Bolo de Banana com Maçã: é mais funcional, gostoso e de liquidificador!

20:09Silmara Aldrighi






 

 

 

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite e outra de óleo (usei faltando 1 dedo grosso para encher – metade da xícara usei óleo normal e completei com óleo de coco), 1 xícara de açúcar demerara, 3 ovos (sem pele), 2 bananas médias (para bater no liquidificador) + 1 banana média (para picar e soltar pela massa do bolo) + 1 banana grande (para fatiar por cima do bolo), 1 maçã média ou pequena sem casca (opcional), 1 colher (sopa) de cacau ou achocolatado em pó (opcional), 1 xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de farinha de arroz, 1 xícara (chá) de amido de milho (“maizena”), 1 colher (sopa) rasa de farinha de linhaça e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Para espalhar por cima das bananas que ficam em cima do bolo, reserve uma mistura de açúcar e canela em pó a gosto (pode ser 1 colher de sopa de cada). Para untar a forma a forma de buraco no meio, use margarina/manteiga e farinha de trigo.

Modo de Fazer: bata, no liquidificador, os ovos, as 2 bananas, o óleo, o leite, o açúcar, o achocolatado/cacau em pó, a linhaça e a maçã sem casca. À parte, peneire as farinhas de trigo e arroz e o amido de milho e vá acrescentando a mistura do liquidificador aos poucos. Acrescente 1 banana cortada em quadradinhos (passe-a antes pela farinha de trigo, somente para que grude um pouco de farinha nela e as bananas não se depositem todas no fundo do bolo) e misture bem. Acrescente agora o fermento em pó e misture delicadamente. Por cima, ponha fatias ou rodelas de 1 banana e polvilhe açúcar e canela. Ponha na forma untada e enfarinha e leve ao forno médio pré-aquecido.
Dica: se quiser incrementar mais, pode usar castanhas picadas OU pedaços de goiabada OU usar a maçã em quadradinhos soltos na massa do bolo (ao invés de bater no liquidificador), como fez com 1 banana.

IMPORTANTE! Se quiser um bolo mais fofinho, faça assim...

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite e outra de óleo, 1 xícara de açúcar, 3 ovos (sem pele), 1 bananas médias (para bater no liquidificador) + 1 banana média (para picar e soltar pela massa do bolo) + 1 banana grande (para fatiar por cima do bolo), 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de amido de milho (“maizena”), 1 colher (sopa) de fermento em pó. Para espalhar por cima das bananas que ficam em cima do bolo, reserve uma mistura de açúcar e canela em pó a gosto (pode ser 1 colher de sopa de cada). Para untar a forma a forma de buraco no meio, use margarina/manteiga e farinha de trigo.

Modo de Fazer: bata, no liquidificador, os ovos, 1 banana, o óleo, o leite e o açúcar. À parte, peneire as farinhas de trigo e o amido de milho e vá acrescentando a mistura do liquidificador aos poucos. Acrescente 1 banana cortada em quadradinhos (passe-a antes pela farinha de trigo, somente para que grude um pouco de farinha nela e as bananas não se depositem todas no fundo do bolo) e misture bem. Acrescente agora o fermento em pó e misture delicadamente. Por cima, ponha fatias ou rodelas de 1 banana e polvilhe açúcar e canela. Ponha na forma untada e enfarinha e leve ao forno médio pré-aquecido.
 

Beijinhos da Sil !!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato