderente grande e um vasilhame de alumínio descartável. Ponha uma camada  mais ou menos generosa de molho (pegando mais molho que carne), a massa de lasanha, um pouco do queijo, molho de novo (agora completo, com carne) - mas sem exagerar na quantidade de molho, pois pode não sobrar para o final - é preciso ir regulando. Ponha novamente a massa de lasanha e o molho mais 2 vezes, terminando com molho e depois queijo muçarela ralado fartamente. Foram 4 camadas de molho à bolonhesa (porque comecei com ele), 2 de queijo, pois só usei na 1ª e na última camada) e 3 de macarrão para lasanha. Cubra com papel alumínio (a parte brilhosa virada para baixo). Leve ao forno médio a baixo pré-aquecido por 40 a 50 min, a depender do seu forno. Tire o papel alumínio e deixe mais uns minutinhos somente para dar uma douradinha no queijo e sirva quente! É uma ótima pedida para receber a família no domingão.

Importante: se usar a massa de lasanha daquelas que faz a massa à parte, em água fervente, pode deixar o molho encorpado, pois a lasanha, depois de montada, irá ao forno somente para derreter e dourar o queijo (e aí ela estará quentinha também e no ponto) - isso deve levar somente uns 15 ou 20 min. Se usar a massa que vai ao forno junto do molho e assim cozinhará, sempre levará mais tempo. Respeite as dicas da própria embalagem. No meu caso, ela dizia para ficar esse tempo. Usei o macarrão duro, seco, marca Adria.

Dicas para tirar as peles dos tomates: ponha bastante água para ferver (uns 500ml). Enquanto isso, faça cortes em formato de x na parte de baixo de todos os tomates já higienizado. Ao ferver a água, mergulhe os tomates e deixe por 1 minuto ou tempo suficiente para a pele começar a soltar. Ponha-os imediatamente em vasilha com água fria e uns gelos nela. Nesse caso, como foram muitos tomates, você dividirá essa operação em 3 vezes (10 tomates por vez). Depois é tirar as peles de todos eles (saí bem fácil), partir em 4 para lavar em água filtrada para tirar as sementes e deixá-los escorrendo e depois picar tudo grosseiramente, já que depois serão amassados.

Mais dicas....
...torne sua lasanha mais leve ou 
até vegana ou sem glúten - várias opções

Dica 1: quer fazer de  uma forma mais rápida e mais saudável? Você pode evitar de usar até o azeite no molho. Basta bater os ingredientes no liquidificador com pouquíssima água filtrada e levar para ferver e, aos poucos, poderá ir acertando sal e acrescentando mais água até ficar no ponto para usar na sua lasanha (mais grosso, se for usar com a massa já pronta, ou um pouco - não tanto - mais diluída, para usar com a massa crua na montagem da lasanha.

Dica 2: pode usar massa integral (e talvez demore um pouco mais no forno) ou usar fatias finas de abobrinha ou berinjela. Se seus filhos não gostam delas somente por vê-las, prefira a abobrinha e tire a casca que as crianças não notarão.

Dica 3: para ser uma lasanha vegana, além de ser molho ao sugo, também poderá trocar o queijo por queijo vegetal e usar mesmo os legumes no lugar da massa ou massa sem ovos ou leite ou ainda fazer a sua própria massa ou massa sem ovo e sem glúten.

Dica 3: quer um molho de lasanha mais saudável ainda? Adicione 1 cenoura pequena para cozinhar junto e/ou um pedaço de beterraba. Já fiz isso antes e não dá para notar. Alias, fiz todas as dicas e todas são bem válidas. Veja esta receita de molho ao sugo do Nhoque Zena do Bertolazzi.


BOM APETITE!!!!

____________________________________________


Sobre o feriado de Tiradentes e Brasília....

Bem, sobre Brasília, até que vimos bastante na TV local,
mas os jornais de veiculação nacional na televisão brasileira
quase não mencionaram. E Tiradentes, então?

Uma pena, pois isso é valorizar nossas raízes.
Ouvimos muito hoje sobre a ciclovia que desabou no RJ
(realmente uma tragédia), sobre a morte do cantor Prince,
muito sobre Dilma e Temer, cerejeiras lindas do Japão...

Bem, gente, tirando o estado de MG e as escolas do Brasil,
precisamos resgatar mais matérias sobre os índios (dia 19/abril),
sobre aniversário da morte de Tiradentes
(não estou contando com a bela novela das 23h na Globo, claro),
do níver da bela cidade de Brasília..e por aí vai!

A imprensa tem um dever cívico, até pela mobilização das masas,
de perpetuar a nossa história, de registrar a memória das conquistas do nosso povo e
o que o nosso querido Brasil tem de bom!
Alguns fazem, mas os principais veículos da TV
nacional estão bem esquecidos disso.

Por outro lado, vejamos o que MG fez para comemorar o dia de Tiradentes
e o que Brasília fez para comemorar mais um aniversário!

____________________________________________

Uma ótima sexta-feira!!!

Beijinhos da Sil!!!! :-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato