Nhoque (Gnocchi) MARAVILHOSO do Bertolazzi!!! Não é preciso dizer mais nada!

19:31Silmara Aldrighi

Curta você também esta delícia dos Deuses!

Antes da receita, é preciso dizer que tudo no Zena é maravilhoso!
(Zena significa Gênova em genovês, 0 dialeto local)
Degustamos com um bom vinho.
Não vou dizer que é barato, claro, mas valeu mesmo!

A foto acima é de quando comemos lá, mas compramos
o livro do Bertlolazzi, em Sampa mesmo,
vimos o vídeo dele com o Ana Maria Brogui e aí fizemos em casa.
Ah, tem uma pequena diferença entre o vídeo e a receita do lviro,
mas já fizemos as duas e são muito gostosas.


No dia, fomos em 4 pessoas e cada um provou um prato diferente,
como o Alla Bolognese da foto abaixo.
Mesmo gostando de todos, pra mim e meu esposo,
o Nhoque Zena da foto principal foi de longe o melhor.


Ah, ele apareceu por lá e ficou conversando numa mesa.
Quase que fui lá tirar uma foto, mas o pessoal disse que eu ia pagar mico...
... aí não fui. Mas sou fã dele. O cara é super competente!

 

Adorava ver o programa Hell's Kitchen/Cozinha sob pressão!
Baixe aqui receitas do programa, da edição 1 até a 14!

Agora ele tá no Churrasco na Brasa/Barbecue Brasil (BBQ) também.
Nesse programa para quem adora carne (não é o meu caso, mas vejo mesmo assim,
tem um super especialista que dá dicas bem legais: o Rogério deBetti

Sobre o Bertolazzi... veja aqui!

Ah, esqueci de dizer...
Como entrada, saboramos uma focaccia incrível.
Mais adiante, pus a receita e a foto dela....
.. e, junto com o café, vêm as "Brutti ma buoni"...
...receita ao final também.


VAMOS ENFIM À RECEITA PRINCIPAL?


O NHOQUE...

Ingredientes do nhoque500g de Batata Roxa, 100g de parmesão ralado, 100g de farinha de trigo, sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Ingredientes do fondue200g de stracchino, 50ml de leite, 1 colher de manteiga, sal a gosto.

Modo de Fazer o Nhoque: cozinhe as batatas na água fria. Assim que estive bem cozida, retire e descasque, Em seguida, corte em pedaços grandes e moa. Deixe esfriar. Depois misture com todos os outros ingredientes. Misture, solve a massa, pegue um pedaço da massa e faça uma cobrinha até o ponto desejado e corte em pedaços. Se quiser, passe em volta do garfo. Cozinhe, escorra e use.

Modo de Fazer o Fonduta de Stracchino: misture tudo na panela e esquente a derreter o queijo. Desligue.

Modo de Preparo: cozinhe as batatas com casca (pra água não entrar no legume e você não ter de usar mais farinha) em água salgada e as descasque ainda quente, quando estiverem prontas/macias. Passe por um espremedor de batatas, espere esfriar um pouco e, ainda morno, misture com a farinha sobre uma superfície plana, adicionando o sal.
Pode adicionar agora o ovo. Misture bem em uma bola só. Divida a massa em quantidades menores e abra os cordões de espessura entre 1 e 2 cm. Corte com uma faca os nhoques/gnocchi e passe para um recipiente com farinha, para que não grudem. Deixe repousar e cozinhe em bastante água. Quando os gnocchi subirem estão pronto.

Montagem: coloque os nhoques em um vasilha grande ou em pratos com o meio reservado para pôr o molho de queijo. Ponha o molho de queijo no meio e, por cima dos nhoques, o molho vermelho e sirva imediatamente. Deixe que as pessoas sirvam-se do queijo parmesão ralado na hora. Ah, não use o parmesão de saquinho que não combina nada com este prato super-super gostoso, caseiro e bem elaborado! Ah, pode enfeitar com manjericão também.

OS MOLHOS....

FAÇA UM MOLHO DE QUEIJO

O ORIGINAL

Modo de Fazer o Fonduta de Stracchino: misture, em uma panela, 200g de queijo Stracchino, 50ml de leite, 1 colher (sopa) de manteiga e sal a gosto. Esquente que rapidinho derreterá o queijo. Desligue e ponha no prato. Deixe para fazer este por último. Basta deixar tudo na panela sem ligar nada.

 


Uma opção sem o STRACCHINO

Cubra o fundo de uma panela com azeite. Depois, acrescente 1 pote de requeijão cremoso estilo catupiry e 3/4 da xícara (chá) de leite e misture bem. Deixe essa mistura derreter. Por fim, jogue em torno de uma mão cheia (um punhado) de queijo parmesão ralado na hora, misture bem e deixe no fogo até o molho engrossar. Dizem que este preparo pode ser usado também no molho de fondue.. não sei.

PODE USAR MOLHO BRANCO

Ponha 300ml de leite em uma panela, acrescente uns 50g de muçarela de búfala picada e uns 50g de parmesão ralado na hora. Misture bem até derreter tudo, acrescente 1 colher (sopa) de requeijão, misture com 1 colher (sopa) rasa de creme de arroz dissolvida em bem pouco leite, acerte o sal e ficará pronto para uso.

OUTRA opção de molho branco

Core um pouco de cebola picadinha (a gosto) com manteiga até dar uma amolecida e douradinha. Desligue o fogo e junte a essa cebola refogada uma mistura feita à parte com 3 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (sopa) bem cheias de maisena e sal a gosto. Misture tudo, ligue o fogo médio e vá mexendo até engrossar. Desligue e acrescente o queijo parmesão ralado na hora e 1 colher (sopa) de requeijão.. 


Faça o Molho Vermelho

 


Ingredientes: 1kg de tomates italianos, 1 cenoura grande, 1 cebola, 4 dentes de alho, manteiga e azeite, sal, pimenta, açúcar, orégano e manjericão a gosto.

Modo de Fazer: Pegue os tomates italianos e, com o auxílio de uma faca, faça uma cruz na bundinha deles. Coloque os tomates já cortados e a cenoura descascada para ferver por 10 minutos. Escorra e jogue imediatamente água fria para interromper o cozimento e tire as peles e as sementes. A cruz fará com que a pele do fruto se solte com facilidade! (Não coloque a pele do tomate no molho, hein?). Reserve alguns tomates e bata o restante no liquidificador com um pouco de água. Em uma panela, derreta bastante manteiga com um pouco de azeite. Pegue uma cebola cortada em cubos e refogue. Acrescente 2 colheres de sopa sal e pimenta do reino a gosto. Quando a cebola murchar, junte os dentes de alhos picados (nunca colocar o alho antes, ele pode queimar). E, depois, pique os tomates reservados e acrescente na mistura. Assim que estiver tudo bem refogado, jogue o molho de tomate batido no liquidificador. Não se desespere com o sal. O molho precisa ficar no fogo por, pelo menos, 40 minutos e reduzirá bastante o volume (deixei 1h). A cenoura deve dar conta da acidez, mas caso o contrário, coloque uma pitada de açúcar. Por fim, acerte o sal e coloque o orégano e manjericão.


Mais uma OPÇÃO de molho vermelho do Bertolazzi
Receita do nhoque do vídeo do Ana Mª Brogui com o Bertolazzi

Ingredientes do molho vermelho1kg de tomates maduros, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro, 1l de água quente, 1/4 xícara de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto,



Modo de Fazer o Molho: retire a pele e as sementes do tomate, cozinhe com os outros ingredientes. Em seguida, bata no liquidificador.
  
Montagem do prato: misture o molho com o nhoque, coloque no prato, fazendo um buraco no meio. Coloque a fonduta no buraco. Decore com folhas de manjericão e sirva.


Veja aqui o vídeo novamente.

OBS: bem, para o molho branco, ele usou o queijo Stracchino, mas eu não tinha e fiz diferente. O queijo Stracchino original é feito de vaca da região da Lombardia, Itália, contém 50% de gordura. Seu sabor é adocicado e delicado, um pouco mais ácido do que o do Cream cheese.  Não apresenta casca e tem um aspecto ligeiramente abaulado e um toque muito macio. Sua maturação é muito rápida, mesmo no interior da embalagem, em menos de uma semana já se pode notar um amolecimento considerável da massa, permitindo até ser espalhado sobre uma torrada. O nome vem do dialeto Lombardo, "stracche", stanche em italiano, que quer dizer "cansadas". Pois o queijo é produzido justamente quando as vacas voltavam dos "alpes" onde passaram o verão, fugindo do calor.. e assim, cansadas, com baixa produção de leite. Pode substituir o requeijão. No caso do restaurante Zenacomo não se encontra o stracchino italiano por aqui, eles pediram que um fornecedor da Serra das Antas desenvolvesse uma versão nacional do queijo especialmente para o Zena Café. 




Veja esta receita do Bertolazzi de


Outra delícia culinária com queijo Stracchino:
FOCACCIA CAPRESE
 


Saboreie ainda a
FOCACCIA DE NUTELLA do Bertolazzi




e a BRUTTI MA BUONI para acompanhar o café.


Uma ótima semana pra todos nós!!!


Beijinhos da Sil!!! :-)





Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato